Como fazer a limpeza de pele oleosa corretamente para deixá-la sequinha!

mulher cuidando do ph da pele
Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem pele oleosa sabe o sofrimento que é no dia a dia. Lavar o rosto e depois de pouco tempo estar com a testa brilhante, ter inúmeros cravos e espinhas, gastar quilos de pó compacto… Mas, calma! Hoje você vai mudar essa situação por meio do nosso passo a passo para limpeza de pele oleosa

Esse “óleo”, na verdade, vem das glândulas sebáceas. São elas que produzem sebo em excesso, causando todas essas complicações diárias. Lavar o rosto e aplicar as outras etapas da rotina de skincare é o que garante uma pele bem hidratada, sequinha e livre de impurezas e poros entupidos. 

Quer descobrir como limpar a pele oleosa corretamente? Então, continue a leitura e confira todas as nossas dicas simples e práticas!

A importância da limpeza de pele oleosa

A limpeza é um dos passos mais importantes para quem tem pele oleosa. É ela que remove todas as impurezas, permitindo que o rosto consiga absorver os ativos dos produtos de tratamento e hidratação. Assim, é possível controlar a produção sebácea e diminuir o brilho excessivo, dentre outros problemas. 

Quando há muito sebo (o famigerado óleo), os poros podem ficar entupidos, e, assim, não deixam a pele “respirar”. Com isso, eles vão se acumulando (causando cravos) e/ou inflamando (gerando as espinhas).

Para tentar solucionar o caso, o corpo passa a dilatar os poros. Mas, se não houver uma limpeza correta, o excesso de brilho e acne tendem a aumentar. 

Por isso, uma rotina de skincare que inclua o processo de limpar a pele oleosa corretamente ajuda o rosto a não ter aquele aspecto de laranja, passando a ficar mais lisinha

Mas, para conquistar a cútis dos seus sonhos, existe todo um passo a passo e cuidados diários para se ter. Veja no próximo tópico como fazer a limpeza da pele oleosa!

Passo a passo de como limpar a pele oleosa

Antes de começar com as etapas, é preciso se atentar aos ingredientes dos dermocosméticos que você vai escolher para sua rotina de skincare. Não, você não pode usar o sabonete de corpo para lavar o rosto. 

Esse tipo de produto é muito agressivo e não reflete a delicadeza necessária para essa área. Além de terem um pH alto, podem retirar em excesso a barreira de proteção natural da pele — causando o temido efeito rebote.

Por isso, opte por usar um sabonete específico para o rosto e, de preferência, aqueles que são mais suaves, sem parabenos, sulfatos e petrolatos — para não agredirem a pele. Um bom exemplo é procurar por ativos como o ácido salicílico, que regula a oleosidade muito bem e deixa a ajuda a uniformizar a pele.

No passo a passo abaixo damos dicas do que passar na pele oleosa e quais produtos usar. Confira! 

De manhã

O dia só começa de verdade depois que se lava o rosto. Um gel de limpeza para pele oleosa vai remover todo o sebo produzido durante a noite e retirar o resquício dos produtos passados antes de dormir. 

Lembre-se de fazer movimentos circulares durante um minuto, para que a pele tenha tempo de absorver todos os ativos presentes no produto. Seque dando batidinhas, para não causar muito atrito que lesione o rosto. 

Depois de lavar, você ainda precisa seguir os passos de:

  1. Tonificação — para regular o pH após a limpeza;
  2. Tratamento —  para diminuir o excesso de brilho e poros dilatados;
  3. Hidratação + proteção solar — para manter a pele protegida dos raios UV.

Prefira comprar ao menos o tônico da mesma linha do seu sabonete. As marcas, como a Agradal, utilizam os mesmos componentes nesses produtos, para que o impacto dos ativos tenha um resultado mais eficaz. 

Feito esses passos, volte a fazer a limpeza da pele apenas à noite. Limpar mais de duas vezes por dia vai tirar todos os produtos que você passou e ainda pode provocar um efeito rebote. Ou seja, ao invés de diminuir a oleosidade, suas glândulas sebáceas vão produzir ainda mais sebo. 

À noite

É à noite que o tratamento para pele oleosa se intensifica. Isso porque, depois de fazer o passo da limpeza facial, você deve retirar todo e qualquer vestígio de maquiagem e poluição acumulada no rosto. 

Portanto, as etapas da limpeza de pele oleosa à noite, são:

  1. Retire a make — use demaquilantes ou água micelar para eliminar as moléculas da maquiagem;
  2. Faça a limpeza — pode ser com o mesmo sabonete utilizado pela manhã;
  3. Passe o tônico — é ele que vai regular o pH e preparar a pele para a próxima etapa;
  4. Aplique o tratamento — seja o sérum ou ácido de sua escolha; 
  5. Finalize com um hidratante sem proteção solar — passe em todo o rosto, e não se esqueça do pescoço também. 

Importante! Se você tem costume de lavar o rosto durante o banho quente, deixe isso para trás. A água precisa ser gelada ou morna para não ressecar muito a pele e evitar sensibilidade. 

Com essa rotina de skincare, ligada à prática de atividade física e da ingestão de alimentos bons para pele, você vai sim conquistar sua cútis dos sonhos! 

Que tal fazer uma limpeza dupla?

A limpeza dupla nada mais é do que retirar o “grosso” antes de partir para a limpeza. É por isso que, na etapa da noite, a primeira coisa a se fazer é retirar a make. 

Muita gente faz isso na hora de lavar o rosto, mas isso não é o mais recomendado. A maquiagem costuma ter ingredientes espessos — e muitas vezes à prova d’água. Fazer a remoção com um produto adequado garante que não vai ter mais nada de maquiagem quando você chegar na etapa de tonificar ou tratar. 

Isso também se aplica aos hidratantes mais densos. Nem sempre eles saem 100% na limpeza. Usar uma água micelar ajuda a manter o sucesso da sua rotina de cuidados. 

Lembrete: o lencinho umedecido deve ser evitado! Mesmo que ele tenha sido feito para o rosto, o atrito pode irritar e sensibilizar a pele, causando até mesmo lesões. Além disso, eles podem conter álcool e surfactantes que prejudicam a saúde da pele — sem contar que geram mais lixo, o que não é legal para o meio ambiente. 

Dicas extras para quando for lavar o rosto

Agora que você já sabe como limpar a pele oleosa, veja mais algumas dicas para implementar na sua rotina de skincare e domar de vez suas glândulas sebáceas!

Use o vapor ao seu favor

Lembra quando falamos sobre não lavar o rosto com água quente? Você pode aproveitar o vapor gerado durante o banho para melhorar ainda mais seu processo de limpeza. 

O vapor da água quente ajuda a amolecer o sebo e as impurezas que obstruem os poros, facilitando sua remoção. 

Você também pode fazer isso com vaporizadores, saunas úmidas ou fervendo meio litro de água. Só cuidado para não deixar o rosto muito quente a ponto de causar irritação, vermelhidão ou queimaduras. 

Não se esqueça da esfoliação

Percebeu como não incluímos o esfoliante em nenhuma etapa da rotina matinal ou noturna? A verdade é que a esfoliação deve ser feita apenas três vezes por semana, e não diariamente. 

Mas, não se engane, esse processo é importantíssimo para o tratamento da pele oleosa. É o esfoliante que vai retirar todas as células mortas que estão acumuladas no rosto, promovendo a renovação celular.

Passe ele antes do tônico, e faça movimentos circulares em todo o rosto (menos na área dos olhos). Priorize a “zona T”, ou seja, testa, queixo e nariz, pois é ali que o sebo normalmente se concentra. 

Por fim, lembre-se que em produtos como o Esfoliante Facial Bio Control Agradal, ele também é um sabonete. Então, quando for utilizá-lo, nada de lavar duas vezes, ok?

A dica de secar suavemente com a toalha se aplica aqui também,viu?! Não saia arrastando ela pelo rosto. Dê leves batidinhas e seja gentil. Sua pele estará desprotegida e você deve cuidar para não machucá-la. 

Encontrou todas as infos que procurava para renovar seu rosto e sua autoestima? No nosso blog, você encontra diversas dicas para aplicar na sua rotina e melhorar seu bem-estar e qualidade de vida. Acesse e confira outros conteúdos interessantes como este!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.