3 práticas para uniformizar o tom da pele

Tempo de leitura: 5 minutos

Entre os objetivos de montar uma rotina de skincare está o desejo de uniformizar o tom de pele. As manchas e descolorações causadas pelo sol, acne e outros fatores podem influenciar na autoestima de todo mundo, não é mesmo?

E, por mais que a maquiagem possa dar aquela ajudinha, não é nada saudável exagerar na base ou no corretivo para esconder aquela mancha que insiste em aparecer. 

Mas, afinal, como melhorar a aparência da pele? Para responder essa pergunta, preparamos este conteúdo. Continue lendo e confira dicas de como cuidar do seu rosto e entenda como uniformizar a pele. Boa leitura! 

O que é uniformizar o tom da pele?

Uniformizar a pele é deixar o tom e a textura equilibrados, possibilitando uma aparência sem alterações expressivas. Contudo, vale ressaltar que nenhuma pele é totalmente lisa, pois cada uma tem a sua textura natural — como os poros e os pelinhos, que são considerados normais.

As alterações que interferem no tom estão associadas às cicatrizes e espinhas. Estamos falando daquelas que criam um certo relevo na superfície facial. Desse modo, não existe um remédio “mágico” capaz de uniformizar a pele 100% e sim, cuidados que podem ser tomados. 

Identificando as causas da descoloração da pele

Existem diversos motivos que causam a descoloração da pele, entre eles podemos citar:

  • Exposição a radiação solar sem proteção, que acelera o surgimento de manchas devido ao contato com o sol e intensifica as marcas já existentes;
  • Cicatrizes de acne, cravos e espinhas;
  • Manchas ocasionadas pela idade: a ausência de cuidados também pode causar envelhecimento precoce da pele.

Outros fatores como desequilíbrios hormonais, melasma, doenças de pele pigmentadas e vasculares também afetam a uniformidade do tom. As duas últimas são conhecidas como vascularização e desajustes de melanina

A vascularização é ocasionada por condições como a rosácea, inflamações e outras irritações que deixam a pele avermelhada. Já a melanina está relacionada com a hiperpigmentação (excesso) e a hipopigmentação (melanina).

Como uniformizar a cor da pele?

O primeiro passo para uniformizar o tom da pele é criar uma rotina de cuidados utilizando produtos adequados, sem esquecer da proteção solar. Confira, na sequência, dicas importantes:

1. Tenha uma rotina de cuidados

Se o seu objetivo é melhorar a textura e o tom da sua pele, a primeira etapa é adotar uma rotina de skincare eficaz, seguindo o passo a passo correto. 

Para começar, faça uma limpeza facial adequada, pois a higienização é uma peça fundamental para cuidar da pele. Lavar o rosto ajuda a eliminar o excesso de oleosidade e a poluição do dia a dia. Inclua também entre as etapas a esfoliação regular pelo menos uma vez por semana.

Após o enxágue e a retirada completa dos produtos, chegou o momento de tonificar a pele e tratá-la. Certifique-se de utilizar produtos específicos para uniformizar o tom.

Por fim, hidrate o rosto com um creme próprio para seu tipo de pele (oleosa, mista, equilibrada ou seca). Finalize com a proteção solar. 

2. Utilize ingredientes e produtos adequados

Como mencionamos, para alcançar um bom resultado nos cuidados com a sua pele é necessário utilizar os produtos certos. Se tratando de uniformizar o tom da pele do rosto, os melhores ingredientes são a Vitamina C e a Niacinamida.

A Vitamina C é benéfica por estimular a produção de colágeno, responsável pela saúde e elasticidade da pele. Além disso, possui ação antioxidante e auxilia no processo de clareamento, diminuindo manchas escuras e a hiperpigmentação.

Ainda que não substitua o uso de proteção solar, a Vitamina C fornece uma camada extra de proteção contra a radiação ultravioleta. Ela ajuda a reduzir os danos causados pela exposição, como o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce.

Já a Niacinamida, conhecida também como Vitamina B3, age em combate a acne devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ela é uma excelente aliada para melhorar a textura da pele, reduzir a oleosidade e os poros dilatados.

Portanto, na hora de montar sua rotina de cuidados considere produtos que possuam esses ativos, como a linha Natural C da Agradal. O kit conta com dois produtos indispensáveis ao seu dia a dia:

Ambos possuem em sua composição Vitamina C Nanoencapsulada, Niacinamida e Extrato de Acerola — que contém 100x mais Vitamina C que a laranja.

3. Não se esqueça de sempre usar proteção solar

Outro item fundamental que deve compor sua skincare é a proteção solar.  Isso porque a  exposição ao sol em excesso excessivo e sem proteção pode causar danos à pele — como queimaduras, manchas escuras e envelhecimento precoce.

E como prevenir a descoloração da pele causada pelo sol? Separamos algumas dicas para você, acompanhe:

  • Utilize a proteção solar adequada para seu tipo de pele, o FPS mínimo indicado é 30;
  • Evite a exposição solar direta entre às 10h e às 16h, esse é o período que os raios solares estão mais fortes;
  • Use óculos de sol, eles auxiliam na proteção dos olhos e da área ao redor;
  • Evite o bronzeamento artificial, pois essa técnica também pode contribuir para a descoloração da pele;
  • Mantenha sempre o corpo hidratado.

O uso combinado da Vitamina C e da proteção solar permite que você obtenha benefícios significativos para a saúde e a aparência da sua pele. Portanto, não deixe que tomar os cuidados certos para uniformizar o tom da pele. Gostou do nosso conteúdo, acesse nosso blog e acompanhe mais dicas para cuidados com a sua pele!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.