Tratamento de olheiras: Como uma rotina de skincare pode ajudar.

Tratamento para olheiras: o que é e como diminuir?
Tempo de leitura: 7 minutos

Você já teve aquelas manhãs em que, ao se olhar no espelho, uma mancha escura abaixo dos olhos faz parecer que não dormiu nada? Acredite, muitas pessoas enfrentam o mesmo! Entretanto, um tratamento para olheiras pode ajudar a suavizar essa aparência.

A verdade é que muitas vezes as olheiras não são apenas um sinal de cansaço. Desde genética até estresse, existem diversos fatores que levam ao surgimento dessas marcas. 

Mas não se preocupe! Descobrir o que é bom para as olheiras é só o primeiro passo nesse caminho. Vem entender melhor o que são as marcas escuras abaixo dos olhos e como elas podem ser tratadas e minimizadas.

Boa leitura!

O que causa as olheiras?

As olheiras podem ser causadas por uma variedade de fatores, e muitas vezes é uma combinação de diferentes elementos. Portanto, não existe uma resposta certa e sim várias condições, veja alguns exemplos de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

  • Genética: as manchas escuras aparecem pela hiperpigmentação na região dos olhos, que pode ser causada por excesso de melanina ou vasos sanguíneos.
  • Envelhecimento: com o passar do tempo, a pele da região fica mais fina, revelando os vasos sanguíneos;
  • Exposição ao sol: ficar muito tempo exposto aos raios solares provoca o aumento de melanina, escurecendo a área dos olhos;
  • Acúmulo de gordura: o sebo que tinha como objetivo proteger a pele pode ser tornar uma mancha escura devido à flacidez da pálpebra;
  • Falta de sono e cansaço: noites mal dormidas ou falta de sono podem causar dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, resultando em olheiras.

Conhecer as causas para o surgimento de olheiras é o primeiro passo para entender como tratá-las. Devido à variação de motivos, é importante considerar uma abordagem personalizada para obter melhores resultados.

Então, quais são os tipos de olheiras? 

É isso mesmo! A SBD determina que não existe apenas um tipo de olheira, mas vários. Você vai conhecer eles agora mesmo:

Olheira pigmentar

Como o nome já sugere, ela é desencadeada pelo excesso de melanina — pigmento que dá cor à pele —, manifestando uma coloração marrom.

Olheira vascular

A mais conhecida e muitas vezes associada com a fadiga. Ela é ocasionada pelo acúmulo de vasos sanguíneos ou a obstrução dos mesmos. 

Noites mal dormidas ou cansaço podem impactar a circulação sanguínea, tornando-se mais visível devido à delicadeza da pele ao redor dos olhos.

Olheira estrutural

Esse tipo não tem nada a ver com vasos sanguíneos, melanina ou DNA. Ela surge devido à estrutura do rosto. Pessoas que têm os olhos mais fundos, projetam uma sombra, escurecendo a região.

Olheira mista

Esse é o tipo mais comum, mesmo que não seja o mais conhecido. Ela acontece quando dois ou mais tipos estão presentes. 

Por exemplo: a pessoa tem os olhos fundos e acúmulo de melanina.

Tratamento para olheiras: monte sua rotina de skincare correta

Agora que já explicamos quais são os tipos e os fatores causadores das olheiras, é hora de falarmos do que mais interessa: como tratá-las. 

É isso mesmo, você pode cuidar da região dos olhos para que as manchas escuras não afetem seu sono e autoestima. Vem com a gente!

Limpeza

Se falamos de rotina de skincare, devemos começar por uma boa limpeza do rosto. E o mesmo se aplica no caso das olheiras. Portanto, o primeiro passo é usar um produto que retire as impurezas da pele.

Aqui na Agradal indicamos o Sabonete Facial Hydra Care que, além de limpar, controla a oleosidade e conta com ativos clareadores. Mas atenção ao higienizar a área dos olhos, pois, por ser uma região com uma pele muito fina, você deve realizar movimentos gentis para não agredir ou ressecar em excesso.

Tonificação

A segunda etapa da rotina de skincare é a tonificação. Aqui, o objetivo é reforçar a limpeza, equilibrar o pH da pele e prepará-la para as próximas etapas. 

Para os casos das olheiras, essa etapa auxilia no tratamento, pois faz com que os produtos seguintes tenham uma absorção melhor.

Nossa indicação para esse passo é o Tônico Hidratante Hydra Care, que promove uma limpeza suave e hidratante no rosto.

Hidratação com proteção solar

Acha que é só isso? De forma alguma! A hidratação na região dos olhos é essencial para o cuidado com as olheiras! Sua rotina de skincare deve incluir essa etapa nas versões diurnas e noturnas.

Para os dias, o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Natural C, que ajuda na proteção UVA/UVB, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas.

Um produto poderoso pode manter a região equilibrada e bem tratada durante a noite é o Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care, que traz uma sensação de frescor e acalma a pele. 

Ou seja, ideal para combater a olheira que surge devido ao excesso de vasos sanguíneos. Com seis ações em um único item, ele hidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza a pele.

Alimentação e rotina de sono também!

Ok, não estamos falando de um produto específico, mas o tratamento de olheiras também passa por uma boa alimentação e uma rotina de sono regular.

Afinal de contas, a saúde da pele do rosto está diretamente ligada à saúde de todo o seu corpinho. Por dentro e por fora! Cuide de si e sua pele vai refletir todo esse autocuidado e amor-próprio.

Leia também: O cardápio da saúde: Conheça 6 alimentos bons para a pele

O que não fazer e não usar na região dos olhos

E como a gente sabe que você está em busca de mais detalhes sobre como tratar as olheiras, também vamos te alertar sobre algumas escolhas que podem acabar dando errado. 

  • Evite esfregar a região, pois a pele é muito fina e sensível;
  • Evite soluções adstringentes, pois podem ressecar e enrugar a área;
  • Não aplique ativos de tratamento de acne na região dos olhos;
  • Fuja da exposição solar sem proteção, para não ter acúmulo de melanina no local;
  • Não deixe a maquiagem no rosto, pois ela pode “fechar” a pele e prejudicar a circulação de oxigênio;

Agora, você está com a faca e o queijo nas mãos! Já sabe o que pode fazer e o que não pode. Pronta para o tratamento olheiras que seu rostinho merece?

Conclusão + FAQs

As olheiras, temidas por muitas, podem ser causadas por diferentes fatores, como genética, acúmulo de melanina, problema de circulação sanguínea na região e excesso de gordura. 

Mas ela não é o fim do mundo! Com limpeza, uso de ativos clareadores e uma rotina equilibrada, é possível reduzir a presença de olheiras e deixar a região dos olhos ainda mais linda!

Na busca por uma pele sem olheiras, é importante contar com uma linha de produtos que não só hidrate e proteja, mas também ofereça um efeito clareador. É o caso da linha Hydra Care da Agradal.

Com o Kit Pepino + Clareador Hydra Care, todas as etapas da rotina estão garantidas. Desde a limpeza até a hidratação, incluindo o Creme Clareador Facial Hydra Care, que vai virar seu queridinho!

@agradal

Uma linha versátil e muito amada: HYDRA CARE 💙 Indicada para todos os tipos de pele, ela ajuda a manter a pele do rosto hidratada, fortalecida e com aparência mais jovem! #skincare

♬ som original – Agradal Skincare

Ficou com alguma dúvida? Então confira nossas perguntas frequentes:

A dieta influencia no aparecimento de olheiras?

Sim! Como as olheiras podem ser impactadas pela gordura, por exemplo, manter uma dieta equilibrada pode também impactar no surgimento das olheiras.

Se estiver em dúvida, não deixe de procurar um especialista para te acompanhar e direcionar sobre a alimentação que você deve seguir.

Alergias podem causar olheiras?

Sim. Além de tornar o local mais inchado, pode causar coceira, o que vai afetar a circulação sanguínea e piorar as olheiras. Portanto, caso reconheça alguma alergia na região, procure um médico ou médica!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.