Quem tem cabelos cacheados ou crespos, certamente já ouviu sobre low-poo, um tipo de shampoo mais suave e que não possui sulfatos em sua fórmula. Esse composto é o responsável pela espuma que surge durante a limpeza, por isso os produtos livres não têm essa característica.
Além disso, por se tratar de uma solução barata, ele é amplamente utilizado em produtos de higiene pessoal e de limpeza — detergentes, sabão em pó etc.
No entanto, a verdade é que o sulfato pode ser considerado um vilão, pois prejudica o meio ambiente e causa irritação na pele.
Sabendo desse fato, talvez você esteja se perguntando sobre os produtos alternativos, como equilibrar o cuidado com sua pele e a necessidade de mantê-la limpa. Pensando em responder as principais dúvidas sobre os sulfatos, preparamos este artigo.
Quer desvendar os mistérios que rondam esse composto? Leia o conteúdo até o final e descubra como manter a higiene pessoal sem agredir sua pele!
Boa leitura!
O que são sulfatos?
Os sulfatos são compostos derivados do ácido sulfúrico e incorporados na indústria de cuidados pessoais há décadas. Para você entender melhor, eles são responsáveis pela limpeza que, consequentemente, gera a espuma que todos estão acostumados.
Para melhor entendimento vamos considerar o sabonete como um “caçador de sujeira” atraído pela água. Ao mesmo tempo, ele deseja eliminar a gordura e a sujeira presentes em sua pele.
Os sulfatos presentes no sabonete se dividem em duas partes: uma que gosta de água e a outra que evita. Quando elas se encontram criam as “micelas”, pequenas bolinhas de sabão que capturam sujeira e gordura.
O contato com a água faz com que essas bolinhas explodam, proporcionando a limpeza. A espuma, na verdade, é apenas uma mistura de ar, sabão e água e não a responsável por deixar a pele limpa.
Os dois sulfatos mais comuns de se encontrar em cosméticos são:
- Lauril Sulfato de Sódio (SLS);
- Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLES).
Apesar de apresentarem eficácia na remoção de resíduos, oleosidade e impurezas da pele, é preciso ter atenção. Conforme alertamos no início, apesar da mágica proporcionada pela espuma, os sulfatos podem ser perigosos para a saúde e o meio ambiente.
Falaremos sobre isso no próximo tópico, acompanhe!
Por que esses ingredientes podem ser perigosos?
As pessoas tendem a acreditar que quanto mais espuma, mais limpeza o produto oferece para sua pele. No entanto, essa é uma percepção enganosa, pois os sulfatos não são tão eficazes quanto parecem.
Assim como os parabeno e os petrolatos, os sulfatos podem ser considerados ingredientes prejudiciais à saúde. Veja, abaixo, algumas reações causadas pelo uso excessivo desse composto:
Irritação e ressecamento
O uso contínuo de produtos com sulfato pode ocasionar quadros de irritação e até mesmo alergias em quem tem a pele sensível. Outro ponto de atenção envolve a capacidade dos sulfatos de retirar os óleos naturais, causando ressecamento e perda de hidratação.
Microbioma
O microbioma da pele é composto por fungos, bactérias e vírus. Ou seja, esses microorganismos do bem ajudam a proteger o organismo de doenças.
Porém, o uso de cosméticos com sulfatos atinge diretamente esse microbioma, deixando a cútis mais sensível, irritada e suscetível a outros problemas.
Meio ambiente
Como dito, os sulfatos também são prejudiciais para o meio ambiente. Isso ocorre devido aos resíduos que chegam ao mar e são altamente tóxicos para os animais marinhos, e, portanto, prejudicam o ecossistema.
Outro fator que prejudica o meio ambiente são os microplásticos presentes nos cosméticos. Você pode ler sobre o assunto em outro artigo publicado em nosso blog, clique aqui!
Como os sulfatos podem estar descritos nos cosméticos?
Além das versões SLS e SLES existem outras nomenclaturas que se referem aos sulfatos na composição de cosméticos. Geralmente, eles estão descritos com as terminologias farmacêuticas, passando despercebidos aos olhos da maioria.
E, depois que você já entendeu sobre os perigos para a pele e o meio ambiente, ficar de olho nos ingredientes é um bom caminho.
Abaixo, listamos outros nomes que correspondem a presença de sulfatos, confira:
- Ammonium lauryl sulfate ou Lauril Sulfato de Amônio;
- Magnesium sulfate ou Sulfato de magnésio;
- Monododecyl ester sodium salt sulfuric acid ou Monododecil éster sal de sódio ácido sulfúrico;
- Sodium salt ou sal de sódio;
- Sulfuric acid ou Ácido sulfúrico;
- TEA-lauryl sulfate magnesium laureth sulfate ou TEA-lauril sulfato de magnésio lauril sulfato.
Escolha cosméticos livres de sulfatos
Ah, mas como eu encontro produtos livres de sulfatos para cuidar da minha cútis de forma saudável?
Os produtos da Agradal são uma excelente opção para incluir na sua rotina de skincare. Todos os itens desenvolvidos tem o propósito de cuidar da sua pele sem agredir ou ressecá-la.
Em nossos sabonetes faciais, por exemplo, você encontra ingredientes como: Niacinamida, Ácido Salicílico, Ácido Hialurônico, entre outros.
@agradal Seu sabonete facial não deve fazer espuma! Conheça os sabonetes Agradal, sem sulfatos, ideais para o seu tipo de pele e não agridem o meio ambiente 💚
♬ som original – Agradal Skincare
Como nossos cosméticos não possuem sulfato, também não produzem muita espuma, mas trazem uma higienização perfeita que desobstrui os poros e proporciona um rosto livre de impurezas, enquanto protege a barreira de proteção natural da pele.
Além disso, são cosméticos livres de parabenos e petrolatos, 100% veganos e não testados em animais. Nossas fórmulas contêm ativos naturais e são enriquecidas com vitaminas que contribuem para uma pele mais saudável e equilibrada.
Observe as vantagens de utilizar produtos Agradal:
- Ativos com ação clareadora, que reduzem manchas e combatem a oleosidade excessiva;
- Produtos com ação antisséptica, que melhoram o aspecto da acne, aceleram o processo de cicatrização e melhoram a aparência;
- Cosméticos para todos os tipos de peles.
Deixe sua rotina diária de autocuidado e amor-próprio ainda mais saudável com Agradal!