SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

OS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações
Tempo de leitura: 9 minutos

Um dos maiores desafios que surgem em relação aos cuidados com a pele é ter que lidar com a espinha interna. Esse tipo de acne causa incômodo, dor e a necessidade de buscar soluções rápidas.

Contudo, você não pode ceder ao desejo de espremer até que ela desapareça. Seu esforço para eliminá-la pode tornar a situação ainda pior, inclusive aumentando as dores.

Aprender sobre as causas do problema e como tratá-lo é o caminho mais seguro para ter uma pele saudável, bonita e livre das espinhas. 

Quer se livrar desse incômodo de uma vez por todas? Basta continuar a leitura do artigo que vamos ensinar algumas dicas valiosas para combater as espinhas internas. Além disso, também falaremos sobre a diferença entre espinha interna e acne.

Boa leitura!

Espinha interna ou acne: quais as diferenças?

A espinha interna é apenas um dos tipos de acne existentes. A acne é classificada em 5 categorias que se distinguem devido à gravidade das lesões, confira:

  • Acne comedogênica: é o tipo mais comum e não costuma inflamar. Sabe aqueles cravinhos comuns no rosto? Então, eles fazem parte dessa classificação. Elas são consideradas do tipo I, ou seja, as mais simples em questão de tratamentos;
  • Acne pápulo-pustulosa: nesse caso, a inflamação já existe na pele e provoca a vermelhidão conhecida nos cravos e espinhas. É comum o surgimento de pus e dor no local, o que desencadeia em uma vontade absurda de espremer, mas você precisa resistir;
  • Acne nódulo-cística: esse é o tipo associado às espinhas internas. Elas lembram muito nódulos inflamados e são muito doloridas. A diferença para as “normais” está na localização, embaixo da pele, e na ausência de aberturas. Ou seja, não há visibilidade do pus;
  • Acne conglobata: a acne conglobata recebe esse nome porque surgem grupos de espinhas internas. A inflamação desses nódulos ou cistos também ocorre por baixo na pele e costuma ser dolorosa;
  • Acne fulminans: as lesões desse tipo são bem sérias, as pessoas costumam ter febre e fraqueza muscular. Em alguns casos é necessário intervenção cirúrgica. 

Apresentados os tipos de acne existentes, é possível concluir que a espinha interna, apesar de incômoda, não é complicada. Com o tratamento certo ela pode ser banida quase que por completo da sua vida!

O que fazer para evitar a espinha interna?

Quando se pensa em buscar um tratamento para acne, o primeiro pensamento é em relação aos gastos. Na sequência, as pessoas visualizam um monte de produtos e tempo dedicado aos cuidados.

Porém, engana-se quem vai por esse caminho. Existem diversas opções práticas e baratas para adotar na sua rotina que garantem uma pele saudável e livre de espinhas

O segredo é apostar em dermocosméticos eficazes e compatíveis com seu tipo de pele. Ou seja, seguir um passo a passo para skincare que inclui: limpeza, tonificação, tratamento, hidratação, proteção e complementares.

Entenda, abaixo, um pouco sobre cada etapa:

Limpeza

Um dos pontos que mais influencia no surgimento das espinhas internas é o acúmulo de oleosidade na pele. Esse excesso de óleo ocorre por conta da obstrução dos poros que beneficia a proliferação bacteriana.

A limpeza trata-se do primeiro passo que deve ser adotado em sua rotina. É necessário lavar o rosto de manhã e à noite com um sabonete específico para pele oleosa, pois ele é formulado para controlar a produção de sebo e minimizar o entupimento dos poros.

A Agradal desenvolveu o Sabonete Gel Facial Bio Control, um produto que ajudará você a combater a oleosidade. 

Sua fórmula em gel limpa profundamente e ainda melhora a textura da pele, devido aos seus ativos naturais — Ácido Salicílico, Niacinamida e Melaleuca. 

Leia também: Gel de limpeza para pele oleosa: o segredo para uma pele equilibrada e livre de oleosidade

Tonificação

A aplicação de um tônico facial é tão importante quanto a limpeza do seu rosto. Esse dermocosmético vai ajudar no equilíbrio do pH da pele enquanto.

Nessa etapa você pode contar com o Tônico Adstringente Bio Control Agradal. Com fórmula 100% livre de álcool etílico, ele age combatendo as imperfeições e preparando seu rosto para receber os próximos cuidados.

Tratamento

Em situações que as espinhas internas aparecem com frequência, o indicado é consultar um profissional especializado. Somente ele poderá informar qual o melhor tratamento anti-acne.

Fora isso, existem algumas dicas que não devem ser ignoradas:

  • Não esprema a espinha em hipótese alguma, além de inflamar a região, esse ato pode deixar manchas na sua pele;
  • Evite ficar tocando na acne, as mãos podem carregar resíduos e bactérias que contribuem para o aumento da oleosidade e inflamações;
  • Não fure o nódulo com uma agulha na esperança de que o pus sairá, a ação causará um corte e ainda deixará a porta aberta para a entrada de bactérias.

Outra dica que vai te ajudar no dia a dia é o Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control*. Esse dermocosmético possui um concentrado rico em ingredientes que combatem o brilho excessivo, poros dilatados e que, consequentemente, evitam cravos e espinhas.

O sérum é composto por Ácido Salicílico, Niacinamida, Melaleuca, Aloe Vera, Hamamélis e Sílica. Estes são ativos que agem diretamente nos cuidados com a pele, deixando-a muito mais bonita e saudável. 

Hidratação e proteção

Na rotina de skincare, hidratação e proteção assumem um papel fundamental para a conclusão dos cuidados diários. E se os dois atuarem em conjunto, melhor ainda!

O Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control, da Agradal, foi desenvolvido especialmente para a pele acneica. Com uma textura leve e fácil de espalhar, o hidratante combina a hidratação com a proteção solar.

Além de manter saudável, a presença do FPS 35 evita que rugas e linhas de expressão surjam precocemente. Ele também previne o aparecimento de manchas e marcas escuras.

Para os cuidados noturnos aposte em hidratantes leves como o Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care. Enquanto você dorme, ele hidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza sua pele. 

Como tirar a espinha interna?

Você pode se livrar das espinhas internas utilizando alguns métodos simples que complementam a rotina de skincare. Abaixo, apresentamos essas dicas, confira:

Água quente e vapor

Tanto o vapor como a água quente são indicados para ajudar a espinha interna a desaparecer. Você pode aplicar compressa quente na região ou usar uma bolsa térmica. Lembre-se de envolvê-la com um pano para não se queimar. 

Deixe a compressa ou a bolsa por 15 minutos sob a espinha, retirando por 10 minutos, repita o procedimento por 1h diariamente. 

O vapor também é uma alternativa eficaz. Você pode usar algum aparelho específico ou aproveitar o momento do banho. 

Esfoliar o rosto pelo menos 1 vez na semana

A esfoliação é um procedimento simples e pode ser realizado em casa, uma vez por semana. Ela ajuda a limpar a pele profundamente, retirando células mortas e o excesso de oleosidade. 

Para obter os resultados desejados, é importante escolher o produto ideal para o seu tipo de pele e que contenham ativos para remover impurezas sem agredir seu rosto. 

A Agradal desenvolveu o Esfoliante Gel Facial Bio Control. Um produto 100% vegano, enriquecido com Ácido Salicílico, Niacinamida, Melaleuca e esfoliantes naturais: as sementes de Jojoba e o Arroz. 

Juntos, estes ativos promovem uma limpeza profunda, removendo as células mortas e promovendo sua renovação.

Evitar o uso de maquiagem sobre a região afetada

Mesmo que você escolha cosméticos de qualidade para maquiar sua pele, na ocorrência de espinhas internas, o uso poderá agravar a situação. 

Isso porque os produtos para esse fim obstruem os poros, aumentam a oleosidade da pele e a tornam propensa aos processos inflamatórios das espinhas. 

Sendo assim, ao perceber que elas apareceram, após a rotina de skincare, finalize apenas com o hidratante protetor. Afinal, ele vai proteger sem prejudicar as espinhas. 

Máscara de argila

A máscara de argila é uma das recomendações mais práticas quando falamos sobre produtos complementares para skincare.

A Máscara Argila 25% Matificante Bio Control possui propriedades que auxiliam a acalmar a pele e reduzir a oleosidade. Trata-se de uma poderosa combinação de ingredientes 

Leia também: Agradal apresenta: descubra os benefícios da máscara de argila!

Dúvidas frequentes 

Agora que já te mostramos as principais informações sobre espinhas internas, separamos algumas dúvidas frequentes para esclarecê-las. 

Por que minha espinha interna virou um caroço duro?

A espinha interna pode se transformar em um caroço duro devido à inflamação profunda, acúmulo de sebo, infecção bacteriana, cicatrização interna ou pressão excessiva durante as tentativas de espremer.

É bom colocar gelo na espinha interna?

Sim. Assim, como a água quente e o vapor, o gelo é um bom aliado para aliviar a inflamação e reduzir o inchaço. Você pode envolver o gelo em uma toalha e aplicar sobre a lesão. 

Quando ir ao médico?

Se todas as medidas caseiras não funcionarem, se o local continua dolorido por mais de uma semana ou se as espinhas internas estão surgindo com frequência, é importante buscar auxílio médico. 

O dermatologista examinará as lesões na pele e poderá pedir alguns exames laboratoriais para avaliar o seu estado de saúde de uma forma geral. Além disso, ele prescreverá o tratamento ideal para auxiliar na redução da incidência de espinhas desse tipo. 

Conclusão 

A espinha interna é um problema que incomoda bastante, pois, além de comprometer a beleza do rosto, ela é dolorosa e demora mais tempo para cicatrizar. 

Nesse caso, é importante não espremê-la, mesmo que seja tentador. Afinal, por ser uma acne nódulo cística, você não conseguirá retirar o sebo presente em seu interior. Por isso, a prevenção será sempre o melhor tratamento. 

Criar o hábito de limpar, tonificar, tratar e hidratar o rosto diariamente fará total diferença. Além disso, manter uma alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos gordurosos, auxilia nos cuidados com a pele

Para ajudar a Agradal desenvolveu a linha Bio Control com produtos de textura leve, enriquecidos com vitaminas e ativos que ajudam a controlar as principais imperfeições: cravos, espinhas (incluindo as internas), brilho excessivo e poros dilatados. 

Assim, você poderá combater as espinhas e sua pele ficará muito mais bonita, equilibrada e saudável. 

Conheça o Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control e revele a sua beleza natural!

@agradal

Descubra o poder da Agradal: skincare sustentável e acessível para transformar sua rotina e sua pele. 💚✨

♬ som original – Agradal Skincare

* Teste de percepção realizado com 30 pessoas durante 30 dias — 85%* pele mais hidratada; 79%* melhora na textura da pele; 76%* pele menos oleosa; 73%* pele mais uniforme; 73%* menos poros dilatados.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.