Afinal, o protetor solar clareia a pele?

Protetor solar clareia a pele? descubra agora!
Tempo de leitura: 7 minutos

A jornada por uma pele equilibrada, radiante e iluminada é repleta de dúvidas e curiosidades. Dentre elas, questionamentos relevantes sobre a capacidade do protetor solar de clarear a pele despertam o interesse de muitos.

Afinal, será que esse produto é tão versátil a ponto de ser o herói escondido para clareamento da pele? 

Calma! Vamos analisar minuciosamente esse aspecto para você conhecer todo o potencial da proteção solar, que não pode falar na sua rotina. Isso porque os raios UVA e UVB são grandes vilões do verão — e de todo o ano — para sua pele. 

Mas, será que além de proteger, o protetor solar clareia a pele? Hora de descobrir essa resposta e saber como incrementar a sua rotina de skincare!

Usar protetor solar clareia a pele?

Não e sim. Calma! Nós vamos explicar em detalhes. O protetor solar não age diretamente no clareamento da pele. Isso porque, normalmente, ele não possui ativos com essa propriedade.

Porém, ele é essencial na prevenção das manchas e impede o agravamento daquelas que já existem. Portanto, pode ser considerado um verdadeiro herói no cuidado da pele.

É importante falarmos dos matchs envolvendo a proteção solar. 

Produtos que possuem FPS são compostos por ativos clareadores, podem ter uma ação clareadora, sim! Porém, são essas substâncias extras as responsáveis pelo efeito.

Mas precisamos ir mais a fundo no poder do protetor solar! Continue com a gente.

Uso do FPS, como funciona?

O Fator de Proteção Solar, FPS, é aquele número que vem nas embalagens de produtos com proteção solar. Mas, afinal, o que significa? 

O FPS é o tempo que aquele item protege sua pele na exposição aos raios solares. O cálculo é feito da seguinte forma: 

Imagine que em um certo horário e local, o tempo de exposição ao sol antes de surgir a vermelhidão é de 5 minutos. Com um produto FPS 35, quer dizer que, ao aplicar, a pessoa terá 35 vezes mais tempo de exposição. Neste caso, 175 minutos (2 horas e 55 min).

É importante ressaltar que o tempo base de exposição — ou seja, o quanto demora para surgir a vermelhidão — vai depender de outros fatores, como horário do dia, local, tom da pele etc.

Esse cálculo diz respeito à proteção contra os raios UVB, que são aqueles que não atingem as camadas mais profundas da pele. Porém, esse não é o único tipo de radiação. Os raios UVA são mais “potentes” e chegam mais fundo. 

Aqui, nossos hidratantes com proteção solar possuem FPS real de 38,6, sendo que o de UVA é de 13,8. Números que estão dentro das regulamentações da ANVISA.

Por que o sol causa manchas?

Agora que entendemos o papel do protetor solar na prevenção de manchas e como funciona o FPS, vamos conectar esses pontos. Afinal, como o sol pode influenciar no surgimento delas?

A explicação é um pouco técnica, mas vamos te ajudar. 

As radiações solares afetam o melanócito, uma célula de defesa que quando se sente ameaçada produz melanina de forma desequilibrada. É justamente essa produção descontrolada que gera as manchas na pele.

Por isso, o uso de protetor pode evitar o surgimento. Eles vão proteger os melanócitos para não ter uma desregulação na produção de melanina.

Além disso, a exposição ao sol sem proteção também provoca envelhecimento precoce, ressecamento, vermelhidão e, em casos mais graves, queimaduras. Sem falar no câncer de pele não melanoma, o mais frequente no Brasil — cerca de 30% dos tumores malignos no país.

Agradal e seus ativos para uma pele saudável

Viu só como a proteção solar pode transformar sua pele? E não apenas em dias de praia ou piscina. A exposição diária, até mesmo em ambientes internos, também exigem cuidado.

É quando você pode incluir uma linha de skincare completa para diferentes objetivos, desde proteção solar a hidratação e redução da oleosidade.

Vem conhecer a nossa Linha Natural C e veja como levar todo esse cuidado para sua vida.

Conheça a Linha Natural C Agradal

Que você precisa de proteção solar, já ficou claro. E a boa notícia é que temos produtos com FPS 35 + proteção UVA/UVB para incrementar os cuidados com a pele. 

Mas antes, vamos apresentar todos eles:

  • Sabonete Facial Natural C: para limpar e purificar a pele, o sabonete facial traz em sua fórmula a Vitamina C, que ajuda a igualar o tom da pele e suavizar manchas. Além disso, você encontra a Niacinamida e o Extrato de Acerola. Hidratação, ação antioxidante e produção de colágeno para sua rotina.
  • Tônico Antioxidante Natural C: com uma fórmula 100% livre de álcool etílico, ele remove as células mortas e desobstrui os poros. Assim, você consegue uma textura mais macia e suaviza as linhas finas. Ele ainda conta com propriedades iluminadoras da Niacinamida.
@agradal

Chegou o Hidratante Protetor Efeito Matte FPS35 Natural C 🧡 Deixa sua pele protegida, hidratada e com efeito matte!

♬ som original – Agradal Skincare

Proteção solar é um ato de amor e cuidado com a pele

O protetor solar pode não clarear a pele sozinho, mas ele é essencial para evitar o surgimento de novas manchas. Por isso, deve ser usado sempre, mesmo que seja em ambientes internos.

Além disso, produtos que somam a proteção solar a outros ativos, como a Vitamina C, proporcionam efeitos clareadores à pele. Fique atenta aos “casais” perfeitos na escolha dos itens da rotina de skincare.

Conte com a Agradal para esse cuidado. Com os Kits de tratamento da Linha Natural C você aproveita os benefícios de ativos clareadores sem deixar a proteção solar de lado! 

Ainda tem alguma dúvida sobre FPS e clareamento de manchas? Veja essas perguntas e as respostas!

Posso aplicar o protetor solar somente quando estiver exposto diretamente ao sol?

O ideal é que você aplique diariamente, mesmo em dias nublados ou que não esteja indo à praia ou piscina, 30 minutos antes da exposição solar.

E se você deixou de passar porque vai passar o dia no escritório, saiba que a luz azul, emitida por computadores e celulares, também pode prejudicar a pele.

Qual é a diferença entre protetor solar físico e químico?

O protetor solar físico funciona como um muro na sua pele. Eles refletem os raios solares para que não te prejudiquem. Já o químico absorve a radiação antes que ela entre em contato com a pele.

Os dois são eficazes e a escolha deve ser feita conforme o seu tipo de pele e a indicação do dermatologista.

O uso de protetor solar impede a absorção de vitamina D pelo organismo?

Não. Porém, ele pode reduzir a produção da Vitamina D. Neste caso, é recomendado repor por meio de outras fontes, como suplementos e alimentos, ou evitar tomar sol entre 10 e 16 horas.

Para saber como está o seu nível de Vitamina D e se a reposição é necessária, consulte um médico especialistas. Não tome medicamentos por conta própria.

Como saber a quantidade necessária para proteção?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade é:

  • Uma colher de chá no rosto, no pescoço e na cabeça; 
  • Uma colher de chá para a parte da frente do tronco;
  • Uma colher de chá para a parte de trás; 
  • E uma colher de chá para cada braço.

Posso usar o mesmo filtro solar no corpo e no rosto?

Não. O ideal é que você procure por produtos desenvolvidos para cada área. Isso porque, a pele do rosto é mais fina e sensível do que a do corpo, e precisa de um tipo de protetor solar diferente. 

Além disso, os produtos feitos para o corpo geralmente são mais gordurosos e podem favorecer o surgimento de acne e espinhas, além de deixar o rosto mais oleoso. Já aqueles desenvolvidos para o rosto, são mais leves e não comedogênicos.

O filtro solar causa acne?

Em geral, não. Eles não possuem ativos capazes de aumentar a produção das glândulas sebáceas ou provocar acne. No entanto, é recomendado escolher produtos que não sejam à base de água, especialmente quem já possui uma pele mais oleosa.

Se este é o seu caso, procure por produtos de proteção solar específicos para o seu tipo de pele!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.