Para que serve o tônico facial e por que ele é essencial na sua rotina de cuidados com a pele?

Para que serve o tônico facial? Tire suas dúvidas!
Tempo de leitura: 6 minutos

Você já se perguntou, enquanto escolhia seus produtos para cuidados com a pele, para que serve o tônico facial? Afinal, em alguns casos, ele é considerado uma etapa opcional na rotina de skincare, levantando dúvidas sobre sua utilidade real.

Neste artigo, exploraremos os detalhes sobre esse produto, destacando seus benefícios para a saúde e bem-estar facial. Também falaremos sobre a diferença para o tônico adstringente e como usá-lo da forma correta.

Continue a leitura e encontre as respostas para seus principais questionamentos envolvendo a funcionalidade do tônico facial. 

O que é e para que serve o tônico facial? 

O tônico facial é um daqueles produtos que muitas pessoas ouvem sobre, mas nem sempre sabem para que serve. De forma simples, ele é como um “plus”, um complemento na rotina de skincare para trazer mais resultados ao processo.

Sua tarefa é eliminar os resíduos que ainda permaneceram após lavar o rosto e equilibrar o pH da pele

Por ser um produto suave e à base de água, uma das grandes vantagens é que ele não estimula as glândulas sebáceas, portanto, não aumenta a oleosidade.

Como resultado, se obtém uma pele limpa e preparada para as etapas de tratamento e hidratação.

Tônico facial vs. adstringente: qual a diferença? 

Embora tenham o nome parecidos, é importante aprender as diferenças entre esses tônicos e para quais os tipos de pele eles são adequados. 

O tônico facial é um produto suave desenvolvido para uso diário, especialmente para peles normais e secas.

Por outro lado, o tônico adstringente possui propriedades específicas para limpar profundamente a pele oleosa, sem causar ressecamento excessivo (e cair no efeito rebote).

Além disso, o adstringente contém ativos, entre eles o Ácido Salicílico, que auxiliam nos cuidados com a pele acneica, reduzindo a inflamação de espinhas e cravos e promovendo melhor cicatrização das lesões. 

Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo para escolher o produto certo e assim promover o cuidado que ela merece.

Como usar o tônico facial de forma correta?

Agora que você já sabe para que serve o tônico facial, vamos te ajudar a entender como utilizá-lo da melhor forma. A frequência indicada é duas vezes diariamente, manhã e noite.

O primeiro passo é a higienização do rosto, para isso, você deve usar um sabonete ou gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele. Na sequência, seque a região suavemente, evite esfregar ou aplicar muita força.

Concluída essa etapa, seguimos para aplicação do tônico facial. Para obter os resultados desejados, você não precisa exagerar na quantidade. Basta umedecer um pequeno pedaço de algodão com algumas gotas do produto e aplicar em movimentos suaves. 

Lembre-se que a etapa de tonificação não deve incluir o enxágue! Deixe-o secar naturalmente e então siga com os demais cuidados da sua rotina.

Qual o tônico facial ideal para cada tipo de pele? 

Para escolher o melhor para seu rosto, é preciso saber o tipo de pele, bem como as necessidades dela. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se usam tônico ou água micelar.

É possível encontrar no mercado, cosméticos com ativos para pele oleosa e acneica, normal, seca, sensível e até para as peles mais maduras. 

Uma consulta ao dermatologista pode ajudar a identificar qual o seu tipo e facilitar na hora de escolher o tônico ideal. 

Aqui na Agradal contamos com três tipos de tônicos, confira quais são eles:

Se quiser conhecer mais sobre os nossos produtos, basta acessar o site. Também temos um blog com as principais informações sobre beleza natural, autocuidado e skincare, acompanhe!

Respondendo questões sobre o tônico facial da Agradal! 

Saber para que serve o tônico facial é o primeiro passo para encontrar a melhor opção de produto para você. 

Por isso, separamos as principais dúvidas sobre os tônicos da Agradal e vamos te responder, confira:

É recomendado utilizar o tônico Agradal todos os dias, ou há uma frequência específica para obter os melhores resultados?

Sim. O tônico facial da Agradal pode ser usado até duas vezes ao dia, sempre após a higienização da pele. Sua fórmula é suave, pois contém ativos naturais que acalmam a pele e evita o excesso de oleosidade.

Qual a principal diferença entre o tônico facial e o adstringente da linha Agradal em termos de benefícios para a pele?

Ambos trazem vários benefícios, no entanto, o tônico facial é indicado para todos os tipos de pele, enquanto o tônico adstringente para pele oleosa e com acne. 

Existe uma ordem específica para aplicar na minha rotina diária de cuidados com a pele?

Sim. Ele deve ser aplicado após a higienização da pele. Sua função é retirar as sujeiras resistentes e os resíduos de cosméticos, desobstruindo os poros e reduzindo a ocorrência de cravos e espinhas. 

Em seguida deve ser aplicado o hidratante com proteção solar e a maquiagem de costume.

@agradal

Desvende o segredo de uma pele radiante! 💆‍♀️ Aqui estão algumas razões para você usar tônicos diariamente e adicionar esse passo na sua rotina de cuidados! ✨

♬ som original – Agradal Skincare
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.