Se você fica se perguntando “o que é ácido salicílico” quando escuta as pessoas contando aos quatro ventos seus inúmeros benefícios, saiba que não está sozinha!
A indústria de dermocosméticos passou a utilizar (e muito!) esse ativo em seus produtos, já que ele proporciona uma pele radiante, além de evitar cravos e espinhas. Inclusive, é possível achar desde ácido salicílico para manchas em formato de tônico, até peeling para rejuvenescer a pele.
Neste conteúdo, vamos te contar mais sobre esse poderoso ingrediente, quais seus benefícios e como aplicá-lo na sua rotina diária. Continue a leitura e aprenda como ter um rosto mais saudável e uniforme, de forma descomplicada!
O que é Ácido Salicílico?
Este é, sem dúvida, um queridinho para cuidados com a pele nos últimos tempos. Mas, você sabe realmente o que é ácido salicílico? Trata-se de um beta-hidroxiácido presente na salina — composto encontrado na casca de salgueiros.
Em outras palavras, o ativo é natural e solúvel em óleo, o que permite uma absorção mais fácil pela pele. Seu poder de esfoliação facial retira as células mortas e promove uma renovação celular, capaz de controlar a oleosidade, uniformizar a pele e diminuir linhas de expressão.
Tudo isso é ligado ao seu poder anti-inflamatório, o que faz com que o ácido salicílico possa ser usado em muitos tipos de pele, principalmente por aquelas que apresentam cravos e espinhas.
Principais benefícios para a sua pele
Ao explicar o que é ácido salicílico, já demos um pequeno spoiler dos seus benefícios. Não é à toa que esse produto é tão famoso e desejado por todos. Seus ativos são capazes de fazer um verdadeiro milagre no rosto. Dá só uma olhada:
- Redução de inflamações;
- Diminuição da oleosidade;
- Uniformização da pele;
- Diminuição da acne;
- Desobstrução dos poros;
- Melhoria na textura da pele.
Os dermatologistas costumam indicar o ácido salicílico para compor a skincare para pele oleosa justamente por conta de todas essas vantagens.
Até porque, ele é o anti tudo: anti-seborréico, anti-inflamatório, antimicrobiano e antiacne. Por isso, quem tem pele mista ou seca também pode utilizá-lo (só confira as recomendações de uso da embalagem, ok?!).
Como aplicar o ácido salicílico no rosto?
O ácido salicílico pode ser usado de várias formas, desde esfoliar o rosto até em procedimentos estéticos, como o peeling químico, indicado para tratar acne, rugas finas e manchas.
O mais comum mesmo é vê-lo em dermocosméticos. Aqui na Agradal, você encontra ele em sabonetes, esfoliantes e tônicos.
Eles são excelentes para peles oleosas com tendência à acne, pois enquanto o ácido salicílico age na desobstrução dos poros, os outros ativos como niacinamida e melaleuca, Vitamina B3 e Tea Tree agem no tratamento das espinhas.
Lembra que quando explicamos o que é ácido salicílico, falamos que ele é solúvel em óleo? Pois bem, essa característica permite que o ativo também seja eficaz na versão em creme e sérum.
Só tome cuidado com essas duas últimas opções, pois costumam ser mais concentrados e podem causar complicações para algumas pessoas. Na dúvida, consulte uma dermatologista e entenda qual é a melhor escolha para você!
Dúvidas frequentes
Agora que você já entendeu o que é ácido salicílico e para que serve, confira outras dúvidas sobre sua aplicação na rotina diária.
Posso usar o ácido salicílico todos os dias?
A resposta para a pergunta é: depende! A concentração do ativo precisa ser baixa, para que sua esfoliação não seja tão agressiva. Imagine fazer um peeling todos os dias? A consequência disso seria possivelmente uma pele mais irritada e sensível.
Outro ponto para se atentar é no produto escolhido. Sabonetes e tônicos são itens com ácido salicílico que podem ser utilizados todos os dias, já os esfoliantes, de jeito nenhum!
No caso dos séruns, a frequência vai depender da recomendação da embalagem. E, em caso de dúvida, consulte o seu médico.
Se estiver com dúvida, a dica é começar a aplicação dos produtos com ácido salicílico (sabonetes, tônicos e hidratantes) em dias alternados. Assim você vai vendo como a pele reage e terá uma adaptação mais positiva.
Por fim, tem a questão sobre o tipo de pele. Se for seca, não é muito legal passar todos os dias. É possível que você comece a sentir ainda mais o ressecamento, inclusive.
Agora, se sua pele é mista ou oleosa, você pode usá-lo diariamente em forma de sabonete, tônico ou hidratante. Aí sim, vai ser ótimo para tratar a acne em adultos e controlar a produção de sebo.
Levando esses cuidados em consideração, sua rotina de skincare vai ser sucesso!
Ácido salicílico clareia a pele?
Na verdade, o ácido salicílico tem o poder de uniformizar a pele. Por isso, você que tem pele parda ou preta não precisa se preocupar! Ele não vai clarear a pele, até porque ele não age sobre a melanina.
O ativo cuida apenas da parte da remoção das células mortas e das inflamações existentes no rosto, que são os responsáveis por causar as manchas.
Colocando o produto na sua rotina diária, você verá que rapidinho o tom da pele vai ficar uniforme, além dos outros benefícios que já te contamos!
O que não pode misturar com ácido salicílico?
Embora o ácido salicílico seja amigável, tem um componente em especial que ele não se dá muito bem. Seu nome é retinol, mas você pode conhecê-lo como vitamina A!
Esse ativo age profundamente sobre rugas e linhas de expressão, tanto facial como na região dos olhos. E, quando o ácido salicílico entra em cena, a vitamina A pode deixar o rosto vermelho e irritado, causando até queimaduras. Então, não é uma boa ideia juntar esses dois na mesma etapa da rotina diária.
Há alimentos que contém ácido salicílico?
Muito se vê na internet as pessoas falando que existem alimentos que apresentam ácido salicílico. Só que isso não passa de um equívoco!
Frutas e verduras como o morango, uva, pepino, entre outros, possuem um composto chamado salicilatos. Ele é um éster do ácido salicílico, ou seja, tem uma estrutura semelhante e age de forma diferente no corpo.
Os salicilatos não são anti-inflamatórios, por exemplo. Além disso, esses alimentos citados têm uma baixa concentração deles.
No fim, esses alimentos são bons para pele sim, mas não por conta desse ingrediente em específico. Se você quer realmente sentir o ácido salicílico na pele, utilize produtos que apresentem uma boa quantidade dele na composição.
O Kit Bio Control da Agradal é super recomendado, pois além de conter ácido salicílico na sua composição, apresenta outros ativos naturais, como a niacinamida e melaleuca. É a melhor forma de ter bons resultados de forma direta e eficiente!
Pode dormir com o ácido no rosto?
Lembra que comentamos como o ácido salicílico tem uma absorção mais fácil na pele? Então, por ter essa característica, ele pode sim ser passado antes de dormir.
Inclusive, durante o sono, o ativo vai agir em conjunto com a função metabólica, fazendo com que você acorde linda sem nenhum esforço. O sonho de princesa de qualquer uma, né?!
Depois de conferir todas essas informações sobre o ácido salicílico para pele, continue aprendendo mais sobre cuidados faciais. Em nosso blog, confira dicas de skincare, tire dúvidas sobre outros ativos e descubra como ter uma rotina diária correta. Acesse o site e comece ainda hoje a melhorar a saúde da sua pele!