Guia do Ácido Hialurônico: tudo o que você precisa saber

O que é ácido hialurônico: tudo o que você precisa saber!
Tempo de leitura: 7 minutos

Você já parou e se perguntou o que é Ácido Hialurônico? Esse ativo se revelou como um aliado valioso para o universo da beleza, tanto que encanta especialistas e entusiastas de skincare até hoje.

Imagine uma substância capaz de transformar a hidratação da pele, proporcionando frescor e jovialidade, um verdadeiro elixir da vitalidade. 

Quer desvendar de uma vez por todas os segredos desse ingrediente poderoso que tem conquistado corações e se tornado sinônimo de cuidado e bem-estar

Então continue a leitura, pois preparamos um guia completo sobre o que é Ácido Hialurônico e para que serve. Acompanhe!

O que é Ácido Hialurônico e para que ele serve?

O Ácido Hialurônico é uma substância presente naturalmente no nosso corpo que possui a função de manter a pele hidratada e com uma textura lisa. Isso ocorre devido a sua incrível capacidade de atrair e reter água

Ele também influencia na produção de Colágeno — molécula responsável pela firmeza da pele. Juntos, são como uma dupla dinâmica contra o envelhecimento precoce. 

Beleza, mas se o nosso corpo produz esses ativos, qual a necessidade de repor com o uso de cosméticos? A resposta é bem simples, a produção dessas duas substâncias diminui com o passar dos anos.

É a partir daqui que se torna necessária a reposição! Por isso, são usados produtos com o ativo na fórmula e injeções. Mas atenção: para tratamento injetável, procure especialistas!

Como usar o Ácido Hialurônico na sua rotina de skincare?

Como dissemos, é possível fazer a reposição do Ácido Hialurônico com produtos que o tenham na composição. Para te ajudar nessa etapa, separamos uma sugestão de rotina de skincare especial.

Além disso, aqui na Agradal temos uma linha completa combinando Ácido Hialurônico, Niacinamida, Extrato de Algas Marinhas e Água de Coco para deixar sua pele radiante e saudável. Confira!

Passo 1: Limpeza da pele

Para começar, é importante lavar bem o rosto com um sabonete facial. Essa limpeza tem o propósito de remover profundamente as impurezas e o excesso de oleosidade da pele. 

A limpeza deve ser feita com água morna ou fria — nunca quente —, de manhã e à noite. Basta aplicar o produto, massagear suavemente e enxaguar.

Nossa indicação aqui é o Sabonete Facial Hydra Care! Livre de parabenos, sulfatos e petrolatos, é a opção ideal para quem quer uma limpeza gentil e hidratante.

Passo 2: Uso de tônico com Ácido Hialurônico

Essa etapa é para hidratar e renovar a pele, mantendo um aspecto saudável. Para isso, é indicado o uso de um tônico que possua Ácido Hialurônico na fórmula. 

Aplique o produto em um algodão e passe suavemente pelo rosto todos os dias, logo após a limpeza. Você também pode passá-lo no rosto com as mãos, sem problemas. Fica a seu critério!

O Tônico Hidratante Hydra Care é a nossa indicação. 

Passo 3: Hidratação

Rosto lavado e tonificado? Agora chegou o momento da hidratação e nada melhor que um produtinho que hidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza. Isso mesmo, seis ações em um único frasco.

Essa é a vantagem de usar o Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care. Além dos ativos presentes em toda a linha, há o Extrato de Pepino, que proporciona um efeito calmante.

Passo 4: Proteção solar

Seja por ficar exposto aos raios solares ou por trabalhar em frente ao computador e celular, a proteção solar é uma etapa indispensável na rotina de skincare. Quando ignorada, ela potencializa o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas e rugas.

Agora imagina hidratar e proteger ao mesmo tempo. Com o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Natural C é possível. 

#Dica extra: utilize nosso hidratante protetor pela manhã e o hidratante de pepino à noite! Se desejar uma rotina completa de cuidados, considere incluir o Creme Clareador Facial Hydra Care, a Água Micelar Hydra Care e o Sabonete Esfoliante Facial Hydra Care.

Combinações do Ácido Hialurônico que vão beneficiar sua pele

Os produtos que possuem Ácido Hialurônico na formulação costumam vir com outras substâncias combinadas. Dessa forma, o item vai agir com mais de um objetivo. 

Por ser um ácido leve e hidratante, o hialurônico pode ser combinado a outros ingredientes sem apresentar um risco para a pele.

Veja alguns matchs perfeitos para sua pele:

Ácido Hialurônico + Vitamina C

A Vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda na proteção contra as partículas e impurezas que se acumulam ao longo do dia. Por isso, é um ótimo aliado para combater o envelhecimento precoce.

Quando somada ao Ácido Hialurônico proporciona uma pele jovem, com elasticidade e redução de marcas do tempo. Ideal para quem quer se prevenir ou recuperar.

Ácido Hialurônico + Pantenol

O Pantenol, também conhecido como Pró-Vitamina B5, age na pele aumentando a produção de glutationa — um antioxidante natural da nossa pele. Ou seja, um grande aliado na redução das linhas de expressão e também na cicatrização.

Quando somado ao Hialurônico, cria uma verdadeira potência contra o envelhecimento precoce. Juntos, podem ser usados tanto na rotina diurna, quanto noturna.

Ácido Hialurônico + Retinol / Ácido Glicólico

Essa união é benéfica para a pele, mas exige um pouco mais de cuidado. Isso porque o Retinol / Ácido Glicólico são substâncias mais fortes, que chegam a causar vermelhidão dependendo da concentração.

Para quem usa esses compostos, o Ácido Hialurônico combinado traz hidratação e refrescância para a pele. Mesmo assim, é indicado usar apenas na rotina noturna, evitando sempre a exposição ao sol. 

E não esqueça de consultar um especialista para garantir que a concentração e a periodicidade de uso estão corretas!

Ácido Hialurônico + Ácido Mandélico

Assim como na combinação anterior, o uso do Ácido Mandélico também inspira cuidados. Sua ação esfoliante na redução de manchas na pele pode gerar irritação.

O Ácido Hialurônico, mais uma vez, traz hidratação e tranquilidade para a pele. É essencial que você fique de olho na concentração das substâncias clareadoras e prefira o uso noturno.

Continua em dúvida sobre essa dupla? Não deixe de perguntar ao seu médico dermatologista o melhor tratamento para sua pele.

Ácido Hialurônico + Niacinamida

A combinação entre o Ácido Hialurônico e a Niacinamida — Vitamina B3 — resulta em um composto que potencializa a hidratação e a luminosidade do seu rosto. 

Desse modo, a flacidez, as linhas e as marcas de expressões são evitadas, deixando a pele viçosa e revitalizada. 

Pode usar Ácido Hialurônico de dia?

Quando ouvimos a palavra “ácido” já ficamos apreensivas sobre o uso diurno, certo? Isso porque, em alguns casos — como do Ácido Glicólico — a substância não deve ser exposta ao sol.

Porém, como o Ácido Hialurônico já é produzido pelo nosso corpo, não tem esse problema! Você pode incluir produtos com o ácido na rotina de skincare da manhã, inclusive quando for usar maquiagem.

Ainda assim, é importante lembrar que a proteção solar é essencial! Não deixe ela de lado em hipótese alguma!

Uma rotina de skincare com mais amor e autocuidado

O Ácido Hialurônico é uma substância produzida por todas nós. Presente em nossa pele, ele age no estímulo à síntese de colágeno, responsável pela elasticidade. 

Porém, com o passar dos anos, sua concentração vai reduzindo e a reposição pode ser necessária. Ela pode ser feita por meio de produtos de skincare ou por injeções. Neste segundo caso, procure um especialista para realizar o tratamento!

Além disso, o ácido se torna ainda mais vantajoso quando combinado com outros ativos, como Vitamina C e Pantenol. Sua pele vai amar esses matches perfeitos.

Na Agradal, você encontra um kit completo de cuidados com a pele que possui Ácido Hialurônico na fórmula. 

A sua rotina de skincare acaba de ganhar um upgrade! Conheça Kit Pepino + Clareador Hydra Care agora mesmo!

@agradal

Promoção imperdível! 💖 Cuide da sua pele com Kit Pepino + Clareador Hydra Care por menos de R$72! 5 produtos incríveis para deixar sua rotina de cuidados ainda mais especial. Corra para o link da bio e adquira já o seu ✨

♬ som original – Agradal Skincare

E para não restar nenhuma dúvida, trouxemos algumas das perguntas mais comuns e suas respostas!

A ordem dos produtos importa na rotina de skincare?

Sim! Os produtos são desenvolvidos para agirem em determinadas etapas. Por exemplo, a limpeza deve ser o primeiro passo para que os outros itens possam ser absorvidos com mais facilidade. 

Consulte o modo de uso do produto escolhido para saber como deve ser a aplicação.

Quantas vezes por semana devo usar o Ácido Hialurônico?

Geralmente, pode ser usado todos os dias. Apenas tenha cuidado com as combinações que ele faz, como o Retinol. Nestes casos, respeite a periodicidade indicada das outras substâncias.

Caso tenha dúvidas, não deixe de consultar um dermatologista para confirmar o tratamento.

Qual a diferença entre Ácido Hialurônico e Colágeno?

Sem dúvidas, o Ácido Hialurônico e o Colágeno estão conectados. Mas eles não são iguais! 

O Ácido Hialurônico promove hidratação e preenchimento das linhas de expressão. Por isso, ajuda no combate ao envelhecimento precoce.

Já o Colágeno é uma proteína que forma uma espécie de rede de sustentação. Ele fornece a elasticidade da pele e também impacta no envelhecimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.