O guia definitivo de como acabar com espinhas de forma fácil

homem com acne, pele com espinhas, como cuidar
Tempo de leitura: 6 min

Você acorda de manhã, cheia de energia e pronta para enfrentar mais uma semana. Quando olha no espelho, lá está ela: uma bela espinha! Na mesma hora, a autoestima já baixa e aquele ânimo murcha. Mas, não se preocupe: nós vamos te contar como acabar com espinhas da melhor forma possível. 

Neste conteúdo, entenda os motivos do surgimento da espinha no rosto e confira alguns passos essenciais para acabar com a acne de maneira eficiente. Continue a leitura! 

Como acabar com espinhas: entendendo como elas surgem

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) diz que acne é o aparecimento de cravos e espinhas que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Em outras palavras, são lesões que comprometem o visual estético da pele, podendo gerar danos psicológicos, como insegurança, timidez, baixa autoestima e até mesmo depressão. 

Para acabar com espinhas, é importante saber que ela aparece em qualquer momento da vida. Sim, são mais comuns em adolescentes, porém ela também assombra as crescidinhas e crescidinhos.

Quando aparecem na puberdade, espinhas estão principalmente relacionadas aos hormônios sexuais, que começam a ser produzidos nessa fase e alteram os níveis de gordura no corpo.

Já na fase adulta, podem ter relação com predisposição genética e outros fatores. E, infelizmente, metade da população feminina sofre com espinha no rosto — índice que aumenta ainda mais durante a gravidez.

A verdade é que os motivos do surgimento das lesões são inúmeros. A espinha no rosto que você encontrou hoje pela manhã, por exemplo, pode ter aparecido por uma série de fatores, como:

  • Falta de uma rotina de limpeza ideal para a remoção das células mortas; 
  • Alteração hormonal; 
  • Estresse;
  • Má alimentação; 
  • Clima, umidade e cosméticos oleosos. 

Independente das possíveis causas para o aparecimento de acne na idade adulta, existem alguns passos básicos para acabar com a espinha de vez, assim como evitar chances de surpresas futuras.

Isso é o que veremos a seguir.

Como eliminar espinha no rosto de uma vez por todas?

Agora que você já sabe como surge a acne e quais os motivos dela aparecer, separamos uma série de cuidados essenciais para acabar com espinhas. Vamos lá!

1. Cuidado com o sol

Pegar um solzinho de vez em quando é ótimo por uma série de fatores. Além de garantir uma cor linda e manter o bronze durante todo o ano, pegar sol em horários específicos contribui para o equilíbrio da vitamina D — componente importante para manter a boa saúde. 

Mas, cuidado! Tanto o bronzeamento natural quanto o artificial podem ser perigosos para pessoas que lidam com espinhas. 

O ato de bronzear-se sem algum tipo de proteção solar ou em horários inadequados pode tanto causar câncer e envelhecimento precoce, quanto aumentar a oleosidade da pele e camuflar o aparecimento de novas lesões.

Por isso, proteja sua pele contra o sol e respeite o horário recomendado pela SBD: evite exposição ao sol entre 10 e 16 horas!

2. Não toque em nada

É quase irresistível manter as mãos longe do rosto quando uma espinha aparece. Resista! Nada de espremer a pele, tirar casquinhas ou forçar a saída de um cravo do nariz ou da testa, por exemplo.

Deixe sua acne em paz! Mexer nas lesões só machuca a região ainda mais, além de causar infecções e correr o risco de deixar o rosto marcado permanentemente.

3. Evite exageros

Acne, esteja ela na fase que estiver, não é resolvida com limpeza excessiva. Portanto, não exagere! 

Lavar e esfregar a área afetada muitas vezes ao dia pode aumentar a sensibilidade da pele e, de quebra, estimula a produção de sebo (ou “óleo” como conhecemos popularmente) pelas glândulas sebáceas.

Ou seja, o efeito torna-se exatamente ao contrário. Você lava o rosto várias vezes ao dia e o seu organismo entende que é preciso produzir mais sebo para “compensar” o que foi retirado. A SBD recomenda lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Siga a dica!

O mesmo vale para uso desenfreado de produtos. Aplicar várias loções, géis, esfoliantes e sabonetes não vai fazer com que sua espinha no rosto desapareça mais rapidamente

Além de machucar sua pele, de quebra você acaba com seu orçamento! É uma prática que pode, inclusive, ter o efeito rebote — com direito a episódios de ressecamento extremo, descamação, irritação e vermelhidão.

4. Retire a maquiagem antes de dormir

Nada de preguiça! Chegou da rua ou da balada cansada, vai precisar gastar uns minutinhos para lavar o rosto sim! 

A maquiagem guarda inúmeras impurezas, como poluição, suor e sujeiras, que obstruem seus poros. Quando não removida corretamente, se cria um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, causando infecções como as espinhas. 

Os cravos também surgem, já que eles nada mais são do que poros entupidos: aquele pontinho preto é a sujeita oxidada por estar em contato com o ar.  

Para se manter radiante, use água micelar, sabonetes ou géis para retirar a make e siga o passo a passo da rotina de skincare ideal. 

Uma boa dica é evitar os lenços umedecidos, pois eles podem agredir e lesionar a pele. Outro aspecto é que, nem sempre, eles promovem a remoção total da make. 

5. Não fuja da hidratação, proteção solar e tratamento adequado

Muita gente pensa que a hidratação e proteção solar piora a acne. Mas isso é mito! O segredo está em escolher o produto certo para o seu tipo de pele e adotar uma rotina adequada de aplicação.

Existem hidratantes, inclusive, que combinam funções adstringentes à eliminação de poros dilatados, tudo em um único produto. Afinal, ninguém merece gastar dinheiro com diversos itens sendo que há soluções super práticas no mercado, não é mesmo?

Para a utilização à noite, como a proteção solar não é necessária, opte por produtos com ativos anti-acne — os chamados secativos — , mas sempre aliado a agentes hidratantes.

6. Mantenha a pele limpa

mulher pele limpa, rotina de skin care

É imprescindível manter o rosto limpo para que as espinhas sumam e a pele esteja pronta para absorver os princípios ativos de um creme de tratamento anti-acne.

Ao longo do dia, a pele do corpo inteiro está em constante regeneração. Ou seja, milhares de células morrem, mas milhares nascem ao mesmo tempo! Mais precisamente, de acordo com estudos, cerca de 30 a 40 mil células da pele morrem por HORA. Sim, você leu certo! Ao final de um dia, você perdeu quase 1 milhão delas.

Agora imagine essas milhares de células mortas, aliadas à oleosidade, resíduos de maquiagem e poluentes, obstruindo cada um dos 20 mil poros que temos em nosso rosto?

Temos então a chamada oclusão dos poros que, no bom português, significa um buraquinho do nosso rosto, cheio de impurezas. Esse é o terreno perfeito para a temida espinha no rosto que surgiu hoje de manhã.

Para driblar todo esse processo que acontece no seu rosto, faça uma boa limpeza para garantir que a pele esteja preparada para o tratamento

Utilize um sabonete líquido específico para área do rosto, combinado com um adstringente e um esfoliante facial. Há quem prefira a chamada água micelar, que tem propriedades semelhantes ao adstringente. Esse trio garantirá uma pele limpa, purificada e tonificada. 

7. Tenha uma boa alimentação

A alimentação influencia (e muito) a saúde da pele e aumenta as chances de reduzir as espinhas. Isso porque certos alimentos agem como anti-inflamatórios e tratam diretamente a acne de dentro para fora. 

Ter uma dieta balanceada com frutas cítricas e vermelhas, vegetais, sementes e peixes garante que as glândulas sebáceas mantenham sua produção em equilíbrio. 

Além disso, lembre-se de beber bastante água. A hidratação também é uma forma de desintoxicar o corpo e controlar a oleosidade da pele. Pode ser que para você, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia seja muito, mas depois de adquirir esse hábito, sua pele será outra!

Dicas extras

O guia de como acabar com espinhas de forma rápida e eficiente pode ser resumido basicamente nos passos acima. Mas há outros truques que vão te ajudar ainda mais a ter aquela pele dos sonhos. 

O primeiro é procurar por produtos não comedogênicos – ou seja, cosméticos que possuem óleos que entopem os poros. O melhor a se fazer é investir em dermatos oil free, que além de darem uma sensação mais sequinha na pele, não correm o risco de gerar mais espinhas. 

Outra dica é esfoliar seu rosto semanalmente. Lembra quando falamos da enorme quantidade de células mortas no dia a dia? Então, a esfoliação ajuda a eliminá-las e manter seus poros livres. Faça no máximo 2 vezes por semana, com um produto anti-acne. 

Lembre-se de usar apenas produtos específicos para o rosto. A pele deste local é mais sensível comparada com o restante do corpo. Aplicar cosméticos para as mãos nas olheiras, por exemplo, pode causar uma série de problemas, como infecções e obstruções. 

Por fim, evite as máscaras caseiras para o rosto. Essas misturinhas tem grande poder de causar inflamações, manchas, alergias e lesões graves. O melhor mesmo é comprar produtos para acabar com espinhas devidamente registrados na Anvisa, específicos para seu tipo de pele. 

Outras dúvidas frequentes

Agora que você já sabe como acabar com espinhas e qual a melhor forma de evitar o surgimento delas, veja mais alguns questionamentos sobre o tema:

Qual a diferença entre acne e espinha?

A verdade: nenhuma! A acne é só o nome científico para falar sobre espinhas. Na prática elas são a mesma coisa: uma inflamação das glândulas sebáceas que causam uma produção exagerada de defesa contra bactérias, formando assim as famosas bolinhas com pus. 

Como acabar com manchas de espinhas em 3 dias?

As manchas também são bem temidas quando o assunto é acabar com espinhas. Todas as dicas citadas anteriormente ajudam a reduzi-las. 

Mas há outros truques para solucionar essa questão mais rápido. A primeira é usar produtos com aloe vera, pois esse ativo ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação das manchas por conta da sua ação anti-inflamatória. 

Outra dica é usar cosméticos com ácido salicílico. Essa benção da natureza diminui a produção de sebo e esfolia levemente a pele. 

É importante não pesar na make durante esse período. Por mais que a vontade seja passar quilos de corretivo, usar muita maquiagem vai só obstruir ainda mais seus poros e prejudicar na renovação da pele. 

Quais alimentos dão espinha?

Calma, você vai poder continuar comendo chocolate! Não há estudos que comprovem que ele causa espinhas. Os alimentos ricos em gorduras são os verdadeiros vilões aqui, como as frituras. Contudo, açúcar, carne vermelha e farinhas brancas devem ser evitadas.

Não está proibido cortar de vez todos esses alimentos, mas procure reduzir o consumo para que seu corpo não produza muito sebo e fique inflamado. 

Por fim, lembre-se sempre que cuidar da espinha no rosto é se importar com você mesma e olhar para o seu bem-estar físico e emocional!

Portanto, não faça pouco caso das espinhas – nem das suas, nem das dos outros. Siga o guia que indicamos aqui. O primeiro passo já pode ser adquirir produtos anti-acne, como a linha Bio Control da Agradal

O sabonete, o esfoliante e o tônico adstringente dessa linha possuem propriedades que removem o brilho, ajudam no controle da oleosidade e promovem a redução da acne. 

Com os produtos certos e uma boa rotina skincare, você logo vai perceber as mudanças em poucos dias. Ah, e caso as lesões sejam persistentes ou muito expressivas, procure um dermatologista!


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.