Skincare para melasma: tudo o que você precisa saber

Skincare para melasma: melhore sua rotina!
Tempo de leitura: 6 minutos

O reflexo no espelho muitas vezes revela não apenas nossa imagem, mas também os desafios que nossa pele enfrenta. Se você já se perguntou sobre o que estava acontecendo com seu rosto ao se deparar com o melasma, saiba que não está sozinha.

Ao ver manchas na pele, especialmente no rosto, é normal se sentir incomodada e, até mesmo, preocupada. Afinal, pode impactar a autoestima e alertar para a necessidade de algum cuidado específico!

Por isso, essa é a hora de buscar respostas lendo este artigo. Vamos apresentar o que é melasma, quais as principais causas e como adaptar sua rotina de skincare.

Vem com a gente!

O que é melasma e quais as principais causas?

Melasma são manchas na pele que possuem um tom mais escurecido ou rosado, provocados pelo aumento da melanina. Isso ocorre porque há uma atividade maior de melanócitos, ou seja, das células responsáveis pela produção de pigmentos.

Essas manchas podem aparecer em áreas como rosto, braços, mãos, pescoço e colo. Além disso, apesar de não existir uma causa exata, algumas condições influenciam no seu surgimento, por exemplo:

  • Distúrbios hormonais causados pela gravidez, estresse, tratamentos para fertilização ou o uso contínuo de anticoncepcionais;
  • Exposição à luz solar sem a devida proteção ou por muito tempo. Isso ocorre porque a radiação estimula a produção de um hormônio associado com o bronzeamento;
  • Ambiente com temperaturas elevadas também influencia no surgimento de manchas. Um carro que ficou horas no sol, por exemplo.

Tipos de melasma

O melasma pode ser dividido em três categorias, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. São elas:

  • Melasma epidérmico: quando há maior depósito de melanina na camada mais superficial, a epiderme;
  • Melasma dérmico: quando há maior pigmentação na camada mais profunda, a derme. Neste caso, há maior dificuldade no tratamento;
  • Misto: quando há maior depósito de melanina tanto na epiderme quanto na derme.

Skincare para melasma: passo a passo para o cuidado ideal

Skincare para melasma: passo a passo para o cuidado ideal

Antes de seguir qualquer dica de cuidados com a pele, é importante que você visite seu dermatologista. Afinal, é ele quem descobrirá as possíveis causas do melasma, indicando o melhor tratamento.

Ah, mas só posso contar com as orientações médicas? Esse atendimento é fundamental, mas existem outras ações que você pode seguir em paralelo e que vão te ajudar. 

Escolher produtos pensados para peles com manchas e que possuem ativos clareadores são uma ótima opção!

Aqui na Agradal temos o Kit Completo Natural C, desenvolvido com Vitamina C, Niacinamida e Extrato de Acerola. Acompanhe nossa rotina de skincare, pois vamos apresentar os produtos da linha para cada etapa e seus benefícios.

1. Limpeza

Lavar o rosto é a primeira ação da sua rotina. Ao utilizar os produtos corretos, você vai limpar e purificar sua pele, além de uniformizar o tom e reduzir linhas finas.

Os ativos presentes promovem a redução das manchas e trazem uma ação antioxidante, ajudando o envelhecimento precoce.

Agradal indica: Sabonete Facial Natural C

2. Tonificação

O uso de um tônico facial após a limpeza contribui para eliminar os resíduos mais resistentes e equilibrar o pH da pele. Com a desobstrução dos poros e a remoção das células mortas há uma uniformização do tom. 

Para quem tem pele com melasma, é importante escolher itens que possuem ativos clareadores, como a Vitamina C que auxilia na redução de manchas.

Agradal indica: Tônico Antioxidante Natural C

3. Tratamento

Conforme falamos, alguns produtos clareadores são incluídos na rotina de cuidados de peles com melasma. 

A combinação de alguns ativos como Extrato de Camomila e Papaya, por exemplo, atuam de forma gradual no clareamento do rosto, colo e dorso das mãos. A recomendação é de uso contínuo para uniformizar o tom da pele e mantê-la hidratada.

Agradal indica: Creme Clareador Facial Hydra Care

4. Hidratação e proteção solar

Hidratar e proteger são etapas essenciais para uma rotina de skincare completa. E, incluir produtos com ação antioxidante ajudam a neutralizar os radicais livres, partículas que estimulam os melanócitos e, consequentemente, o surgimento das manchas.

Lembra sobre a exposição aos raios solares ser uma das causas do melasma? Então, o uso de proteção solar não deve ser negligenciado mesmo que você fique o dia todo no escritório.

Agora, imagina usar apenas um item e garantir hidratação e proteção solar? Aqui na Agradal juntamos essas duas necessidades em um único produto para facilitar ainda mais seu dia a dia. 

Agradal indica: Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Natural C

5. Etapa complementar

Pensando em deixar sua rotina de cuidados ainda mais completa, existem outros produtos que podem ser adicionados.

Nosso exemplo é a Máscara Argila 25% Antioxidante Natural C, com argila branca na composição, ela revitaliza a pele e ajuda a suavizar as imperfeições.

Vale lembrar aqui que os produtos da linha Natural C são 100% veganos e não testados em animais, além de serem livres de parabenos, petrolatos e sulfatos.

Conclusão + FAQs

Melasma são aquelas manchas na pele com tom mais escuro ou rosado. Elas são causadas por um aumento na produção de melanina e podem ter diferentes fatores, como distúrbio hormonal, exposição ao sol e gravidez.

A rotina de skincare para quem possui manchas na pele deve ser feita com produtos que possuem em sua composição ativos clareadores. 

Esse é o caso do nosso Kit Completo Natural C, acesse a loja e adquira o seu para começar a cuidar da sua pele!

@agradal

Uma linha versátil e muito amada: NATURAL C 🧡 Indicada para todos os tipos de pele, ela mantém sua pele iluminada e hidratada!

♬ som original – Agradal Skincare

E para não restar nenhuma dúvida sobre o assunto, veja algumas perguntas frequentes:

Por que algumas áreas do rosto são mais propensas ao melasma?

Algumas regiões do rosto possuem maior concentração de melanócitos, as células que produzem melanina. São elas: testa, maçãs do rosto e buço

Como as mudanças hormonais afetam o melasma em diferentes fases da vida?

Como dissemos, o distúrbio hormonal é um dos fatores causadores do melasma. Por isso, em fases em que há mudança na produção hormonal, as manchas podem aparecer em maior quantidade. 

Na gravidez, menopausa ou durante o uso de anticoncepcionais, as mulheres podem perceber o surgimento de manchas na pele. Não deixe de visitar um médico especialista para entender melhor o seu caso!

Qual o papel da exposição à luz na piora do melasma?

A luz azul, emitida por eletrônicos, como computadores e celulares, pode aumentar a produção de melanina. Por isso, é importante usar proteção solar mesmo que seja em dia de escritório. Além disso, reduzir o tempo de exposição à luz desses equipamentos pode influenciar!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.