Guia completo do Mapa das Espinhas: como interpretar e tratar a acne em diferentes partes do rosto?

Mapa das Espinhas: saiba como identificar acnes em cada área do rosto
Tempo de leitura: 8 minutos

Você já teve a sensação de que as espinhas sempre aparecem nos “piores” lugares possíveis? E se dissermos que o surgimento delas não é tão aleatório quanto se imagina? Para entender melhor como essa dinâmica funciona é necessário conhecer o mapa das espinhas, estudo desenvolvido pela medicina ayurvédica.

Neste artigo, vamos te explicar o que é essa filosofia e como eles explicam a incidência da acne nas diferentes regiões do rosto. Também apresentaremos um checklist de hábitos que podem ser inseridos na sua rotina para combatê-la.

Venha entender o Mapa da Acne e saiba como cuidar da sua pele!

Entendendo o Mapa das Espinhas 

O mapa das espinhas é uma forma de estudo da acne e suas causas. Esse conceito é utilizado pela medicina ayurvédica — filosofia que acredita no equilíbrio energético para manter a harmonia do seu corpo — e pela medicina tradicional chinesa.

Atualmente, alguns estudos já buscam confirmar essa teoria, como os publicados na revista Medical News Today. Segundo a fonte, o mapa consegue influenciar no tratamento e desvendar as causas conforme a região em que as espinhas aparecem.

Abaixo, apresentamos as regiões em que a acne surge e os motivos, acompanhe:

Têmporas e linha do cabelo

A oleosidade do couro cabeludo é um dos fatores que causam cravos e espinhas na região, uma vez que elas estão muito próximas. Seu cabelo é super oleoso? Então provavelmente sua pele também é oleosa — o que aumenta as chances de você desenvolver acne. 

Por isso, é importante escolher os produtos certos para o seu cabelo — seja no tipo ou na forma de usar. Isso porque existem fórmulas que possuem óleo na composição e podem acabar obstruindo os poros e aumentando a ocorrência de acne.

Lembre-se: na hora de comprar o condicionador ou leave-in para seu cabelo, opte por aqueles mais leves e evite que o produto entre em contato com as têmporas.

Zona T

Se você já pesquisou sobre cuidados com a pele, é provável que esteja familiarizada com a famosa zona T. Essa região é composta pela testa, nariz e queixo — formando um T no centro do rosto.

O principal motivo para surgir acne nessa área é porque ela concentra a maioria das glândulas sebáceas — que são as responsáveis pela produção de sebo. 

Mais sebo = mais chances de desenvolver cravos e espinhas.

Além disso, a zona T está ligada ao sistema digestivo e nervoso. O cuidado com a saúde física e mental também influencia no surgimento de espinhas. 

Leia também: Pele oleosa na Zona T? Descubra as causas e como diminuir a oleosidade

Bochechas

Ter as bochechas cheias de espinhas é desesperador, não é mesmo? Quando elas inflamam, fica ainda pior.

Segundo a medicina ayurvédica, essa área do rosto reflete diretamente na saúde do sistema respiratório. 

Portanto, para aqueles que seguem essa abordagem holística, é fundamental prestar atenção aos seus hábitos. O tabagismo, por exemplo, pode ser o vilão para sua pele.

Outro fator a considerar nessa região é a ocorrência de acne hormonal, também conhecida como acne adulta. Essa condição se dá devido ao aumento na produção de testosterona, que causa mais sebo na pele e, então, mais espinhas.

A acne hormonal é mais comum nas mulheres devido às oscilações hormonais por conta da gravidez ou do ciclo menstrual, por exemplo. Sabe quando você está de TPM e surgem espinhas no seu rosto? A resposta não tem ligação com o chocolate que você comeu.

Além desses fatores já apresentados, existem medidas que contribuem para a prevenção de espinhas na bochecha, confira:

  • Evite passar a mão no rosto com frequência, pois leva bactérias para a pele e, de quebra, ajuda a aumentar a oleosidade. O mesmo vale para ficar espremendo as espinhas, pois poderá piorar a situação — como em quadros de skin picking;
  • Uso do celular junto ao rosto por muito tempo também aumenta a quantidade de bactérias. Por isso, higienizá-lo com frequência é uma forma de reduzir a acne na bochecha;
  • Deixar a fronha do travesseiro por muito tempo acumula impurezas, que são transferidas para o rosto e podem provocar a obstrução dos poros.

Além disso, caso você tenha espinhas inflamadas, as ações acima podem potencializar o processo inflamatório e agravar a situação.

Mandíbula, queixo e pescoço

As espinhas no queixo, especialmente após os 30 anos, são bastante doloridas, além de muito mais propensas a inflamar e deixar marcas. 

Segundo o mapa das espinhas, quando elas surgem nessa região é um sinal de desequilíbrio hormonal e também está relacionada à acne adulta.

Neste caso, o primeiro passo é buscar auxílio médico com um endocrinologista e/ou ginecologista para lidar com a disfunção hormonal. Em conjunto, procure um dermatologista, somente ele poderá definir o melhor tratamento para sua pele.

Como tratar a acne conforme o mapa das espinhas? 

A mudança de hábitos é o primeiro passo para manter sua pele equilibrada e saudável

Além disso, é importante dar atenção especial ao que o mapa das espinhas revela. Dependendo do local onde a acne surge pode ser sinal de disfunção no organismo, como na acne hormonal e os problemas digestivos que citamos.

Ou seja, a saúde da pele está diretamente ligada à saúde integral. Muitas vezes, nosso rosto apenas mostra o que está acontecendo dentro de nós. Fique atenta! 

Mas, é claro que não te deixaríamos sem algumas dicas para cuidar da pele. Além disso, apresentaremos a linha de produtos Bio Control da Agradal, confira alguns dos ativos presentes em todos os cosméticos:

  • Ácido Salicílico: diminui a produção de sebo, desobstrui os poros e traz uniformidade ao tom da pele;
  • Niacinamida: proporciona hidratação, iluminação e clareamento, reduzindo a aparência de manchas;
  • Melaleuca: possui propriedades antissépticas que melhoram o aspecto da acne.

Confira 6 passos para incluir na sua rotina de cuidados:

1. Crie uma rotina diária de skincare

Ao criar uma rotina de skincare, o primeiro passo será lavar o rosto. Faça isso duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.

Essa etapa vai garantir uma limpeza mais profunda da pele e deixar a superfície pronta para receber os próximos cuidados.

Lembre-se de que é indispensável o uso de produtos alinhados com o seu tipo de pele. Para quem tem pele oleosa e com tendência a acne, a linha Bio Control certamente é uma excelente opção.

Assim, incluímos aqui, o Sabonete Gel Facial Bio Control da Agradal que auxilia na remoção das impurezas sem agredir a pele ou dilatar os poros.

2. Não deixe de tonificar a pele do rosto

Depois da limpeza, é hora de tonificar. Essa etapa é essencial para remover, de vez, aqueles resíduos mais resistentes.

Sem falar que ele ajuda a equilibrar o pH da pele e evitar o efeito rebote, que acontece quando tiramos a gordura do rosto e o nosso corpo produz ainda mais para “repor”.

Assim, o próximo item para sua listinha é o Tônico Adstringente Bio Control, que traz uma sensação de equilíbrio ao rosto.

3. Use um sérum para tratamento

Para complementar sua rotina de skincare, o sérum chega para hidratar e auxiliar em tratamentos, como o de clareamento da pele.

Aqui na Agradal, você encontra o Sérum Booster Anti-Imperfeições Bio Control. Com uma fórmula exclusiva e a combinação de 6 ingredientes: 2%* de Ácido Salicílico, a maior concentração permitida pela ANVISA, Melaleuca, Niacinamida, Aloe Vera, Hamamélis e Sílica.

O resultado dessa união está comprovado clinicamente:

  • 85% pele mais hidratada**;
  • 79% melhora na textura da pele**;
  • 76% menos oleosidade**;
  • 73% mais uniforme**;
  • 73% menos poros dilatados**.

Você pode utilizá-lo de manhã, antes da proteção solar, e à noite, após a higienização.

Leia também: Sérum Booster Bio Control: seu novo aliado contra acne e oleosidade!

4. Não deixe de hidratar a pele 

Além do sérum, sua rotina de skincare pode ter ainda mais hidratação. Afinal de contas, se não estiver hidratada o suficiente, sua pele pode ficar ainda mais oleosa, e, assim, ter mais espinhas. 

Então, mesmo com a aplicação do sérum, que auxilia nesse processo, você pode ainda optar por um produto mais específico, como o Hidratante Protetor Efeito Matte FPS 35 Bio Control

Ele hidrata, protege contra a radiação solar e ajuda a controlar as imperfeições. Com proteção UVA + UVB, ele deve ser usado pela manhã e reaplicado ao longo do dia. Sua composição ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.

Já na rotina de cuidados noturna, a hidratação fica com o Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care. Com ativos naturais que possuem ação 6 em 1, ele hidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza a pele do seu rosto.

5. Aposte em produtos complementares

Além dos produtos apresentados como etapas essenciais para sua rotina de skincare, considere mais dois processos complementares. 

Esfoliação no rosto

A esfoliação é um processo importante que remove a pele morta do rosto, abrindo espaço para uma renovação total! Assim, você consegue uma textura mais macia e lisa.

Mas atenção! Se você possui espinhas, é necessário ter cuidado ao escolher o esfoliante usado. Ele precisa ser suave para não agredir a pele e agravar as inflamações, sem deixar a eficácia de lado.

Nosso Esfoliante Gel Facial Bio Control, além dos ativos presentes em toda a linha, conta com partículas abrasivas feitas de semente de jojoba e arroz. Ou seja, ele não utiliza microplásticos na sua composição.

Esse produto garante uma remoção completa das impurezas, enquanto respeita a barreira de proteção natural da pele e, de quebra, não polui o meio ambiente.

Por ter ativos naturais, o Esfoliante Gel Facial Bio Control pode ser usado até 3 vezes por semana.

Argila verde

Pensa que acabou? A rotina de skincare e o cuidado com a pele são importantes para manter a autoestima lá nas alturas, além de trazer mais saúde para a sua vida. 

Por isso, você pode complementar os cuidados com produtos como a Máscara Argila 25% Matificante Bio Control

Ela traz uma poderosa combinação de ingredientes adstringentes e antissépticos, que ajudam a controlar a oleosidade e combatem espinhas e poros dilatados. Recomendamos que você use a nossa máscara de 1 a 2 vezes por semana!

Conclusão

Como você viu, o mapa das espinhas oferece uma maneira perspicaz de entender as causas da acne conforme sua localização no rosto. Utilizando como base na medicina ayurvédica e na medicina tradicional chinesa.

Vale ressaltar que todos os cuidados ou tratamentos adotados devem ter orientação de um profissional especializado.

Além disso, é importante escolher produtos que deem match com a sua pele. Afinal de contas, você quer que ela fique tranquila, sem produção excessiva de óleo e com uma textura macia e saudável, certo?

Então, não deixe de conhecer o Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control Agradal. Um conjunto de produtos desenvolvidos especialmente para a pele oleosa e com acne. Mais amor e cuidado para sua rotina de skincare. 

(*) Refere-se ao WS SA50.

(**) Teste de percepção realizado com 33 voluntários durante 30 dias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.