Manchas no rosto: entenda as causas e encontre soluções eficazes

Manchas no rosto: principais causas e como solucionar
Tempo de leitura: 6 minutos

As manchas no rosto são um processo de hiperpigmentação, ou seja, escurecimento da pele. Inclusive, trata-se de uma condição mais comum do que você imagina. As estimativas gerais das taxas globais de prevalência do melasma variam de 1% na população em geral, e 9% a 50% em populações em risco, segundo estudos científicos.

Portanto, se notar algumas regiões cutâneas com pigmentação mais escura do que o normal, não há motivo para desespero — na maioria dos casos.

A verdade é que as manchas, normalmente causadas pelo excesso de produção de melanina, não precisam de tratamento. A maior parte das pessoas que optam por removê-las o fazem por questões estéticas e está tudo bem!

Há diversos fatores que podem causar o aumento da melanina na pele, escurecendo certas áreas do rosto, das mãos, das costas e do colo, por exemplo. Já os sintomas são apenas visuais e são alterações que variam de tamanho e tons de marrom.

Vale ressaltar que não há diferença na textura. Ou seja, a hiperpigmentação de pontos específicos sobre a pele não é rugosa, nem tem o formato de pintas ou verrugas, que crescem para cima. Caso esse seja o seu caso, procure um dermatologista imediatamente! 

Quer saber mais detalhes? 

Veja a seguir o que causa o escurecimento da pele, quais os principais tipos, o que é indicado no tratamento de manchas escuras no rosto, e como combatê-las para ter uma pele uniforme e saudável. Leia nosso conteúdo até o final.

O que causa as manchas no rosto? 

Existem diversas situações que podem causar manchas na derme. Entre elas estão a exposição solar intensa, variação hormonal, inflamações cutâneas e reações adversas por medicamentos.

Alergias e diabetes, embora também possam gerar o aparecimento de manchas no rosto, são causas mais raras.

Confira, abaixo, alguns detalhes sobre as principais causas:

  • Acne: o ato de espremer as temidas espinhas é um dos principais causadores do aparecimento de manchas. Acnes que passaram pelo processo inflamatório grave também podem deixar marcas escuras no rosto; 
  • Alergia: geralmente causadas por alimentos, cosméticos ou contato com objetos. As manchas nesse caso costumam ser vermelhas ou marrons; 
  • Alterações hormonais: seja na gravidez ou menopausa, as variações hormonais ao longo da vida das mulheres podem provocar manchas escuras em determinadas regiões do corpo. Elas são popularmente conhecidas como melasma; 
  • Exposição ao sol sem proteção: não usar proteção solar durante a exposição ao sol é um fator que pode desencadear manchas, especialmente em pessoas de pele branca ou parda. 

Quais são os principais tipos de manchas?

Agora que você entendeu quais são as causas mais comuns para o surgimento de manchas, vamos conhecer os tipos, acompanhe:

Acne

As manchas causadas pela acne resultam da cicatrização de um processo inflamatório que pode variar de grau. Quanto mais elevado, maior é a mancha e, na maioria das vezes, pode vir acompanhada de uma cicatriz. 

Por isso, é fundamental não espremer as espinhas. Além disso, consultar um dermatologista para avaliar e prescrever uma medicação adequada vai ajudar a reduzir o aparecimento de manchas. 

Sol

A exposição ao sol é considerada um dos fatores que mais causa manchas na pele devido a uma série de motivos. Entre eles podemos destacar:

  • Estímulo da produção de melanina: o aumento da produção de melanina é uma reação comum ao contato da pele com o sol. Contudo, esse quadro pode ser irregular para algumas pessoas, o que desencadeia no surgimento de manchas escuras ou descoloração;
  • Hiperpigmentação: essa situação está associada com o escurecimento de áreas específicas da derme, resultando em sardas, manchas escuras ou melasma. Normalmente, a causa é a produção de melanina em áreas localizadas e não uniforme;
  • Danos ao DNA da pele: o contato excessivo com o sol ainda pode danificar a sua estrutura genética. Nesses casos, as consequências podem variar entre manchas escuras e o desenvolvimento de um câncer de pele;
  • Envelhecimento da pele: os raios UV causam danos sérios ao colágeno e a elastina da cútis, com isso, as rugas, linhas finas e marcas senis surgem com maior facilidade.

Diante de todos os pontos apresentados fica claro que: o uso de proteção solar é indispensável.

Melasma

Esse é um tipo de mancha que incomoda bastante, especialmente as mulheres, já que estão mais propensas ao surgimento. Elas geralmente surgem nas maçãs do rosto e na testa e por serem mais escuras causam incômodo. 

O melasma costuma ser confundido com a mancha branca no rosto, contudo, não são a mesma coisa. Isso porque o melasma é uma hiperpigmentação.

Embora não seja possível acabar definitivamente com essas manchas, já existem tratamentos eficazes para clareá-las e até mesmo impedir que voltem a surgir ou escureçam novamente. 

Combatendo as manchas no rosto

Talvez você esteja se perguntando: como é possível se livrar das manchas de uma vez por todas? Pois bem!

O interessante é que, dependendo do fator que causou as manchinhas, podemos tratá-las e até mesmo eliminá-las por completo. E o melhor: algumas das opções de tratamento são bastante simples e acessíveis

Veja a seguir:

Laser e luz pulsada 

Ambos os tratamentos podem ser considerados ótimos aliados para cuidar das manchas. O laser é mais indicado para a remoção de manchas escuras e cicatrizes de acne. 

Já a luz pulsada intensa (IPL) abarca mais algumas possibilidades para tratar os problemas de pigmentação, como: marcas de envelhecimento, sardas, rosácea, remoção de manchas solares e outras. 

O ponto negativo é ser um tipo de tratamento bastante caro e pode ser doloroso para a maioria das pacientes.

Luz pulsada para o tratamento de manchas

Peeling químico

A ideia aqui é fazer uma esfoliação poderosa com a aplicação de uma solução líquida. Com isso, há uma substituição de toda a camada cutânea por células novas. 

O lado ruim é que o peeling, por consistir na descamação total da pele, pode gerar desconfortos estéticos como vermelhidão e extrema sensibilidade até a finalização do tratamento. 

Além disso, trata-se de uma opção abrasiva que exige investimentos relativamente altos.

Cremes clareadores

Certamente uma das opções de tratamento mais fáceis e menos invasivas quando o objetivo é tratar as manchas no rosto. 

Os cremes clareadores possuem ativos que agem no clareamento da pele de maneira uniforme, sem causar nenhum tipo de desconforto. 

Também não incluem produtos abrasivos ou processos químicos. Ah, sem falar que são soluções com ótimo custo-benefício!

Opções naturais para clareamento de manchas

Para aquelas pessoas que não querem se submeter a procedimentos químicos, os cremes clareadores de qualidade possuem ativos 100% naturais de eficácia comprovada.

O extrato de camomila, por exemplo, apresenta evidência científica sobre sua eficácia no tratamento de manchas corporais. Um estudo publicado pelo Journal of Cosmetic Dermatology, descobriu que o óleo da planta equilibrou a pigmentação, clareou pontos e melhorou a textura na pele de pacientes após 12 semanas de tratamento.

Já o extrato de papaia, princípio ativo de diversos cremes clareadores, consegue remover células mortas, diminuir a percepção de rugas e manchas no rosto, bem como clarear as regiões afetadas.

O legal das soluções totalmente naturais, como as que citamos acima, é que elas podem ser aplicadas tanto no rosto, quanto nas mãos, braços e colo. Basta escolher a que mais tem a ver com você!

Uma boa dica é o Creme Clareador Facial Hydra Care da Agradal. Ele possui os dois principais extratos benéficos que citamos, camomila e papaia, e age gradualmente no clareamento da pele.

É claro que, na dúvida sobre o melhor tratamento para o seu caso, a saída mais indicada é falar com um profissional especializado. Um dermatologista de confiança pode aconselhar sobre quais são as opções mais indicadas para casos recorrentes ou mediante o aparecimento de manchas com texturas suspeitas.

Vale, também, o lembrete de que a prevenção é o melhor remédio. Por mais clichê que possa parecer, evitar o aparecimento ou o agravamento das manchas no corpo não é assim tão complicado.

Use filtro solar, faça o procedimento de limpeza duas vezes ao dia, não deixe o tratamento para depois e esteja atenta à saúde da sua pele, sempre!

Vitamina C: um poderoso ativo para o clareamento de manchas no rosto

A vitamina C é um grande auxiliar nesse tipo de tratamento: suaviza as manchas no rosto e uniformiza o tom da pele

Ela ainda auxilia na sintetização do colágeno, como resultado você conquista uma pele mais firme e elástica: outro benefício somado ao clareamento de manchas no rosto.

Por isso, ao escolher o creme clareador de manchas no rosto, lembre-se de que os melhores são os dermocosméticos com vitamina C em sua composição: como o kit natural C, desenvolvido pela Agradal. Ele é composto por um sabonete líquido facial, um tônico antioxidante para todos os tipos de pele e um creme hidratante com protetor FPS.

Kit Natural C da Agradal com Vitamina C

Além de conter apenas ativos naturais e ser 100% vegano, seus produtos contêm uma alta concentração de vitamina C, devido à sua fórmula nanoencapsulada, assim como o extrato de acerola que possui 100 vezes mais vitamina C do que a laranja. Agora que você já aprendeu sobre os benefícios da Vitamina C para uma pele uniforme e viçosa, experimente o Kit Natural C e comprove!

@agradal

E aí? O Natural C é o sabonete ideal para o seu tipo de pele? 🧡 Se você já usou, conta para gente aqui o que achou! Não experimentou ainda? Corre para o link da bio garantir o seu!

♬ som original – Agradal Skincare
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.