O que é hiperpigmentação da pele e como tratar as manchas indesejadas?

Hiperpigmentação da pele: o que é e como tratar?
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já notou algumas manchinhas mais escuras em seu rosto ou nas mãos? Muitas vezes, elas são resultados de um processo natural que acontece com várias pessoas, chamado de hiperpigmentação da pele.

Essas marcas são causadas por diferentes fatores, que vão desde alterações hormonais até descuidos na hora de sair ao sol, como estar sem proteção solar.

Apesar de serem um pequeno incômodo e trazerem impactos para a autoestima e bem-estar, as manchas podem ser reduzidas, basta adotar alguns cuidados extras e buscar o tratamento correto!

Quer saber o que é a hiperpigmentação da pele e como tratar essa condição?

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a hiperpigmentação da pele?

A hiperpigmentação é uma condição dermatológica provocada pelo aumento na produção de melaninapigmento responsável pela coloração da pele

Sua principal característica é o escurecimento ou a coloração irregular de determinadas áreas do corpo. Alguns pontos onde as manchas podem ser identificadas são as mãos, bochechas, testa, nariz e parte superior dos lábios.

O excesso de pigmento é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades e tipos de pele. 

E, embora seja indolor, a hiperpigmentação causa incômodo na aparência de quem tem, gerando problemas de autoestima e segurança. Por conta disso, muitos buscam por tratamentos para clarear e uniformizar o tom da pele

O que causa essa condição? 

A exposição solar, sem proteção adequada, é um forte agravante para essa condição. Mas não é a única forma de aumentar a produção de melanina. 

O excesso de pigmento tem diferentes causas, por exemplo:

  • Predisposição genética; 
  • Alterações hormonais; 
  • Gravidez; 
  • Envelhecimento;
  • Uso de anticoncepcionais; 
  • Consumo de alguns tipos de medicamentos; 
  • Processos inflamatórios provocados por espinhas;
  • Traumas na pele; 
  • Doenças endócrinas; 
  • Cosméticos que provocam reação alérgica; 
  • Tumores. 

Tipos de hiperpigmentação

Existem várias formas de hiperpigmentação da pele, incluindo pós-inflamatória, lentigo, melasma e axilas escuras. Falaremos sobre cada uma delas abaixo:

Axilas escuras e outras áreas íntimas 

O atrito natural da pele já é um causador de manchas. Somado à depilação com cera ou lâmina, a região fica ainda mais sensível e escura, especialmente em quem tem predisposição. 

Por isso, dar pausas consideráveis entre as depilações é fundamental para deixar a pele descansar. E não esqueça da hidratação! Ela é essencial na rotina de cuidado, especialmente quando feita com cremes de ação clareadora. 

Lentigo

Popularmente conhecida como mancha de sol, sua incidência pode acontecer em várias partes do corpo — rosto, braços, mãos, peitos e ombros.

Essas manchas podem se tornar ainda mais escuras quando a exposição à luz solar acontece de forma recorrente e sem a proteção adequada. 

Portanto, o uso de produtos com proteção solar ou roupas que impeçam que os raios UV alcancem a pele diretamente, é essencial para evitá-las e prevenir o escurecimento das que já existem.

Melasma

Seu aparecimento pode ser causado por diferentes fatores, sendo a predisposição genética a maior influência. Nas mulheres, durante a idade fértil, acontecem várias alterações hormonais, provocando o surgimento do melasma. 

Medicamentos usados para controle de crises epilépticas, doenças endócrinas, tais como problemas na tireoide ou nos ovários, também são fatores causadores do melasma.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Esse tipo de mancha é o resultado de processos inflamatórios provocados por espinhas, queimaduras, lesões variadas ou algum tipo de irritação na pele devido ao uso excessivo de cosméticos.

No caso de hiperpigmentação pós-inflamatória, é indicado procurar ajuda médica para cuidar das espinhas ou qualquer outra lesão, evitando que a situação se agrave.

Como tratar as manchas indesejadas? 

O primeiro passo para saber como tratar a hiperpigmentação da pele é consultar um dermatologista. Ele avaliará as manchas por meio de exames para descobrir as causas e prescrever o tratamento ideal, como:

  • Cosméticos com ação clareadora por agirem diretamente na redução da produção da melanina; 
  • Proteção solar também trata-se de uma opção para usar tanto na prevenção como no tratamento de manchas;
  • Peelings químicos para a renovação da pele. A terapia consiste na aplicação de um produto químico que age diretamente na remoção das células mortas, dando lugar a uma pele renovada e menos pigmentada;
  • A aplicação de laser ameniza a aparência das manchas causadas pela hiperpigmentação da pele. Somente o profissional habilitado poderá conduzir a terapia, pois ele definirá a intensidade da descarga de luz conforme necessário.

Uma dica extra é incluir produtos com ingredientes específicos, como Vitamina C e Niacinamida. Os produtos da Agradal contam com esses ativos e outros para te ajudar a cuidar das manchas indesejadas!

Mais cuidado e amor com a sua pele

Nosso objetivo com este artigo é proporcionar informação e atualização para quem nos acompanha. 

Aqui na Agradal, além de desenvolvermos produtos para todos os tipos de pele, também criamos conteúdos informativos e educativos sobre cuidados, rotina e beleza. 

Afinal, a atenção com nosso rosto não é apenas necessidade, é um gesto de autocuidado e amor-próprio que traz segurança, confiança e leveza.

Acesse o blog da Agradal e dê mais atenção e amor à sua pele.

@agradal

Chegou o Hidratante Protetor Efeito Matte FPS35 Natural C 🧡 Deixa sua pele protegida, hidratada e com efeito matte!

♬ som original – Agradal Skincare
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Sérum Booster Bio Control: seu novo aliado contra acne e oleosidade!

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.