Hidratante para o rosto: quais benefícios e como escolher?

Hidratante para o rosto: saiba como escolher o ideal!
Tempo de leitura: 8 minutos

Levante a mão quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher um hidratante para o rosto! Diante de tantas alternativas nas prateleiras, é normal não saber qual o melhor para sua pele.

Mas relaxe! Você veio ao lugar certo para descobrir como decidir sobre a opção mais vantajosa para as suas necessidades e particularidades.

Afinal, a hidratação é uma parte importante da rotina de skincare e não pode ser feita de qualquer jeito. Venha com a gente e tenha tranquilidade para escolher os produtinhos que dão match com o seu rosto!

Qual a importância do uso diário do hidratante para o rosto?

O momento de hidratar o rosto não é apenas uma etapa na rotina de skincare, mas um sinal claro de amor-próprio e autocuidado! Afinal, de nada adianta você arrasar nas etapas de limpeza, tonificação e tratamento, se sua pele estiver desidratada.

Vamos entender melhor a parte da proteção, um dos motivos que colocam a hidratação como parte importante do seu dia. Essa ação reforça a barreira lipídica da pele, responsável por impedir que agentes externos causem infecções ou irritações, segundo a Revista Científica de Estética e Cosmetologia.

A barreira lipídica é formada por gorduras — como ceramidas, ácidos graxos livres e colesterol — e age como um verdadeiro escudo para sua pele. 

Ah, então está associado com peles oleosas? Não, ela faz parte da quantidade natural de sebo que todas precisamos ter. É importante lembrar que uma pele é considerada oleosa quando possui produção excessiva de óleo. 

Além desse reforço, usar hidratante para o rosto proporciona menos irritações e uma textura macia, melhorando a elasticidade e luminosidade.

E com o produto certo, as células da pele são hidratadas, o que reduz a perda do colágeno e evita o envelhecimento precoce.

Neste sentido, o processo de decisão se torna uma jornada de personalização para a rotina de skincare, em busca de uma pele saudável e radiante. Pronto para começar?

Como escolher o melhor hidratante para o rosto?

O primeiro ponto sobre a escolha do hidratante para o rosto é saber qual o seu tipo de pele. Por exemplo, pele mista ou oleosa? Pele seca? Pele equilibrada? Identificar a sua vai fazer a diferença. 

Caso você não saiba qual o seu tipo de pele, o mais indicado é procurar um médico especialista para que ele possa te direcionar. Assim, poderemos passar para a próxima etapa.

Pele seca

Se você possui uma pele seca, precisa, mais do que nunca, repor a água necessária! Eles devem ter ativos como óleos naturais, manteigas vegetais e Ácido Hialurônico. 

Principais características: descamação, aparência sem viço e luminosidade, coceira, sensibilidade e manchas avermelhadas.

Pele oleosa

Aqui, precisamos do oposto! Como a pele produz excesso de sebo, é importante que o hidratante controle essa característica. Caso contrário, vai acabar piorando a situação!

Principais características: poros dilatados, aspecto brilhante na zona T, tendência à acne e sensação de pele pesada.

Pele mista

Se a sua pele possui parte seca e oleosa, você precisa de um hidratante para o rosto que tenha dupla ação. Assim, ele vai poder agir corretamente nas regiões mais secas e nas mais oleosas.

Principais características: excesso de óleo na zona T, ressecamento nas demais áreas e poros dilatados.

Pele equilibrada

A pele equilibrada é aquela oleosa na medida certa. Neste caso, é indicado que use um hidratante facial para manter a proteção lipídica sem passar do ponto. Portanto, opte pelos que possuem rápida absorção e fórmula mais leve.

Principais características: aparência homogênea, elástica, pouca visibilidade dos poros.

Existe diferença entre o hidratante facial diurno e o hidratante facial noturno?

Na sua busca por um hidratante para o rosto, você já deve ter se deparado com uma dúvida muito comum: o diurno e o noturno são iguais? Bom, não exatamente!

O hidratante facial diurno tem como característica ser mais leve e oferecer uma camada mais fina. Isso porque ele, geralmente, vai antes da maquiagem

Outro detalhe que vem se tornando frequente na maioria desses cosméticos é a combinação com a proteção solar. Assim, além de cuidar da sua pele, ainda protege contra a exposição do sol.

Já o hidratante facial noturno, tem outro objetivo, como o relaxamento e frescor para a pele. Com uma fórmula pensada para agir enquanto você dorme, ele vai ajudar na renovação celular e nutrição intensiva.

Então, preciso escolher um deles? Não! A ideia é incluir as duas versões de hidratante para o rosto em sua rotina!

Além disso, existem os produtos multifuncionais que podem ser usados tanto de dia quanto de noite. Aqui na Agradal temos como exemplo:

Aqui na Agradal tem produtos multifuncionais que podem ser usados tanto de dia quanto de noite.

Hidratante com FPS: proteção e hidratação em um só produto

Como dito, muitos dermocosméticos diurnos estão apostando na combinação entre hidratação e proteção FPS + UVA e UVB. Desse modo, você consegue concluir duas etapas da skincare em um único produto, facilitando e agilizando o dia a dia.

E o hidratante com FPS substitui o protetor solar? Apesar de oferecer proteção contra os raios solares, esse item não substitui totalmente o uso do protetor solar tradicional. Então, se você for para praia ou ficar muito tempo exposta ao sol — onde haverá contato com a água e/ou suor excessivo—, não deixe de complementar a proteção.

Por fim, vale lembrar que não é porque trabalha o dia todo em escritório, que pode ignorar a proteção solar. Saiba que computadores, celulares e lâmpadas emitem luz e ela pode prejudicar a sua pele caso não tenha proteção.

Conclusão + FAQs

Escolher um hidratante para o rosto que seja ideal para o seu tipo de pele é o primeiro passo para obter todos os benefícios deste produto. Essencial na rotina de skincare, ele melhorará a textura, elasticidade e prevenir o envelhecimento precoce.

Bom, né? Além disso, quando vem com FPS, ele cuida do seu rosto em momentos de exposição solar, te ajudando a evitar o surgimento de rugas e manchas indesejadas.

Portanto, um hidratante para o rosto escolhido com calma e dedicação pode ser um grande aliado para a rotina de skincare. 

Aqui na Agradal temos três produtinhos para te apresentar, confira:

ProdutoHidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Natural CHidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio ControlHidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care
AtivosVitamina C, Vitamina E e Niacinamida.Ácido Salicílico, Niacinamida e Melaleuca.Extrato de Pepino, Niacinamida, Ácido Hialurônico, Extrato de Algas Marinhas e Água de Coco.
UsoIdeal para usar durante o dia devido ao seu fator de proteção.Ideal para usar durante o dia devido ao seu fator de proteção.Ideal para uso noturno, mas pode ser usado pela manhã também.
Tipo de peleTodos os tipos de pele.Para peles oleosas e com tendência à acne.Todos os tipos de pele.
BenefíciosHidrata, protege contra a radiação solar e ajuda a uniformizar o tom da pele.Hidrata, protege contra a radiação solar e auxilia no controle da oleosidade.Hidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza.
@agradal

Descubra o poder da Agradal: skincare sustentável e acessível para transformar sua rotina e sua pele. 💚✨

♬ som original – Agradal Skincare

Ainda tem dúvidas? Não tem problema! Veja essas perguntas e respostas:

Posso aplicar maquiagem sobre o hidratante diurno sem prejudicar sua eficácia?

Sim. Mas lembre-se de aplicar a make apenas quando perceber que todo o hidratante foi absorvido pela pele. Além disso, sempre que possível, escolha itens de maquiagem que sejam pensados para o seu tipo de pele.

Há vantagens em usar hidratante diurno mesmo em ambientes internos?

Sim. Como dissemos, os computadores e celulares emitem luz, que também afeta a saúde da pele do rosto. Além disso, os efeitos do hidratante vão continuar independente do local que você passa o dia.

Qual é o impacto de aplicar hidratante noturno antes de uma noite de sono irregular?

Mesmo que a madrugada não seja de sono, você não deve deixar de usar o produto. Porém, é importante saber que o resultado varia. Afinal de contas, o hidratante facial noturno é desenvolvido para agir enquanto seu corpo — e sua pele — estão descansando.

O sono é o momento de regeneração — e isso vale para seu rostinho também!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.