Conheça os graus de acne e encontre a melhor abordagem de tratamento

Graus de acne
Tempo de leitura: 10 minutos

Já sentiu como se as espinhas fossem companheiras constantes em sua vida? Independente da idade, os graus de acne podem causar frustração e abalar bastante a autoestima das pessoas.

No entanto, essa não precisa ser uma situação para toda a vida. O primeiro passo é entender que nem todos os tipos de acne são iguais. Ao descobrir isso, é possível definir uma abordagem adequada de tratamento, transformando a forma como você se olha no espelho.

Venha aprender mais sobre a acne, suas causas, graus, tipos e abordagens para lidar do melhor jeito.

É hora de exalar amor-próprio e autocuidado! Boa leitura!

O que é e quais são as principais causas da acne?

Sabe aquelas marquinhas que ficam na pele? Elas são consequência da acne — resultado da obstrução dos poros por conta de células mortas, excesso de óleo e, às vezes, bactérias. Isso desencadeia no surgimento de lesões cutâneas, como espinhas, cravos, cistos e pústulas.

  • Cravos brancos: surgem quando a glândula está bloqueada, criando uma manchinha branca na pele;
  • Cravos pretos: ocorre de modo semelhante ao cravo branco, contudo, a passagem fica aberta, a cor mais escura se deve a reação química e a oxidação dos resíduos dentro do poro;
  • Espinhas: acontece quando as glândulas sebáceas ficam vermelhas, inflamadas ou infectadas. Em alguns casos, elas possuem pus.

Embora seja mais comum na adolescência devido à produção de hormônios, a acne também afeta os adultos. Inclusive, temos um artigo completo sobre o tema no nosso blog, clique aqui para ler.

Além dessa produção excessiva de óleo e dos hormônios, existem outros fatores que desencadeiam o surgimento da acne, confira:

  • Má higienização da pele (inclusive dormir de maquiagem);
  • Hábitos alimentares desequilibrados;
  • Quadros de estresse;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Predisposição genética;
  • Proliferação de bactérias;
  • Obstrução dos poros;
  • Uso de cosméticos inadequados ao seu tipo de pele.

Só quem tem pele oleosa pode ter acne?

Talvez você esteja considerando que a ausência do excesso de óleo significa não se preocupar com a acne, certo?

A verdade é que nem toda pele oleosa será obrigatoriamente acneica. Por outro lado, as pessoas com pele não oleosa podem desenvolver. Afinal, a oleosidade constitui apenas um dos fatores que desencadeiam a condição.

Porém, é fundamental ressaltar que: pessoas com uma pele mais propensa à oleosidade, precisam ter mais atenção com a rotina de cuidados. A manutenção constante da limpeza e o uso de produtos adequados devem ser os pontos principais da sua skincare!

Quais são os graus de acne e como identificar?

No início, falamos que a acne tem diferentes graus e tipos e agora é a hora de falar um pouco mais sobre essa classificação. Dessa forma, você vai conseguir entender melhor onde o seu caso se encaixa e como deve proceder. 

Acne Grau 1

Este é o estágio inicial, considerado o mais leve entre todos, pois a pele acneica apresenta apenas cravos, sem espinhas. Neste caso, a principal abordagem envolve o tratamento tópico, falaremos sobre ele mais adiante. 

Acne Grau 2

A partir do segundo grau já começam a surgir pequenas espinhas e lesões com pontos amarelos de pus. A opção de tratamento ainda é tópica, mesmo que já exista um quadro de inflamação.

Acne Grau 3

O que difere o terceiro nível do anterior é que as lesões serão mais profundas e bem inflamadas. Em alguns casos, ainda podem surgir cistos. Para identificar o melhor tratamento é necessário buscar auxílio de um médico especialista.

Acne Grau 4

O estágio mais avançado da acne envolve a presença de cravos, espinhas, grandes lesões, abcessos conectados e cicatrizes irregulares. Neste caso, a presença de manchas e marcas torna a aparência da pele menos uniforme.

Diante disso, é importante ressaltar que o diagnóstico precisa ser feito por um dermatologista especialista para assim iniciar um tratamento adequado.

Quando devo procurar ajuda de um especialista?

Todas as abordagens de tratamento devem incluir acompanhamento com médico dermatologista. Ele que irá determinar o grau de acne e quais os procedimentos necessários.

O surgimento de espinhas em período de pico hormonal — como o pré-menstrual — é normal. Porém, quando há surgimento fora deste período, inflamação constante e muitos cravos, deve-se procurar um médico.

Não utilize medicamentos tópicos ou de via oral sem orientação de um profissional. 

Como posso tratar a acne de forma correta?

Agora que você já tem conhecimento sobre os diferentes graus de acne, é hora de focar nas melhores abordagens de tratamento.

Como visto, dependendo do agravamento (3 e 4), apenas o médico poderá indicar qual a melhor solução para o problema. 

No entanto, para os estágios 1 e 2, que se beneficiam dos tratamentos tópicos, existem diversos hábitos que podem manter uma pele equilibrada. Confira alguns:

  • Estabelecer uma rotina de cuidados que inclua o uso de produtos esfoliantes, séruns e máscaras faciais;
  • Adotar uma alimentação saudável, dando preferência para alimentos que reduzem a inflamação, como salmão, frutas, legumes e sementes de girassol;
  • Evitar o consumo excessivo de frituras e doces.

Atenção: ao escolher quais produtos vão compor sua skincare esteja atenta! Opte por opções que não tenham óleo na composição.

Procure por marcas veganas e cruelty free, ou seja, que não testam em animais. Os produtos aqui na Agradal são exatamente assim, conheça todos eles e encontre os melhores para seu tipo de pele.

@agradal

Descubra o poder da Agradal: skincare sustentável e acessível para transformar sua rotina e sua pele. 💚✨

♬ som original – Agradal Skincare

Há alguma rotina básica de skincare que ajude com a acne?

Sabendo que o cuidado com a pele acneica é indispensável, é preciso conhecer os passos de uma rotina de skincare. Ah, e a Agradal tem o produto certo para cada etapa, confira:

ETAPAPRODUTOFUNÇÃOFREQUÊNCIAINDICAÇÃO
1. LimparSabonete FacialLimpeza completa, eliminando as impurezas e resíduos de poluição. Prepara a pele para as próximas etapas.Manhã e noite, diariamente.Sabonete Gel Facial Bio Control
2. TonificarTônico AdstringenteAjuda a equilibrar a oleosidade e o pH da pele.Manhã e noite, diariamente.Tônico Adstringente Bio Control
3. TratarSérumFortalece a barreira de proteção natural, combate o brilho excessivo e melhora o aspecto e a textura.Manhã e noite, diariamente.Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control
4. HidratarHidratante toque secoHidrata, nutre, refresca, uniformiza, repara e revitaliza a pele enquanto você dorme.À noite, diariamenteHidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care
4. HidratarHidratante ProtetorHidrata e protege a pele contra as ações externas. Previne o envelhecimento e as marcas causadas pelos raios solares.Pela manhã, diariamenteHidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control
ComplementarMáscara FacialAuxilia no controle da oleosidade e combate cravos, espinhas e poros dilatados.1 a 2 vezes por semanaMáscara Argila 25% Matificante Bio Control
ComplementarEsfoliante FacialRemove as células mortas, promovendo uma textura mais uniforme sem ressecar.De 2 a 3 vezes por semanaEsfoliante Gel Facial Bio Control
ComplementarÁgua MicelarPromove a limpeza e a hidratação da pele com suavidade. Quando usar maquiagem, sempre antes da etapa 3 TratarÁgua Micelar Hydra Care

Resumo do que você aprendeu e perguntas frequentes

Ao longo deste artigo, mostramos quais são os graus de acne e que essa doença causa cravos, espinhas e cistos na pele. Além disso, você já sabe como identificar os diferentes níveis e as causas, como oleosidade, produção hormonal e histórico familiar.

Entre os tratamentos possíveis encontramos medicamentos tópicos e o uso de produtos específicos. No entanto, vale lembrar que é essencial o acompanhamento com um médico especialista para definir o grau da acne e a forma de cuidado. 

Quer saber mais sobre o surgimento da acne e os cuidados com a pele oleosa? Veja algumas das perguntas mais frequentes:

É possível tratar diferentes graus de acne ao mesmo tempo?

Sim! Além do tratamento oferecido pelo especialista, há algumas ações que podem ser tomadas diariamente, como:

  • Lave o rosto 2 vezes por dia;
  • Evite tocar o rosto com as mãos sujas;
  • Não esfregue a pele ou esprema as espinhas;
  • Evite a exposição ao sol.

A genética desempenha um papel significativo nos diferentes graus de acne?

Sim! Como já adiantamos, a herança genética é um dos fatores de surgimento e desenvolvimento da doença. Mas, não é o único. Por isso, irmãos podem ter diferentes peles e graus de acne.

Como a rotina diária pode influenciar positivamente nos resultados dos tratamentos para acne?

Por ser um dos principais fatores de aumento da acne, o controle da oleosidade na pele pode auxiliar na redução de cravos e espinhas. 

Para isso, é importante ter uma rotina de skincare completa e adequada ao seu tipo de pele.

Aqui na Agradal, você encontra linhas completas para o cuidado com a sua pele. Além de fórmulas pensadas para a sua saúde, nós temos o Selo PETA e o Eu Reciclo, certificações que reforçam nosso cuidado com você e com o mundo!

E o nosso Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control é o mais indicado para peles oleosas e com tendência à acne. Acesse o site e mergulhe na experiência Bio Control, revelando sua beleza natural!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.