É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Limpeza de pele: a verdade sobre extração de cravos
Tempo de leitura: 6 minutos

Ter uma pele equilibrada, macia e sem imperfeições é o desejo de muitas pessoas. Contudo, no caminho para alcançar esse objetivo surge uma importante dúvida: será que devo fazer a extração de cravos e espinhas ou não?

Afinal, trata-se de um procedimento que, se realizado de maneira inadequada, pode resultar em marcas e cicatrizes. Diante dessa preocupação, a limpeza de pele poderia ser uma aliada?

Aqui na Agradal não gostamos de deixar ninguém com a cabeça cheia de perguntas, por isso preparamos um artigo completinho sobre o assunto.

Continua a leitura para descobrir como extrair os cravos e qual a melhor abordagem para evitar danos ao rosto.

Acompanhe!

Como é feita a limpeza de pele que tira cravos?

Para quem ainda não sabe se é possível extrair cravos com a limpeza de pele, nós temos uma notícia: sim, você pode!

Mas antes de sair agendando o procedimento ou realizando em casa, saiba que existem algumas etapas a serem cumpridas. Observe os tópicos abaixo para entender melhor:

Esfoliação

O processo de esfoliação representa uma limpeza profunda, removendo fisicamente ou quimicamente as células mortas, desobstruindo os poros.  

Essa é a etapa inicial para conseguir fazer a extração de cravos com sucesso, pois deixará a pele mais “amolecida” e preparada para a segunda etapa.

Extração

Com os poros mais abertos e a pele devidamente preparada, é hora de tirar os cravos. Isso mesmo, aquele momento satisfatório em que o profissional faz a extração. 

Aqui, é essencial empregar técnicas precisas para evitar lesões ou inflamações, uma vez que a extração pode causar alguns machucados no local. 

Cicatrização

Após a extração de cravos, os profissionais costumam utilizar aparelhos de alta frequência que auxiliam na cicatrização e também atuam como anti-inflamatórios para proteção da pele recém-manipulada.

Conforme dissemos, essa terceira parte é essencial! Afinal, de nada adianta retirar os cravos se depois você pode ficar com marcas e cicatrizes.

Leia também: Cicatriz de acne: diga adeus às marcas indesejadas

Limpeza de pele caseira x limpeza de pele profissional

Quando falamos sobre limpeza de pele, o primeiro pensamento é associar com aquele procedimento de cuidados diários que praticamos no nosso banheiro, certo? 

No entanto, apesar de você também estar promovendo uma limpeza, ela não é igual àquela oferecida por profissionais.

Entre as principais diferenças entre o processo caseiro e o profissional, destacam-se os produtos utilizados. Isso porque você terá acesso a itens de uso exclusivo e com concentrações específicas.

Ah, então eu não posso promover uma boa esfoliação em casa, por exemplo? Consegue, sim! Inclusive com um produtinho Agradal. Com o Esfoliante Gel Facial Bio Control, por exemplo, é possível ter a limpeza completa, garantindo uma renovação das camadas mais externas e uma textura mais uniforme.

Mas não é só na escolha dos produtos que precisamos ficar de olho. Uma pessoa especializada possui o conhecimento técnico necessário para, de fato, fazer a extração sem machucar ou irritar a pele. O que é muito importante!

A nossa dica é usar um pouco das duas. Você pode ter um cuidado profissional e especializado periodicamente e complementar com uma limpeza de pele caseira mais constante.

Leia também: 4 dicas para diminuir os cravos no rosto!

Cuidados necessários ao realizar a extração de cravos

A limpeza de pele com extração de cravos é uma ótima opção para quem se incomoda com os pontos pretos e brancos. Porém, ela precisa de cuidados. Especialmente após o processo! 

Depois da limpeza de pele, você deve:

  • Utilizar produtos calmantes para refrescar a pele e amenizar aquela vermelhidão;
  • Optar por cremes mais leves, pois os densos ou com óleo podem obstruir os poros abertos. Prefira os que são em gel ou sérum;
  • Respeitar a frequência sugerida entre uma limpeza de pele e outra;
  • Hidratar a pele com maior cuidado, pois após o processo de limpeza profunda, ela precisa de renovação;
  • Estar ainda mais atenta à proteção solar para evitar manchas e proteger o rosto, que pode estar mais sensível;
  • Evitar usar maquiagem nas próximas 48 horas, para que esses produtos não obstruam os poros que estão mais abertos.

Além disso, é essencial manter uma rotina de consulta ao dermatologista. Esse profissional conseguirá te ajudar a entender o que é melhor para você e sua pele.

Leia também: Como fazer a limpeza de pele oleosa corretamente para deixá-la sequinha!

Conclusão + FAQs

A limpeza de pele representa uma oportunidade para quem fica incomodado com os cravos na pele. Isso porque ela consegue promover a extração dos pequenos pontos de forma eficaz.

Porém, é importante ter atenção! Por ser um procedimento mais invasivo, a extração de cravos e espinhas na limpeza de pele inspira cuidados extras, como hidratação, calmante e proteção solar.

Nesse caso, você pode contar com o Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control da Agradal para melhorar sua rotina de skincare!

@agradal

Pele oleosa? Não precisa mais sofrer! 💆‍♀️ Experimente nossa linha Bio Control 💚 E você, qual sua dica para pele oleosa? Compartilhe com a gente nos comentários! ✨

♬ som original – Agradal Skincare

Está pronta para acabar com os cravos? Então, antes de ir correndo realizar uma limpeza de pele, veja as últimas dúvidas mais frequentes!

Existe mais de um tipo de cravo?

Sim. São dois tipos de cravo: brancos e pretos. Os pretos são aqueles que estão abertos (inclusive, por serem abertos, o sebo acumulado oxida, o que dá a cor escurecida), ou seja, os poros não estão mais cobertos por pele, apenas por sebo.

Já os cravos brancos são aqueles que ainda estão fechados. Neste caso, os poros estão cobertos por pele e a formação é interna — ou seja, necessitam de ainda mais cuidado para serem extraídos.

O que acontece se não remover os cravos do rosto?

Pensou em deixar eles lá paradinhos no rosto? Não é uma boa ideia! Com o tempo, os cravos podem se tornar maiores e, também, ficar inflamados e se transformarem em espinhas — com vermelhidão, inchaço e dor.

Existe algum método alternativo para a extração de cravos que seja menos invasivo?

Se o processo da limpeza de pele é abrasivo e invasivo demais para sua pele sensível, tudo bem. É possível fazer a extração de cravos com o uso de ácidos, máscaras de argilas e terapias a laser.

Procure um dermatologista para que ele possa avaliar seu tipo de pele e, então, te ajude a escolher o melhor tratamento!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.