Esfoliação para o rosto: o que é e como incluir no skincare

Esfoliação para o rosto: como incluir no seu skincare diário
Tempo de leitura: 7 Minutos

Se você já possui uma rotina de cuidados com a pele, sabe a importância de manter ela limpa, hidratada e equilibrada. Contudo, existe uma etapa complementar que pode te surpreender: a esfoliação para o rosto.

Apesar de não ser mágica, esse momento proporciona uma limpeza profunda, com renovação celular, eliminando as “peles mortas”. Mas atenção! Não realize a esfoliação diariamente, pois ela pode causar vermelhidão, irritação, descamação e sensibilidade — isso sem contar o efeito rebote.

Quer entender mais sobre esse recurso? Então vem com a agente, preparamos um conteúdo completinho explicando o que é o processo de esfoliação, quais são os produtinhos perfeitos para esse cuidado e como dar um upgrade na sua rotina de skincare!

Acompanhe!

O que é a esfoliação facial e quais os tipos de esfoliante que existem?

A esfoliação facial é um processo que elimina as células mortas que se acumulam em nossa pele e a deixa com uma textura pouco agradável. 

Sua importância está associada à capacidade de estimular a renovação celular com a remoção da “pele morta”. O resultado é um rosto com aquele toque mais macio e lisinho. 

Incluir esse procedimento na rotina de skincare ainda contribui para controlar a oleosidade excessiva, pois, ao esfoliar você remove as células mortas e desobstrui os poros. A partir disso, sua pele passa a respirar melhor, regulando de forma natural a produção de óleo e evitando o acúmulo de sebo.

Além disso, quando os poros estão limpos, há uma melhora na absorção de outros produtos, como hidratantes e séruns. Afinal, de nada adianta você ter a melhor rotina de skincare se a sua pele não conseguir assimilar o tratamento.

Uau! Só coisa boa, certo? Mas nem tudo são flores! A esfoliação não deve ser feita todos os dias. Isso porque ao repetir esse processo com maior frequência sua pele fica mais sensível, podendo apresentar quadros de vermelhidão, irritação e descamação.

Além disso, é possível desencadear o efeito rebote, deixando a pele mais oleosa.

Portanto, sempre leia a descrição dos produtos, as indicações da marca e use apenas a quantidade de dias indicada.

Os esfoliantes da Agradal, por exemplo, são suaves e desenvolvidos com abrasivos naturais, o que permite seu uso de 2 a 3 vezes na semana. Mas lembre-se que esse fator é variável, e nem todas as marcas são assim, por isso leia com atenção o modo de usar de cada produto.

Tipos de esfoliante

Para esfoliar a pele do rosto, você pode escolher entre dois tipos principais, são eles:

Esfoliante físico

Esse é o mais conhecido. Para fazer a esfoliação, ele usa partículas físicas que causam o atrito. Na prática, é aquele produto que possui pequenas “bolinhas” que ajudam a tirar a pele morta.

Ao usar o esfoliante físico, tenha cuidado. Faça movimentos leves e suaves para não machucar ou irritar a pele. 

Esfoliante químico

Neste caso, ao invés das pequenas partículas, o produto usa ativos ácidos para renovar as células. Para isso, ele faz uma descamação, tirando o que não serve mais e abrindo espaço para uma pele novinha e macia.

Esses itens são aplicados no rosto sem esfregar e, por serem mais intensos, exigem mais hidratação logo em seguida. Portanto, não se descuide do pós-esfoliação!

Quais os cuidados necessários na hora de esfoliar o rosto?

Assim como outros processos da rotina de skincare, a esfoliação também merece atenção especial. Os produtos usados devem ser específicos para o seu tipo de pele e você deve seguir as recomendações feitas.

Lembra que falamos do efeito rebote? Ele pode acontecer quando a esfoliação é feita mais vezes do que o indicado. Por isso, não vá com muita sede ao pote!

Além disso, saiba exatamente qual tipo está usando e quais as indicações que ele tem, suas particularidades, forma de aplicação, tempo entre uma e outra e momento do dia mais indicado.

Não deixe de consultar um especialista para saber como sua pele deve ser tratada! Ele vai te ajudar a entender qual o melhor produto para fazer uma verdadeira mágica no seu rosto.

Leia também: Os maiores segredos de skincare para pele oleosa

Em qual etapa do skincare entra a esfoliação para o rosto?

Ok, você já entendeu que ela não deve ser feita todos os dias e que precisa de uma atenção especial. Mas, ainda não falamos sobre qual o momento ideal de encaixar a esfoliação na sua rotina de cuidados com o rosto.

Para isso, vamos recapitular alguns pontos importantes. Como esfoliar promove uma limpeza ainda mais profunda, é ideal que seja a primeira etapa de limpeza do dia a dia

Alguns produtos, como os esfoliantes da Agradal, são também sabonetes, então esse item nem sempre será necessário no dia de esfoliação.

Lembra quando dissemos que esfoliar a pele limpa os poros também? Por isso, é importante que ela seja feita antes da aplicação de outros produtos, como hidratantes e séruns.

Ou seja, o momento ideal de encaixar a esfoliação do rosto é substituindo a etapa do sabonete (1 – Limpar) pelo esfoliante.

Leia também: Checklist para lavar o rosto: Saiba como higienizar a pele facial corretamente

Esfoliação para o rosto: como incluir no seu skincare diário

Conclusão + FAQs

Esfoliar a pele do rosto é essencial para retirar as partículas mortas e estimular a renovação celular. Além de deixar com uma textura macia e lisinha! É essencial na rotina de skincare.

Mas cuidado, é importante que ele não seja feito todos os dias. Caso contrário, pode acabar causando o efeito rebote, que acontece quando há uma produção excessiva de óleo, pois o rosto está ressecado.

Sendo assim, não abra mão da esfoliação, mas siga os direcionais do produto e faça apenas a quantidade de dias indicada. 

Aqui na Agradal temos duas opções de esfoliantes que podem completar a sua rotina. Eles possuem Esfoliantes de Arroz e Jojoba, que possibilitam uma ação mais suave e natural, sem ressecar ou sensibilizar sua pele. 

Confira, abaixo, qual é o ideal para você:

@agradal

Transforme sua rotina de cuidados com a pele com os esfoliantes Agradal! 🌟 Experimente de 2-3x por semana e sinta a diferença! ✨

♬ som original – Agradal Skincare

Ainda tem dúvidas? Vem ver algumas perguntas frequentes e suas respostas:

A esfoliação facial é segura durante a gravidez?

Sim! Você pode esfoliar o rosto durante a gravidez. Porém, é indicado que escolha produtos menos agressivos. Na dúvida, não deixe de consultar seu médico para ter certeza do que pode fazer.

Há alguma restrição ao usar esfoliantes naturais, como açúcar ou café?

As receitas caseiras indicam esses produtos como esfoliantes naturais para a pele. Mas, cuidado. Eles podem ser agressivos para o rosto e acabar irritando ou machucando você. 

Prefira produtos desenvolvidos exclusivamente para a esfoliação e não invista em receitas caseiras para cuidar da pele.

Como devo ajustar minha rotina de esfoliação no inverno para evitar ressecamento?

A esfoliação para o rosto pode ressecar a pele, já que reduz o óleo dos poros. No inverno, a nossa pele já fica um pouco mais ressecada, por isso, é indicado reduzir a frequência do processo. 

Se antes fazia 3 dias, agora, faça apenas 1, por exemplo. Além disso, dê uma atenção especial à hidratação após a esfoliação e em outros momentos. Ele vai ajudar a reequilibrar a oleosidade da pele.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.