O envelhecimento da pele é um tabu para muitas pessoas, mesmo esse sendo um processo natural do corpo e uma das únicas certezas que temos sobre a vida. Mas isso não significa que você não deva se cuidar!
A má alimentação, a falta de proteção solar e a insônia deixam o rosto mais sensível e frágil em qualquer idade. O caminho é um só: entender sobre o assunto, ter hábitos saudáveis e, claro, cuidar da pele!
Neste conteúdo, nós te contamos como reverter o envelhecimento precoce da pele e como resgatar aquela autoestima perdida com o passar dos anos. Continue a leitura e saiba mais!
Conheça os sinais do envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele acontece naturalmente à medida que o tempo passa. Esse processo acontece por conta de uma série de fatores, dentre eles a dificuldade de produzir certos componentes, como o colágeno e a exposição excessiva à radiação solar.
A idade que a pele começa a envelhecer é a partir dos 20 anos, mas a velocidade e intensidade varia conforme a pessoa e a intensidade de exposição aos fatores que aceleram o envelhecimento.
Em geral, você verá que a pele está envelhecendo quando ela apresentar:
- Rugas;
- Linhas finas ou profundas;
- Flacidez;
- Ressecamento;
- Falta de viço;
- Manchas;
- Pele frágil e fina.
O envelhecimento da pele acontece de pouquinho a pouquinho, podendo demorar anos para ser perceptível. É por isso que quando você olha uma foto do ano passado pode parecer super recente, mas se olhar uma de 5 anos atrás já consegue notar alguma diferença.
Veja no próximo tópico quais fatores aceleram este processo:
Principais causas do envelhecimento
Um estilo de vida baseado nas ações citadas abaixo sem dúvida proporciona a aparição de sinais do envelhecimento mais rapidamente. Entenda a seguir quais são eles:
Exposição solar excessiva
A radiação solar é uma das maiores vilãs do envelhecimento da pele. Segundo a Harvard Medical School, ela faz com que as fibras de colágeno sejam danificadas e as paredes dos vasos sanguíneos fiquem hipersensíveis.
Isso é horrível, pois o colágeno é responsável por dar elasticidade, firmeza e viço para pele, além de ser importante para a restauração das células mortas. Já o enfraquecimento dos vasos proporciona um aumento de manchas e inflamações.
Por isso a proteção solar precisa estar em dia, para evitar que sua pele sofra tanto e fique fina muito mais ŕapido.
Poluição e falta de limpeza
A poluição, principalmente das grandes cidades, deixa o ar com vários compostos químicos, gases e partículas finas que, ao entrarem em contato com nosso organismo, induz a produção de radicais livres.
Essas substâncias são prejudiciais, pois oxidam nossas células e tecidos. Ou seja, na prática, a poluição deixa nossa pele mais sensível e fraca.
Para você ter uma ideia, segundo estudo publicado pela Editora Acadêmica, a exposição prolongada à poluição pode levar a danos no DNA que resultam em alterações cutâneas, como aparecimento de manchas, rugas e diminuição da hidratação da pele.
Quando não se lava o rosto corretamente, toda essa sujeira fica em contato com a pele, intensificando ainda mais a geração de radicais livres.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo, é essencial utilizar produtos antioxidantes, como a vitamina C e ácido hialurônico, além de ter uma rotina de skincare bem definida.
Estresse
O estresse intenso aumenta a produção de radicais livres e hormônios, como o cortisol, que causam danos celulares quando gerados em excesso. As cientistas Camila Silva e Miriam Jasiulionis explicam em seu estudo que isso acelera o envelhecimento das células, podendo inclusive incentivar a aparição de cânceres.
Além disso, se você tiver estresse emocional, pode acabar desenvolvendo hábitos ruins para a saúde, como os citados abaixo.
Fumo e exposição ao tabaco
Quando a nicotina entra em contato com o organismo ao ser expirada ou inalada, causa uma reação química que prejudica a produção de colágeno e ainda causa danos ao DNA das células — e como você aprendeu, isso é uma das causas do envelhecimento.
O médico Adriano Loyola ainda ressalta que o famoso biquinho do fumante gera linhas de expressão profundas, deixando o rosto com um aspecto envelhecido.
Hábitos de sono inadequados
Por fim, a insônia e o sono desregulado também influenciam no processo de envelhecimento da pele. A cartilha de sono da Associação Brasileira do Sono conta que esse hábito causa:
- Diminuição da imunidade celular;
- Aumento da inflamação do organismo;
- Desequilíbrio hormonal;
- Estresse oxidativo.
Tudo isso colabora para que as células sejam enfraquecidas e percam suas funções tão importantes para a saúde da pele.
5 dicas para evitar o envelhecimento da pele
Viu só como ocorre o processo de envelhecimento da pele e quais hábitos são horríveis para sua saúde?
Ter cuidados regulares e saudáveis é o que garante a renovação celular, e consequentemente, o combate ao envelhecimento precoce da pele. Veja abaixo o que você precisa incluir na sua rotina ainda hoje para se manter mais jovem!
Alimentação
A alimentação é uma das chaves do bem-estar. Através das comidas você consegue ingerir:
- Antioxidantes: essenciais para acabar com os radicais livres;
- Ácidos graxos e ômega-3: influencia a produção de colágeno;
- Vitaminas e minerais: cuidam da renovação celular e protegem do sol.
Por isso, os melhores alimentos para a pele são frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras. Deve-se evitar comida processada e rica em açúcar, pois eles podem inflamar o corpo e prejudicarem a saúde.
Higienização
Você viu anteriormente como limpar o rosto é fundamental para a saúde da pele. Além de retirar toda a sujeira, a higiene correta ainda ajuda a controlar a oleosidade e evitar o efeito rebote.
Escolher um sabonete que não seja agressivo e ainda tenha ação antipoluição é o ideal. Um bom exemplo é o Sabonete Facial Pure Detox, com carvão ativado, extrato de chá verde e niacinamida, que desintoxicam a pele e a deixam mais protegida dos fatores externos.
Hidratação
A hidratação interna e externa colabora para uma limpeza das toxinas e ainda protege o rosto de absorver ativos prejudiciais.
Beber de 2 a 3 litros de água por dia diminui a flacidez e dá aquele aspecto saudável para a pele. Inclusive, essa ação também desinflama os poros e reduz a aparição de acne em adultos.
Já a hidratação com cosméticos ajuda a deixar a pele uniforme e mais saudável. Alguns deles têm poder revitalizante, como é o caso do nosso Creme Hidratante Facial FPS15 Hydra Care. Ele possui componentes que protegem o rosto dos raios UVA e UVB, mantendo a umidade natural da pele e promovendo um cuidado anti-envelhecimento.
Proteção solar
Proteger a pele dos raios solares é um dos passos que você deve ter na sua rotina de skincare — o último, para ser exato.
Ele vai blindar sua pele não apenas do sol como também da luz azul. Há alguns estudos que ligam essa radiação eletromagnética como potencial para o envelhecimento precoce. Ou seja, mesmo passando o dia inteiro em casa, a proteção solar precisa estar em dia!
Ela também impede a degradação do colágeno e o surgimento de manchas, promovendo uma pele mais rejuvenescida e saudável.
Estilo de vida saudável
Uma rotina que segue aquelas famosas dicas dos médicos não pode faltar. Portanto, além do que falamos acima, procure aplicar ações na sua rotina, como:
- Dormir bem;
- Não fumar;
- Fazer exercícios físicos regularmente para se manter saudável e evitar o estresse;
- Controlar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Retirar a maquiagem sempre antes de dormir.
Todos esses passos podem promover uma produção de colágeno ativa, proteção e limpeza da pele, sem contar no viço e redução das linhas finas.
Continue aprendendo mais sobre cuidados com a pele e veja mais dicas em nossos artigos! Desde informações sobre tipos de pele até inspirações de rotina para aplicar na vida: acesse o blog e confira!