Efeito rebote: como evitar ao escolher os produtos certos para sua pele

efeito rebote na pele, pele oleosa
Tempo de leitura: 5 min

Você já ouviu falar em efeito rebote? Tem a pele oleosa? Então está no lugar certo! 

Sabe quando você se olha no espelho e vê aquele rosto brilhando de oleosidade? Só de pensar dá uma vontade louca de usar o máximo de sabonete para remover toda essa “sujeira”, não é mesmo?

Tudo bem, a gente entende que é bastante incômodo ficar desse jeito. Porém, você sabia que, ao contrário do que muita gente pensa, limpar o rosto com frequência não evita a oleosidade? Na verdade, pode aumentá-la! É o que chamamos de efeito rebote.

Quer entender mais sobre este assunto? Então continue a leitura que explicamos tudo.  Inclusive, separamos algumas dicas de como evitá-lo e indicamos ativos poderosos para reduzir esse efeito. Boa leitura! 

Entenda o que é o efeito rebote

O efeito rebote é um mecanismo de defesa da pele que ocorre quando removemos toda a gordura — conhecida como sebo — da região do rosto. Com isso, o corpo entende que precisa produzir ainda mais óleo para “proteger” a pele contra essa desidratação.

Independente das características, toda pele tem uma quantidade de oleosidade que serve como um hidratante natural.

Na questão da pele oleosa e até mista, as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso. E a tendência de quem tem esse tipo de pele é de querer limpar a todo o momento, na tentativa de se livrar da oleosidade. 

Mas cuidado, esta simples ação vai fazer com que as glândulas queiram trabalhar ainda mais. E é isso que vamos explicar a seguir.

Por que o efeito rebote acontece?

Como falamos anteriormente, esta ação de tentar limpar ao máximo a pele é o que desencadeia o efeito rebote. Principalmente quando usamos produtos agressivos demais, como esfoliantes e sabonetes, que não são indicados para aquele tipo de pele.

Sabe aquela cena do gato correndo atrás do rabo? É mais ou menos assim: você limpa a pele porque está oleosa e ela produz ainda mais óleo porque foi retirada toda a proteção do rosto. 

Saber como hidratar a pele oleosa também é essencial. Isso porque, após a limpeza — seja em excesso ou não — a pele pode ficar ressecada e produzir ainda mais sebo para regular a sua hidratação natural.

Como evitar o efeito rebote

Se não dá para limpar o rosto toda hora, o que fazer então? Eis a boa notícia: é possível evitar o efeito rebote! E tudo começa no uso de produtos adequados para o seu tipo de pele, de preferência aqueles com matérias-primas com eficácia comprovada. 

O ácido salicílico, por exemplo, é um excelente ativo para se utilizar nesse caso. Por ser um beta-hidroxiácido, ele tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Na prática, isso significa que seus poros serão desobstruídos, a produção de sebo vai diminuir e aquelas indesejadas espinhas e cravos também tendem a desaparecer. 

Outra dica é investir em produtos com niacinamida. Ela é uma forma ativa da vitamina B3, que age diretamente no controle da oleosidade e hidrata a pele na medida certa. 

Dica: se você tem efeito rebote na pele com melasma, a niacinamida não pode faltar na rotina de skincare. Sua ação previne que a melanina fique concentrada e evita a hiperpigmentação das manchas. 

Quer mais? Não deixe de usar produtos com melaleuca para diminuir o efeito rebote na pele oleosa. O óleo extraído dessa planta tem propriedades antissépticas, com alto poder de cicatrização, que vai melhorar a textura da sua pele e minimizar a acne. 

Ok… Você já sabe quais produtos utilizar para evitar o efeito rebote na pele. Mas, como fazer isso, na prática? O passo a passo é bem simples, e vai ocupar no máximo 10 minutos do seu dia. Confira!

mulher oriental de toalha no cabelo e roupão passando uma esfera de algodao no rosto

1. Limpeza

Comece pela higienização do rosto. Você provavelmente já faz isso, para manter a pele livre de sujeiras e excesso de sebo. Mas, vamos te ajudar a fazer essa etapa de forma perfeita, começando pela escolha dos produtos.

Todo sabonete para o rosto possui um tipo de ingrediente responsável por limpar a pele, chamado de surfactante. Contudo, em alguns produtos o surfactante é o lauril sulfato de sódio. Trata-se de um ingrediente bastante agressivo, que causa o ressecamento da pele e forma bastante espuma, dando a sensação de “limpeza”. 

Mas e como fazer, então?

A dica é sempre analisar o rótulo do produto e dar preferência aos surfactantes naturais e biodegradáveis. Nas linhas da Agradal, por exemplo, esse componente é feito a partir da cana de açúcar. 

Escolhido o sabonete, procure lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, de manhã e à noite. O ideal é sempre fazer a limpeza com água em temperatura ambiente ou morna. Ou seja, se você costuma tomar banho quente, deixe a higiene do rosto para depois. 

Por fim, seque a pele com delicadeza. Nada de usar toalhas ásperas ou sujas, para não danificar a pele e ativar ainda mais a produção de sebo. 

2. Tônico

O segundo passo para evitar o efeito rebote no rosto é tonificar a pele. Aqui, você ainda pode usar uma água micelar para retirar impurezas mais profundas antes de passar o tônico.

Essa etapa é a responsável por restaurar o pH da área, que normalmente é alterado durante o processo de limpeza. 

Trazendo esse equilíbrio, a pele consegue absorver melhor os próximos produtos que serão aplicados, fazendo com que as próximas etapas para o controle da oleosidade sejam mais eficientes. 

Você pode fazer esse processo duas vezes por dia. Caso sua pele esteja sensível, faça apenas uma vez, pois alguns tônicos para pele oleosa podem ser muito adstringentes. E claro, evite passar na área dos olhos ou naquelas que apresentam irritação. 

Por fim, fuja de tônicos que apresentam álcool na sua composição. Por mais que ele remova a oleosidade, esse processo acontece em excesso, fazendo com que a pele fique muito seca e intensifique o efeito rebote. 

3. Tratamento

Depois da pele estar limpa e pronta para absorver tudo que há de bom, partimos para o tratamento! Como aqui queremos tratar pele oleosa, prefira utilizar séruns ao invés de ácidos. 

São eles que conseguem hidratar a pele profundamente de maneira leve e sem entupir os poros. Interligado com os ingredientes certos, o sérum ainda controla a oleosidade, reduz a acne, uniformiza a textura e uniformiza a pele. 

A aplicação pode ser feita de uma a duas vezes por dia, conforme a necessidade. Lembre-se de não usar em exagero para evitar o efeito rebote. Duas gotinhas normalmente são suficientes para cobrir todo o rosto e entregar a eficiência do produto. 

Uma boa dica é fazer uma massagem facial, seja com aqueles rolinhos ou com as mãos. Essa ação ajuda na absorção dos ingredientes e na circulação sanguínea para entregar os nutrientes de modo uniforme. 

Não use força! Movimentos leves e circulares, evitando a fricção da pele, vão garantir um bom resultado e de quebra proporcionar relaxamento. 

4. Hidratação

Uma das partes mais importantes para tratar o efeito rebote na pele é fazer uma hidratação correta. Lembra quando falamos do mito que pele oleosa pode pular essa etapa? 

A verdade é que todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a barreira cutânea saudável. No caso de pele oleosa, o ideal é investir em hidratantes com toque seco. Fórmulas em gel ou sérum oil free de rápida absorção são os mais indicados.

Outra dica super bacana aqui é escolher produtos sem fragrâncias fortes pois elas podem causar irritação nas peles sensíveis. Aqueles que são hipoalergênicos ou com fragrância leves são ótimos. 

Passe sempre de manhã e à noite, com uma quantidade que cubra todo o rosto uniformemente. Se estiver muito craquelada ou queimada de sol, pode passar uma terceira vez no dia.

5. Proteção solar

Saiba que a oleosidade não lhe impede de proteger a sua pele contra a radiação solar. Até porque essa exposição ao sol em excesso também causa o efeito rebote na pele. 

Para o seu caso, o mais recomendado é escolher aqueles sem óleo, para evitar a obstrução dos poros. Produtos com proteção solar na versão em gel, emulsão ou base siliconada ajudam a deixar a pele viçosa, mas sem aquele brilho ou sensação grudenta. 

Use sempre aqueles que apresentam FPS35, no mínimo. E se tiverem textura fluida e efeito matte vai ser um plus na sua beleza!

Com essas medidas, você vai dar um chega pra lá no efeito rebote e ter uma pele muito mais bonita e saudável. 

Outras dúvidas recorrentes sobre o efeito rebote

Depois de entender o que é efeito rebote na pele e como tratar, pode ser que outras dúvidas mais específicas tenham surgido. Veja algumas das mais comuns.

Efeito rebote pode acontecer em pele seca?

Agora que você já sabe o significado do efeito rebote, a resposta é sim! Ele pode acontecer em todos os tipos de pele, pois o que causa é a irritação na barreira cutânea. 

No caso das peles oleosas, ele é causado com o excesso de limpeza. Já nas peles secas, ocorre normalmente por conta do uso de substâncias irritantes, como os sulfatos. 

Por isso, o recomendado é seguir o passo a passo que citamos anteriormente, priorizando o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele. 

O efeito rebote é temporário ou permanente?

Calma, jovem! Pode ficar tranquila, o efeito rebote é algo temporário e reversível. Ele ocorre quando a hidratação está descompensada, seja por excesso de limpeza ou uso de adstringentes, por exemplo. 

Mas, seguindo as dicas e cuidados indicados nos tópicos anteriores você vai conseguir solucionar essa questão rapidinho. Se combinar com uma boa alimentação, muita água e recomendações do seu dermato, então… Vai ser tchau tchau para o efeito rebote!Ficou curiosa para aprender mais sobre cuidados e skincare, principalmente para pele oleosa? Então dê uma olhadinha em outros conteúdos do nosso blog! Sem dúvida eles irão lhe ajudar a ter mais autoestima e saúde. Vem ver!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.