Double Cleansing para iniciantes: dicas para uma pele mais saudável

Double Cleansing: o segredo para uma pele radiante
Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar sobre Double Cleansing? Na teoria, o nome pode gerar confusão, mas, na prática, tem ganhado muito destaque quando associamos com a rotina de skincare. Não à toa, sua hashtag está sempre em alta no TikTok.

Em resumo, a técnica se refere à limpeza da pele em duas etapas, proporcionando maior eficácia na remoção de sujeiras e resíduos que se acumulam na pele.

Se você ainda não sabe o que é Double Cleansing, fique tranquilo. Preparamos um conteúdo completo para ensinar como incluir essa técnica na sua rotina de cuidados com a pele.

Continue a leitura e fique por dentro de mais um aliado da beleza e do bem-estar!

O que é Double Cleansing?

Double Cleansing, em tradução livre “dupla limpeza”, está revolucionando a abordagem convencional de cuidados com a pele. 

Com origem na Coreia do Sul, essa técnica divide a etapa de limpeza em duas fases, garantindo a remoção completa de resíduos e promovendo uma base ideal para a aplicação de outros produtos — afinal, de nada adianta passar produtos excelentes com a pele suja.

A verdade é que ao longo do dia nossa pele fica exposta a diferentes substâncias, como maquiagem, poluição, oleosidade, produtos hidratantes… Quando fazemos a limpeza, é essencial que nenhum resquício continue no rosto. Por isso a indicação de duas etapas!

Ok, mas quais são os produtos usados em cada momento? Antes de responder essa pergunta é importante lembrar que os itens devem ser escolhidos conforme o seu tipo de pele. Não deixe de verificar as fórmulas antes de aplicar o produto.

Curiosa para descobrir mais sobre as etapas do Double Cleansing? Então continue acompanhando!

  1. Limpeza com água micelar

A primeira etapa é feita com a água micelar e o objetivo é retirar todos os resíduos acumulados. Aplique em todo o rosto seco e depois use uma toalha para remoção. 

Esse produto funciona por meio de micelas que atraem as impurezas, divididas em duas partes — lipofílica, que atraem as substâncias oleosas, e hidrofílica, que facilitam a remoção com água. 

A água micelar é suave, não irrita a pele e está se tornando uma opção popular para a limpeza facial diária.

  1. Lavagem com sabonete facial

Na segunda etapa, vamos fazer uma limpeza mais profunda. É hora de retirar as sujeiras e resíduos que continuam na pele. Para isso, use um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele e, após espalhar, massagear e enxaguar, retire com uma.

Se você tem problemas com oleosidade em excesso, saiba que a escolha dos produtos é essencial. Por isso, conheça o Sabonete Gel Bio Control da Agradal.

Quais são as principais vantagens de adotar o Double Cleansing?

Sem dúvidas, uma limpeza mais profunda — com duas etapas — é extremamente benéfica para nosso rosto. Isso porque estamos usando cada vez mais maquiagem no dia a dia, além do contato com a poluição dos grandes centros urbanos.

Ou seja, a pele tem sofrido muito com essas ações, por isso, a principal vantagem do Double Cleansing é promover uma limpeza mais profunda. No entanto, a técnica coreana vai além, veja outros benefícios de adotar o processo:

Combate ao envelhecimento precoce

A poluição presente na atmosfera gera inúmeras partículas que se prendem à pele, causando alguns danos, como processo inflamatório que, consequentemente, agrava os sinais de envelhecimento.

O destaque para a limpeza dupla está associado com a promoção da renovação celular e a possibilidade de manter a pele mais hidratada e saudável.

Revitalização e preparo da pele

Além de retirar as impurezas, reduzir a oleosidade da pele e promover uma renovação celular, o Double Cleansing confere uma textura suave. Assim, você pode ver como resultado a revitalização e luminosidade do rosto.

E tem mais! Para quem está acostumado a utilizar outros produtos, como sérum de tratamento, a técnica vai deixar a pele ainda mais preparada. Com a remoção profunda de partículas, a absorção de outros produtos será ainda melhor.

Monte o seu kit de skincare — e Double Cleansing — com a Agradal!

Monte o seu kit de skincare — e Double Cleansing — com a Agradal!

Cuidados ao adicionar a dupla limpeza na rotina

Agora que você já conhece a técnica de Double Cleansing está ansiosa para fazer a dupla limpeza, certo? Mas antes, continue com a gente para saber alguns cuidados que devem ser tomados ao adicionar essa técnica no seu dia a dia. 

Escolha dos produtos certos

Em geral, a primeira etapa do Double Cleansing é feita com produtos à base de óleo — conhecidos como cleansing oils —, para retirada de resíduos. Porém, se você tem uma pele oleosa ou acneica, sabe que deve escolher itens apropriados para sua pele, portanto, lembre-se de verificar a indicação do produto.

Quantos dias pode fazer Double Cleansing?

Essa resposta também vai depender da sua pele. Por exemplo, para quem já possui a pele seca, realizar essa técnica diariamente pode agravar o ressecamento. Já quem tem oleosidade em excesso, também é necessária atenção, principalmente para não cair no efeito rebote. Ou seja, apenas a sua pele (ou um dermatologista, claro) irá ditar a frequência.

Dê preferência para a rotina noturna

Já que a intenção é intensificar a limpeza da pele, é mais indicado que o Double Cleansing seja feito na rotina de skincare noturna. Isso porque ao longo do dia acumulamos resíduos que devem ser eliminados antes de dormir. 

Efeito rebote

Como a técnica de Double Cleansing foi desenvolvida na Coreia do Sul, é importante citar que as sul-coreanas possuem pele mais seca, ao contrário das brasileiras. Por isso, tenha cuidado, pois, o excesso pode causar o efeito rebote — ou seja, o aumento na produção de sebo por “excesso de limpeza”.

Diferenças na rotina de skincare da manhã e da noite

Sugerimos logo acima que o Double Cleansing seja feito na rotina noturna de skincare. Isso porque os produtos usados pela manhã e à noite são diferentes. Cada momento do dia pede um tratamento exclusivo. 

Vamos ver as diferenças:

Skincare da manhãSkincare da noite
Limpeza com sabonete facial específico para o seu tipo de pele;Limpeza mais profunda com Double Cleansing;
Uso de tônicos faciais para higienizar a pele;Esfoliação da pele (pelo menos uma vez por semana) para estímulo da renovação celular;
Séruns de tratamento específicos para o tipo de pele;Séruns de tratamento específicos para o tipo de pele;
Hidratação com proteção solar (mesmo que passe o dia no escritório);Uso de máscaras faciais para relaxamento e refrescância (uma ou duas vezes na semana);
Produtos com Vitamina C para reforçar a proteção solar.Hidratação intensa para ação noturna.

Conclusão + FAQs

A técnica sul-coreana do Double Cleansing já está ganhando fama e adeptas por todo o Brasil. O processo de limpeza dupla ajuda na remoção profunda de sujeiras e partículas que acumulamos ao longo do dia.

Porém, é preciso cuidado! Escolher os produtos certos para o tipo de pele e controlar a quantidade de vezes que realiza esse processo ao longo da semana, é essencial para manter a pele do rosto equilibrada.

Quer saber mais sobre beleza, cuidados com a pele e bem-estar? Então acompanhe nosso blog, e encontre dicas valiosas para sua rotina de skincare! 

@agradal

Descubra o poder da Agradal: skincare sustentável e acessível para transformar sua rotina e sua pele. 💚✨

♬ som original – Agradal Skincare

Ainda tem perguntas? Então confira algumas das mais frequentes e suas respostas:

Pode fazer Double Cleansing todos os dias?

Depende! Ele pode ser feito diariamente, mas é preciso ficar de olho nas consequências para o seu tipo de pele. Aquelas que são mais secas, acabam com a piora do ressecamento e as que possuem tipo de pele oleosa, sofrendo com o efeito rebote.

Por que meu rosto ainda fica sujo após a limpeza dupla?

Fez o Double Cleansing e, ainda assim, tem visto sujeira no algodão ou toalha? Isso pode acontecer porque os produtos usados não estão conforme o tipo de pele ou objetivo desejado. Reveja os itens que você escolheu e procure um especialista para te auxiliar nessa decisão.

Pode usar creme noturno após a limpeza dupla?

Sim! A sua rotina de skincare pode continuar como sempre foi. Inclusive, com a limpeza dupla, seu rosto estará ainda mais preparado para receber o creme noturno. A pele vai absorver com mais facilidade e o tratamento poderá ser ainda mais eficaz.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.