Guia completo de cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão: guia completo!
Tempo de leitura: 11 Minutos

Chegou a estação mais quente e radiante do ano! Sol, praia, e momentos ao ar livre — tudo que a gente adora. No entanto, precisamos falar sobre os cuidados com a pele no verão. Afinal, ninguém quer sair dessa estação com marcas indesejáveis, não é mesmo?

Então, vamos explorar maneiras de realçar a beleza de sua pele, proporcionando uma experiência plena neste verão. Proteção solar, hidratação, limpeza adequada… Muita coisa pode te ajudar a passar por esse período sem preocupações! 

Então, prepare-se para desfrutar da melhor época com algumas dicas especiais que vão te ajudar a alcançar uma pele radiante e protegida sem deixar de lado a diversão. Escolha uma roupa leve e embarque nessa jornada para uma pele deslumbrante e bem cuidada!

Por que e como hidratar a pele?

Embora tenhamos dito que a hidratação é importante em todas as épocas, hoje falaremos mais sobre como hidratar a pele no verão. A atenção durante os meses mais quentes do ano é redobrada por uma série de fatores, entre eles estão:

  • Raios solares mais intensos e exposição constante;
  • Água salgada dos mergulhos no mar;
  • Cloro presente nas piscinas.

A verdade é que todos esses excessos acabam levando ao ressecamento extremo da pele, tornando-a mais vulnerável a questões como envelhecimento precoce, queimaduras, hipersensibilidade e doenças como a micose.

Para maior proteção e evitar a perda de água, especialmente durante o verão, no próximo tópico vamos apresentar 7 dicas essenciais. Acompanhe!

Leia também: Manchas no rosto: entenda as causas e encontre soluções eficazes

Cuidados com a pele no verão: 7 dicas essenciais para hidratação da pele

Você já está ansiosa pelos dias de sol, mar, piscina e diversão? Sabemos que o verão é o seu momento de brilhar, mas sem descuidar da pele! Por isso, vamos ver 7 dicas que podem transformar sua rotina de skincare nesta temporada.

Lavando o rosto com produtos Agradal!

1. Use e abuse da proteção solar

Não tem como começar de outro jeito, certo? Em uma temporada de grande exposição aos raios solares, a proteção solar deve estar ainda mais inserida na sua rotina. E é importante dizer que isso não serve apenas para os dias de praia ou piscina, mas diariamente! Por isso, lembre-se de incluí-lo na rotina e reaplicá-lo a cada 2h.

Você pode optar por um hidratante com proteção solar, como o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control Agradal. Além de proteger, ainda hidrata e combate o ressecamento que ocorre nessa época do ano.

Outra sugestão é o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Natural C Agradal, que traz a Vitamina C e a Vitamina E, dois poderosos antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele.

Mas lembre-se: vai se exercitar por horas ou passar o dia todo na piscina, busque por filtros solares com resistência à água, ok? Caso contrário, sua pele estará desprotegida!

2. Água, água e mais água

Os produtos cosméticos ajudam muito na hidratação externa do corpo, mas para funcionarem de verdade você tem que fazer um pouco mais. Isso quer dizer: hidrate seu organismo.

Aqueles dois litros de água por dia? Tome! Se você não tem esse hábito, tem alguns truques que podem te ajudar, como ter uma garrafinha ao seu lado o tempo todo. 

Você pode complementar a hidratação com sucos ou chás gelados naturais (sem açúcar, por favor). Mas, não abra mão da água natural! Ah, e é importante lembrar que bebidas industrializadas, com aditivos, não são substitutos, ok?

Leia também: O cardápio da saúde: Conheça 6 alimentos bons para a pele

3. Livre-se do sal e do cloro

Aproveitou um banho de mar, sol ou piscina? Certifique-se de tomar uma ducha de água doce logo depois, de preferência em temperatura ambiente.

Sal, cloro e areia contribuem para o ressecamento da pele e, em casos mais graves, podem gerar fissuras — que são um convite para a contaminação por microorganismos.

4. Adeus, esponja

As buchas de banho podem até dar a impressão de uma limpeza mais profunda, mas a realidade é outra. O uso muito frequente pode remover a oleosidade natural do corpo, que funciona como uma barreira protetora contra ressecamento, alergias e contaminações.

Além disso, a fricção repetitiva da esponja sobre os tecidos corporais pode causar irritação e até agravar cortes e feridas.

5. Evite banhos muito quentes

Você já sabe que para lavar o rosto, não é indicado usar água quente, certo? Sempre prefira a temperatura morna ou fria. No verão, isso é uma regra! 

A alta temperatura da água pode alterar a textura da pele, gerando pontos com ressecamento excessivo, já que em temperaturas elevadas, o banho pode remover óleos naturais do corpo. 

Além disso, aumentar ainda mais a temperatura do corpo não é agradável, certo? Especialmente quando lá fora já está bem quente!

Outro ponto importante sobre a temperatura da água do banho, é a possibilidade de desidratação. Água quente vai fazer você suar mais, perdendo muito líquido do corpo e acabar desidratando.

Em alguns casos, pode causar dermatite seborreica. A doença leva à descamação da pele e do couro cabeludo, com áreas avermelhadas, queda de cabelo e surgimento de caspa.

6. Cada hidratante no seu espaço

Quando um produto vem com indicação da área que deve ser usado, respeite! O hidratante facial, é para o rosto, já o corporal, para o restante. É importante estar atento a isso, já que a fórmula dos itens variam conforme a necessidade de cada região.

Por exemplo, produtos específicos para o rosto podem conter maior concentração de ativos que controlam a oleosidade. Já aqueles destinados ao corpo, não possuem essas substâncias como foco e ainda podem conter ingredientes comedogênicos, que facilitam o surgimento de cravos e espinhas. 

Imagine se você não presta atenção nisso? Pode deixar sua pele do rosto ainda mais oleosa!

7. Geladeira neles!

Você viu alguém tirar o hidratante da geladeira e ficou se perguntando o motivo? Refrescância! Especialmente em dias de exposição ao sol, nada melhor do que colocar algo geladinho na pele. 

Pegue seus produtinhos e reserve um espacinho na geladeira para eles. Assim, ao sair do banho — momento que a absorção é melhor — você coloca o produto geladinho na pele. 

Refrescante e animador! Deu até para sentir o frescor, certo? Acredite, vai fazer toda a diferença.

Escolhendo os produtos certos, tome cuidado com as receitas caseiras

Não é de se surpreender que a internet está cheia de receitas caseiras para cuidar da pele. Combinações e “misturinhas” que prometem resultados incríveis. Mas, como já dizia o ditado, nem tudo que reluz, é ouro. Nem pense em usar a receita da sua avó de óleo de cozinha com cenoura ou um “bronzeador natural de café”. 

Pois é, não caia nas promessas sem fundamento. Assim como boy mentiroso, essas receitas podem quebrar seu coração e prejudicar sua pele. 

Mas relaxa, nós vamos te ajudar a escolher os produtos certos e, para isso, te ensinaremos mais sobre os ativos presentes nas fórmulas:

Niacinamida

A Vitamina B3 é um ativo muito comum em produtos de skincare. Ela ajuda a suavizar as manchas, controlar a produção de sebo — que leva à pele oleosa — e melhora a proteção facial. 

Seu uso frequente vai ajudar a deixar os poros mais suaves e sua pele mais hidratada.

Ácido Hialurônico

Esse ativo está presente em nosso corpo. O Ácido Hialurônico é responsável por manter a pele hidratada e com uma textura lisinha. Ele faz isso porque preenche os espaços na pele. 

Isso significa que quando as marcas de expressão começam a surgir, é porque o ácido está “sumindo”. É quando podemos repor o ativo com produtos que possuem essa substância na sua fórmula. 

Claro que não deixaríamos você sem dicas de itens, né?

Toda a linha Hydra Care Agradal possui o Ácido Hialurônico e a Niacinamida. Você ainda encontra alguns itens essenciais para o seu verão, como o Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care. Ele vai se tornar o melhor amigo da sua pele!

Ureia

A Ureia é uma substância chave nos cuidados com a pele. Isso porque ela atua na hidratação, esfoliação e no combate ao ressecamento. Ou seja, protege e ainda melhora a textura. 

Bom, não é? Especialmente no verão!

Por isso, procurar por produtos que contenham esse ativo pode ser o diferencial nos cuidados com seu corpo. É o caso do Creme Pés Ureia 10% Agradal, que reduz e previne ressecamentos e calosidades. 

Ele é um hidratante potente que impede a perda de umidade natural, tornando-se um grande aliado no verão!

Pantenol

A Vitamina B5 tem um super poder essencial para o cuidado com a pele no verão: ela consegue atrair e manter moléculas de água em sua estrutura. Ou seja, perfeita para a hidratação! E não é só isso! Ela ainda ajuda na cicatrização, tem um poder anti-inflamatório e reparador.

Por isso, os produtos com Pantenol são ótimos para o cuidado com a pele. Seja para quem busca mais hidratação ou um cuidado mais direcionado, ele vai te ajudar. 

Aqui na Agradal, o Creme Mãos e o Creme Mãos e Pés, contam com o ativo em sua fórmula.

Óleo de Semente de Uva

Também chamado de Vitis Vinifera Oil, ele possui alta concentração de flavonoides e polifenóis. Na prática, isso significa que ele é um excelente antioxidante e impede que as substâncias que nos atingem no dia a dia, prejudiquem a textura e maciez da pele.

Além disso, ainda possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Proteção é o que mais importa, certo?

Com tantos recursos assim, esse é o ingrediente ideal para nosso Creme Mãos, Unhas e Cutículas!

Sempre consulte um dermatologista

Uau! Muitas informações boas em um só lugar, não é mesmo? Pois é, mas antes de sair colocando no carrinho todos os produtos com esses ativos que citamos, ainda é preciso estar atento a um importante ponto: você já consultou um especialista?

Mesmo que já conheça as propriedades dos ativos e quais as indicações deles, é essencial que um dermatologista avalie a sua pele e direcione o que precisa ser feito. 

Por exemplo, a presença de oleosidade excessiva possui diferentes motivos e, cada um deles, pode levar a um produto específico.

Consulte um especialista e saiba, exatamente, aquilo que sua pele precisa para estar ainda mais protegida e preparada para te acompanhar nos deliciosos dias de verão!

Conclusão + FAQ

Sem dúvidas, curtir o verão está nos seus planos, mas para isso acontecer sem nenhum obstáculo, é essencial saber como cuidar da pele. Por isso, trouxemos algumas dicas importantes para a rotina e os ativos que podem fazer a diferença na rotina de skincare.

Quer ficar por dentro de outras dicas e recomendações associadas aos cuidados com a pele no verão e nas demais estações? Então acompanhe o Blog Agradal e não perca nenhuma novidade!

@agradal

Descubra o poder da Agradal: skincare sustentável e acessível para transformar sua rotina e sua pele. 💚✨

♬ som original – Agradal Skincare

Se ainda ficou alguma dúvida, nós separamos as mais frequentes, confira abaixo:

Como a onda de calor afeta a saúde da pele?

Além de prejudicar a hidratação do organismo — que prejudica a pele, também — temperaturas altas exigem maior proteção solar! Isso porque a exposição a raios solares é extremamente prejudicial e pode levar ao surgimento de manchas e melasma.

Como proteger a pele do envelhecimento precoce durante as ondas de calor?

Tenha produtos que ofereçam proteção solar e mantenha o uso ao longo do dia. Além disso, procure por itens que tenham ativos antioxidantes na fórmula. Eles vão auxiliar na proteção, elasticidade e prevenção de rugas.

Qual é a importância da reidratação durante as ondas de calor para a saúde da pele?

O calor faz com que a gente sue mais e, consequentemente, perca mais água. Por isso, é essencial manter a hidratação ao longo do dia, diversas vezes. Isso vale para a quantidade de água que você bebe e, também, para a pele. 

O câncer de pele tem relação com a exposição excessiva ao sol?

Sim! O câncer de pele é responsável por mais de 30% dos casos de câncer no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, o Carcinoma basocelular, tipo mais comum de câncer de pele, aparece justamente nas regiões mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e ombros. 

Ou seja, a exposição irresponsável ao sol pode levar a consequências perigosas. Mesmo que tenha baixa letalidade, o câncer de pele exige atenção!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.