Com o frio chegando, você já deve estar sonhando em tomar um bom vinho, preparar uma sopinha e curtir um filme debaixo do cobertor. Até aí, tudo lindo, certo? Mais ou menos! Será que a sua pele também gosta desta temperatura? Na verdade, ela fica mais suscetível ao ressecamento e irritação, tornando indispensável adotar determinados cuidados com a pele no inverno.
Aqui, porém, vale lembrar que o vilão do inverno não é apenas o frio, mas também a diminuição da umidade do ar. Ambos levam ao ressecamento da nossa pele se não forem tomadas as medidas preventivas.
A boa notícia é que existem maneiras simples de evitar os problemas típicos dessa estação, como tomar mais água, cuidar da temperatura da água no banho e utilizar os hidratantes adequados.
Conheça quais são os principais cuidados com a pele no inverno que você deve adotar para evitar que o frio cause danos e prejudique a sua beleza natural!
8 cuidados com a pele no inverno que você deve realizar
Que tal saber quais são os cuidados com a pele no inverno que você deve adotar desde já? A gente conta a partir de agora!
1. Beba muita água
A hidratação da pele começa de dentro para fora. Sendo assim, por mais clichê que possa parecer essa dica, ela é indispensável. Para evitar o esquecimento, carregue sempre com você uma garrafa d’água e vá bebendo ao longo do dia. Há também alguns aplicativos para celular que te ajudam a lembrar e monitorar a quantidade de água que você bebe.
Para complementar essa hidratação, você pode substituir por chás e sucos por versões sem açúcar, por exemplo. Assim, você dá uma variada nos líquidos e, de quebra, consome frutas e todas as propriedades das infusões.
2. Alimente-se bem
Sua pele é resultado da alimentação. Ela é aliada para potencializar o efeito dos cremes e cosméticos, afinal os nutrientes deles são combinados com os que você ingere. A nossa dica é que você inclua na sua dieta alimentos antioxidantes e ricos nas vitaminas C e E.
Consuma frutas como morango, limão e acerola, assim como oleaginosas (castanhas e nozes) e soja, que é rico em isoflavona — um nutriente que ajuda a evitar o ressecamento da pele e ainda melhora a elasticidade.
3. Aumente a umidade do ar
Ao aumentar a umidade do ar, você evita o ressecamento da pele justamente por devolver as pequenas moléculas de água para o ambiente. Porém, engana-se quem pensa que, para isso, é necessário comprar equipamentos e gastar um dinheirão.
Você pode deixar uma bacia de água no quarto, estender uma toalha molhada e até mesmo contar com a ajuda de plantas para devolver a umidade para o ar. E, é claro, você pode adquirir um umidificador eletrônico ultrassônico, aqueles que produzem um vaporzinho de água. As opções estão aí para todos os orçamentos e bolsos!
4. Tenha atenção à temperatura do banho
Você adora tomar um banho longo e bem quentinho? A gente sabe que, de fato, essa cena é muito atrativa, mas saiba que, para a sua pele, isso não é nada bom.
O motivo é porque banhos muito quentes podem inflamar a pele, causando vermelhidão, coceira e até descamação. Na prática, é como se você tivesse uma queimadura de sol. Ou seja, podem causar um desequilíbrio na hidratação da pele, diminuindo a quantidade de óleos, gorduras e proteínas que mantém a pele saudável.
Portanto, o ideal é tomar banho morno durante 5 a 10 minutos, no máximo.
Além disso, evite água muito quente ao lavar as mãos. Essa parte do corpo é naturalmente mais sensível e, por isso, pode ficar vermelha, irritada e ressecada. O mesmo cuidado vale para os seus pés, viu? E não esqueça de secá-los com bastante atenção, para evitar fungos e outros problemas de pele.
5. Modifique os cuidados com a pele do rosto no inverno
É importante mudar sua seleção de produtos de autocuidado conforme as estações. Sua pele enfrenta ameaças diferentes a ressecamento e danos conforme a temperatura, umidade, vento etc.
Entre as dicas de hábitos para o inverno estão:
- Evitar usar produtos à base de álcool pois deixam sua pele mais seca, o que inclui os adstringentes;
- Reduzir a frequência de esfoliação da pele, fazendo apenas de 1 a 3 vezes por semana e jamais os caseiros, pois podem agredir a estrutura da pele e modificar seu pH, deixando-a mais sensível.
A rotina de hidratação do rosto durante o inverno:
- Aplique uma camada leve de tônico hidratante diretamente no rosto;
- Use sérum hidratante para fazer uma segunda camada;
- Sele sua proteção para manter tudo firme e no lugar com o uso de um bom creme;
- Não esqueça de cuidar da região dos olhos com hidratante específico;
- Por fim, proteja sua pele contra o sol usando hidratante com FPS.
Essas dicas acabam servindo também para outras partes do corpo, principalmente as mais expostas ao frio, vento e sol.
6. Hidrate o corpo todo com frequência
Seu corpo merece atenção com frequência. Ao mesmo tempo, cada parte dele merece um cuidado especial, já que possuem diferentes níveis de exposição ao frio, vento e sol. Suas mãos, pés, cotovelos, joelhos e o rosto estão entre as áreas que mais ressecam.
A Agradal possui linhas de produtos ideais para cada um desses casos. Inclusive, os cremes para mãos e para pés estão entre os mais queridinhos do nosso laboratório. E, além das versões básicas, também temos aquelas com nutrientes mais específicos, como vitamina C.
7. Não se esqueça dos lábios
Os lábios são as maiores vítimas no inverno. Ressecam muito! Como são a interface entre as áreas da mucosa e da pele, possuem os componentes e comportamento de áreas mucosas sem ter glândulas sebáceas, responsáveis por nos hidratar. Então capriche na hidratação labial!
8. Proteja sua pele
Mesmo nos dias mais cinzentos do inverno você precisa aplicar proteção solar. Isso porque os raios nocivos ultravioleta podem ultrapassar as nuvens e, portanto, os riscos e danos ainda existem. Aparelhos eletroeletrônicos como computadores e celulares também emitem raios UV, ou seja, sua pele também sofre mesmo se você não sair de casa.
Sendo assim, aplique uma camada de proteção solar nas partes do corpo que são expostas e reaplique durante o dia sempre que for necessário.
Quais os melhores ingredientes para otimizar os cuidados com a pele no inverno?
Agora que você entendeu que adotar cuidados com a pele no inverno não é assim um bicho de sete cabeças, possivelmente está se perguntando: quais produtos são os mais adequados, afinal?
Essa dúvida é comum e muito coerente, uma vez que é possível obter resultados ainda melhores quando o creme que você utiliza possui os ingredientes certos. Veja quais são os mais indicados:
- Extrato de pepino: também rico em antioxidantes, vitaminas e betacaroteno, possui propriedades anti-inflamatórias — ideal para evitar o ressecamento. Esse e os dois ingredientes acima você encontra no Creme Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care, um dos nossos queridinhos;
- Ureia: possui capacidade de reter a umidade da pele, aumentando a sua absorção. É capaz de promover a hidratação, um grande aliado na saúde da pele;
- Óleo de semente de uva: rico em flavonoides e polifenóis, é famoso por seu poder antioxidante. Possui também alta concentração de vitamina E, apoiando na cicatrização de feridas. O nosso Creme Mãos, Unhas e Cutículas é rico nesse ingrediente, assim como nos dois que mostraremos a seguir;
- Extrato de calêndula: é emoliente e umectante, por isso ajuda na hidratação;
- Vitamina E: ótimo antioxidante que ajuda a combater os danos provocados pelos radicais livres, bem como a manter a camada protetora da pele, evitando a perda de umidade;
- Extrato de Ginkgo Biloba: protege a pele contra danos celulares oxidativos causados por radicais livres. Destaca-se, ainda, por ter efeito calmante, ajudando a reduzir inflamações. Essa belezinha é o que torna o Creme Esfoliante para os Pés um sucesso;
- Extrato de hortelã: o mentol é um vasodilatador tópico que melhora a absorção dos demais hidratantes, além de possuir propriedades bactericidas e antifúngicas. Ingrediente encontrado também no creme esfoliante que sugerimos acima.
E quais devem ser os cuidados com a pele oleosa no inverno?
Pessoas com pele oleosa, principalmente as que sofrem de acne, devem usar tratamentos a base de ativos que melhorem a queratinização, processo de restauração intensiva da queratina, assim como a troca e a prevenção do acúmulo de sebo, e o entupimento de poros.
Logo, você deve procurar por cosméticos compostos por ácido salicílico, niacinamida, aloe vera, melaleuca e sílica. Seu hidratante em especial precisa ser leve e não comedogênico. Considere ainda trocar o sabonete e evitar banhos muito quentes.
É possível encontrar todos esses produtos que deixam seu arsenal de saúde e bem-estar mais poderoso no nosso site. Oferecemos composições saudáveis, naturais, não testadas em animais e cruelty free. Dá uma olhada! Se interessou em saber mais sobre os cuidados com a pele oleosa, temos um conteúdo com os maiores segredos de skincare para quem tem esse tipo de pele. Confira aqui.