Cuidados com a pele do rosto: como garantir uma pele jovem e saudável?

Cuidados com seu rosto: dicas para uma pele saudável
Tempo de leitura: 6 minutos

Se olhar no espelho e acolher com um sorriso a própria imagem desperta uma sensação incrível, não é mesmo? No entanto, sabemos que, para muitas pessoas, estar feliz com seu reflexo demanda um processo contínuo. Por isso, neste texto, vamos falar sobre cuidados com a pele do rosto

O primeiro passo para exercitar o amor-próprio todo dia.

Seja por pressão social ou insatisfação com alguma característica específica, é normal que exista algo que a gente queira mudar. E ter uma rotina de cuidados faciais, assim como a saúde de todo o corpo, vão ajudar a mudar esse cenário. 

Está pronta para descobrir como deixar sua pele ainda mais radiante? Então venha ver algumas dicas para alegrar a pessoa do espelho! 

Rotina de cuidados com a pele do rosto: o que é uma pele saudável?

Para explorarmos a rotina de cuidados faciais é necessário compreender a seguinte premissa: não existe pele perfeita, existe pele saudável. Portanto, nem sempre o que você vê na televisão ou na internet funcionará para seu caso. Estamos combinados? 

Dito isso, também conseguimos estabelecer uma resposta para o seguinte questionamento: o que é uma pele saudável? Aqui, destacam-se três elementos:

  1. Hidratação para preservar a elasticidade;
  2. Luminosidade que confere um brilho natural;
  3. Textura uniforme refletindo em uma superfície equilibrada e livre de imperfeições, como acne.

Desde sardas, pintas, muita melanina ou pouca melanina, o conceito de saúde da pele vai além do que vemos no dia a dia

Dicas para ter uma pele do rosto saudável

Ainda que não exista um padrão de cuidados com a pele do rosto, algumas dicas auxiliam na construção de rotinas personalizadas. Acompanhe, abaixo, o que você pode — e o que não pode — fazer para realçar a sua beleza natural.

Aposte em um bom hidratante com FPS

Você sabia que o sol é um dos principais vilões para a saúde da pele? Normalmente, os raios UV estimulam a produção de vitamina D e até auxiliam no controle de doenças da pele, mas o contato prolongado e sem a devida proteção pode ser bastante prejudicial.

Por isso, a adoção de produtos como um hidratante com proteção solar devem assumir o papel de destaque no seu dia a dia.

Vale ressaltar ainda que os perigos não se limitam em momentos ao ar livre. Quem trabalha ou fica muito tempo em frente do computador e celular também precisa se cuidar.

Para entender melhor: aparelhos como computadores, celulares e lâmpadas, emitem luz azul, ou luz visível. Apesar de não “queimarem” como os raios solares, eles também emitem radiação e podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Leia também: Cuide da sua pele com o novo hidratante com proteção solar da Agradal!

@agradal

Chegou o Hidratante Protetor Efeito Matte FPS35 Natural C 🧡 Deixa sua pele protegida, hidratada e com efeito matte!

♬ som original – Agradal Skincare

Aposte no tratamento noturno

Se durante o dia estamos preocupadas com a incidência de raios solares e agentes poluentes, no período noturno devemos olhar com mais carinho para os produtos de tratamento antirrugas, antimanchas e antiacne — dependendo da sua necessidade.

  • Antirrugas: existem produtos por aí com ativos realmente poderosos quando falamos sobre combater o envelhecimento precoce, como Ácido Hialurônico e Vitamina C;
  • Antimanchas: a Vitamina C, Niacinamida e o Extrato de Pepino são excelentes para lidar com manchas e melhorar a aparência da pele;
  • Antiacne: uma boa opção para reduzir o excesso de oleosidade e a dilatação dos poros é apostar em produtos com Ácido Salicílico e Melaleuca, por exemplo.

Dica Agradal: inclua na sua rotina de cuidados noturnos nosso Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care. Enquanto você dorme, ele cuida da sua pele com um combinado de seis ações: hidratação, nutrição, refrescância, uniformização, reparação e revitalização.

Mantenha um estilo de vida saudável

Você já deve ter ouvido por aí que beber água é indispensável para manter uma pele radiante. Essa é uma verdade incontestável, especialmente para nós, que moramos em um país com altas temperaturas.

Outra aliada importante é a alimentação equilibrada, com reposição de nutrientes, vitaminas e minerais. 

Claro que usar produtinhos adequados para o seu tipo de pele ajudam, mas quando esses cuidados para todo o corpo é que a mágica acontece.

Então, imagine essa combinação: um gole de água, um prato colorido no cardápio e atenção extra com o corpo. É quase um tratamento VIP, só que para sua pele, e ainda vai te fazer brilhar por dentro e por fora.

Leia também: O cardápio da saúde: Conheça 6 alimentos bons para a pele

Mantenha uma pele limpa

Assim como a proteção solar, a limpeza facial não pode ser deixada de lado para quem deseja ter uma pele equilibrada. Ao acordar e antes de dormir, é importante que a pele seja limpa com um sabonete indicado para este fim.

Saber como limpar o rosto é essencial para garantir os melhores resultados. O que não significa que precisa ser um processo complicado ou demorado. Você pode ler as melhores dicas para esse processo acessando nosso artigo, basta clicar aqui.

Dica Agradal: conheça o Sabonete Gel Facial Bio Control e inclua na sua rotina de skincare!

Adeus, células mortas

A esfoliação é um processo que faz toda a diferença quando queremos uma pele jovem e saudável. Elimina células mortas, faz uma limpeza profunda dos poros e ainda remove a gordura, diminuindo a incidência de acne.

Aqui, o segredo está em saber com que frequência o procedimento deve ser feito, uma vez que o exagero pode gerar efeitos contrários.

Enquanto mulheres com peles oleosas podem utilizar esfoliantes suaves diariamente, aquelas com tendência mais seca talvez tenham o mesmo resultado fazendo a esfoliação uma vez por semana ou até mesmo a cada quinzena.

Os esfoliantes da Agradal podem ser usados de duas a três vezes por semana, clique aqui e encontre o ideal para você!

Tenha cuidado com receitas de beleza caseiras

Nem tudo que reluz, é ouro! O ditado popular já dizia para ficarmos atentas às promessas que chegam até nós. E como já adiantamos lá em cima, cada pele é única, tornando os cuidados com o rosto igualmente únicos.

Por isso, não siga tudo que as pessoas fazem e postam na internet. Não basta copiar e achar que funcionará da mesma forma. O tipo de pele pode ser diferente, existem alergias e outras inconsistências que levam a um problema ainda maior. 

Nossa dica é escolher produtos desenvolvidos para o seu tipo de pele e consultar um dermatologista que irá indicar a melhor forma de cuidar do rosto.

Leia também: Máscara para o rosto caseira: solução ou dor de cabeça?

Sempre consulte um dermatologista

Já que falamos sobre consultar um especialista, achamos importante reforçar essa dica. Isso porque, conforme a necessidade, será preciso complementar os cuidados com a pele do rosto com outras rotinas.

Para entender melhor: a pele oleosa, por exemplo, pode ter diferentes motivos. Um deles é a disfunção hormonal que, em alguns casos, leva à necessidade de medicamentos ou adequação da alimentação.

Uma rotina de cuidados com a pele do rosto também inclui visitas ao dermatologista para que ele ajude a indicar o que será melhor para o seu caso. Não pule essa etapa, ok?

Não se cobre tanto

Por fim, nossa última dica é para o seu relacionamento com a pessoa que está no espelho. 

A gente sabe que ter uma pele saudável é mais do que aparência. É sobre cuidar do próprio futuro e ter uma rotina de amor-próprio diária. Mas isso não precisa ser um peso na sua vida.

Isso significa que a rotina de skincare não deve ser levada como uma “obrigação chata”, e sim como um momento que você está cultivando consigo mesma. De você, para você!

Em alguns dias, você vai comer algo fora da dieta e pode acabar esquecendo de fazer a rotina de skincare antes de dormir. E está tudo bem! Além de tudo, uma pele radiante é a pele de uma pessoa sorridente e feliz.

Conclusão e perguntas frequentes

Agora que você já tem uma série de dicas para uma rotina de cuidados com a pele do rosto, é hora de colocar em prática o que ensinamos. 

Aproveitando, te convido para conhecer os produtos da Agradal e encontrar as melhores opções para sua pele. 

Cuidados com seu rosto: dicas para uma pele saudável

Antes, tire suas dúvidas com essas perguntas frequentes:

Como posso tratar a pele oleosa de forma eficaz?

Se você possui pele oleosa, ou seja, com produção excessiva de sebo, é importante sempre escolher produtos específicos.

Além disso, mantenha uma rotina de limpeza constante para controlar a produção do óleo no rosto.

Quais alimentos podem impactar negativamente na saúde da pele?

Alimentos ricos em açúcares refinados, processados ou gordurosos prejudicam a saúde da pele. Portanto, controle a ingestão desses itens e evite consumir todos os dias.

Como lidar com a pele sensível durante as mudanças sazonais?

Especialmente em um país como o Brasil, com mudanças bruscas, é importante perceber quando os cuidados com a pele precisam de certos ajustes. 

No verão, por exemplo, é normal suarmos mais e a limpeza deve estar em dia. Já no inverno, o ressecamento pode castigar a pele e a hidratação se torna ainda mais importante!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.