A importância do cuidado com os pés: dicas para uma rotina eficaz

cuidado com os pes
Tempo de leitura: 5 min

Sensação de aspereza, calosidades, rachaduras, descamação, coceira e ressecamento? Tudo isso é sinal de que o cuidado com os pés precisa ser renovado. 

Dependendo da rotina, idade e do tipo de pele, os pés podem ter comportamentos diferentes e ,por isso,  necessidades diferentes. Mas, há recomendações gerais que todo mundo deve seguir para ter essa área do corpo mais saudável e bem cuidada. 

Neste conteúdo, te contamos quais são elas, como cuidar dos pés diariamente e quais as consequências de não manter a rotina de cuidados. Continue a leitura e confira! 

Por que é importante ter um cuidado com os pés? 

Os pés são a base do corpo. Eles são feitos para aguentar peso, distribuir carga para dar estabilidade corporal e receber atrito por conta da caminhada. Além disso, apresentam mais de 70 mil terminações nervosas que estão diretamente ligadas a todo o restante do corpo. 

Só por conta desses fatos já se tem motivos suficientes para ter cuidado com os pés, não é mesmo?! Mas, há ainda diversos problemas que podem acontecer caso você não mantenha uma rotina voltada para a saúde dos pés. Alguns deles, são:

  • Micoses por proliferação de fungos;
  • Ressecamento da pele;
  • Dores e rachaduras;
  • Movimento limitado;
  • Calosidades. 

O cuidado com os pés não é apenas uma questão estética. Essa parte do corpo é a única que toca o chão, sendo exposta à sujeira, microorganismos, calor e outros fatores. 

Quando os pés ficam abafados por muito tempo em sapatos, a falta de circulação de ar somada ao suor, cria o ambiente perfeito para bactérias e fungos se proliferarem, inflamarem ou infectarem a região. 

Quer prevenir e melhorar a saúde dessa região? Coloque em prática uma rotina de cuidados que irão te dar pés de princesa. 

produto agradal para os pés

Como cuidar dos pés?

Agora que você já entendeu a importância de ter uma rotina para essa região, vamos te contar como praticá-la e escolher produtos para cuidar dos pés. Confira! 

Lave e seque corretamente os pés

A etapa número um é: lavar os pés. Escolha um sabonete de limpeza profunda, mas evite aqueles que eliminam 99% das bactérias — o 1% que fica pode se tornar resistente e causar complicações médicas. 

Limpe bem a região, principalmente entre os dedos e as unhas — é lá que a sujeira se concentra. Você pode usar uma bucha vegetal para auxiliar o processo de limpeza, apenas faça com suavidade para não danificar a barreira de proteção da pele, ok?!

Secar bem os pés e entre os dedos evita fungos e mau cheiro. Passe a toalha macia em toda região e novamente foque entre os dedos

Espere um tempo antes de colocar meia e calçado, até que a pele estabilize a umidade e temperatura. 

Hidrate diariamente com cremes específicos

A hidratação diária dos pés evita o ressecamento, porém o hidratante corporal não serve. Os cremes para pés são desenvolvidos com ingredientes específicos para essa finalidade. 

O creme de pés da Agradal, por exemplo, é super hidratante e apresenta pantenol, aloe vera e glicerina vegetal na composição. Sua fórmula garante rápida absorção para deixar os pés super hidratados e sequinhos. 

Para cuidar dos pés rachados e ultra-ressecados, aposte no Creme Pés Ureia 10% Agradal. Esse ingrediente é um dos mais recomendados pelos médicos para o tratamento de pele seca, pois ela é capaz de reter a umidade natural da pele e melhorar a hidratação.

Combinado com outros ativos emolientes — como manteiga de karité, pantenol, mentol e óleo de coco — o Creme Pés Ureia 10% da Agradal aumenta ainda mais a restauração da oleosidade natural da pele. 

Quer potencializar a ação dos hidratantes? A dica é passar o creme depois da limpeza e usar meias antes de dormir. Se quiser um tratamento ainda mais intenso, embale os pés  com plástico filme. Isso garantirá que a pele não desidrate durante a noite, promovendo 100% a absorção do produto. Meias de algodão também são boas aliadas para aplicar esse cuidado com os pés no inverno. 

Cuide das unhas

Como comentado anteriormente, as unhas acumulam sujeira. A limpeza e cuidado com a unha evita que haja proliferação de fungos e bactérias. 

Faça cortes retos, sem aprofundar os cantos. Além de garantir o não acúmulo de sujeira, também evita o encrave. 

Use sempre utensílios próprios, como tesoura, lixa e alicates, pois com certeza você não quer correr o risco de se infectar com a doença alheia, né?! Se for à pedicure, certifique-se de que os materiais utilizados são descartáveis ou esterilizados. 

Polêmica: as cutículas não devem ser removidas! Mesmo que esteticamente seja melhor retirá-las, são importantíssimas para criar uma barreira protetora contra a entrada de microorganismos. 

Troque o corte pela hidratação das cutículas, para não ressecar e machucar a pele. No máximo, tire o excesso com uma espátula com cuidado. 

Use calçados confortáveis

Guarde os sapatos apertados e desconfortáveis, mesmo que sejam lindos! Podem causar calos, ferimentos, bolhas e dores nos ossos, ao longo do tempo podem se transformar em lesões e dar de brinde um joanete! 

O atrito constante e o apertamento da região causam o engrossamento da pele. Portanto, para ter pés de princesa você deve usar calçados confortáveis. 

Além disso, é preciso diversificar o uso. Nada de ter sapato de uso diário, ok? Se você tem seu preferido, procure alternar os dias. Dessa forma, se evita que as bactérias façam do calçado sua nova casa. 

Deixe o sangue circular

Imagine passar o dia segurando peso. Não há quem não se sinta cansado e sobrecarregado, não é?! Com os pés é a mesma história, eles sofrem pressão diária e acabam tensionando a região. 

A massagem nos pés melhora a circulação e alivia a compressão do dia. Passe o creme e faça movimentos circulares, colocando a força que lhe agradar. 

Para aqueles dias muito intensos, faça um escalda pés. Encha uma bacia com água morna use essências como óleos, pétalas de flor, chás, entre outros, e coloque os pés. Aproveite o momento para desconectar e relaxar o restante do corpo, ouvindo uma música ou apenas meditando. 

Esse spa dos pés fará com que todas as tensões do dia vão embora, permitindo que as dores sentidas não se acumulem e causem complicações. 

Esfolie os pés para remover células mortas

Seu sonho é ter um pé lisinho? A esfoliação vai te ajudar nisso. Ela é a responsável por tirar as células mortas, que deixam a pele mais áspera, opaca e com descamação. 

Aquelas lixas de pés? Pode aposentar. Além de ficarem mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira, elas também podem machucar os pés quando feito de modo errado. 

Prefira utilizar cremes esfoliantes, como o da Agradal, que enquanto restaura as células e também hidrata profundamente. O diferencial é que, após absorção, as partículas abrasivas se soltam e você tem uma pele tanto hidratada, como esfoliada.

Rico em Extratos de Ginkgo Biloba e de Hortelã, o creme esfoliante da Agradal ainda promove ação refrescante, regeneradora e protetora, aliviando a sensação de pés cansados. Aproveite que você descobriu tantas coisas neste conteúdo e continue aprendendo mais sobre cuidados com os pés e a pele em geral. Acesse o blog da Agradal e confira mais conteúdos que potencializam seu bem-estar, autoconhecimento e beleza natural!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

SOS Espinha Interna: formas de combater e minimizar as inflamações

Espinhas na gravidez: como lidar com as mudanças na pele durante a gestação

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.