Não importa a sua idade: em algum momento da vida, você já se deparou com cravos no rosto.
O engraçado é que, muito embora eles nos acompanhem com certa frequência, tanto na adolescência quanto na idade adulta, em geral as pessoas não sabem detalhes sobre esses indesejáveis companheiros. Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo! Nele, você vai descobrir os motivos do surgimento dos cravos, as principais diferenças entre eles e qual a melhor forma de eliminá-los. Boa leitura!
Cravos no rosto: por que eles aparecem?
Os cravos no rosto são nada mais do que comedões — palavra difícil para descrever as lesões de acne que aparecem pelo nosso corpo, em especial nas regiões mais oleosas.
O excesso de produção sebácea, aliás, é uma das principais causas do aparecimento dos pontinhos, pois os poros acabam ficando obstruídos.
Essa obstrução pode acontecer por diversos motivos, como:
- Desequilíbrios hormonais;
- Consumo de anticoncepcionais;
- Período menstrual;
- Irritação cutânea;
- Reação adversa pela ingestão de certos medicamentos;
- entre outros.
Nesses momentos, o que acontece é que cada folículo capilar da nossa pele possui sua própria glândula sebácea, cuja missão é produzir um óleo para manter o corpo hidratado.
Quando células mortas e impurezas se acumulam nessa pequena abertura — que por sinal existem mais de 20 mil somente no rosto —, surgem os comedões.
Diferença entre cravos pretos e brancos
Você já deve ter notado que não são apenas os pontinhos pretos que surgem na pele. Também há aquelas bolinhas brancas que aparecem em certas regiões do rosto.
Em termos gerais, os cravos escuros são resultado do processo de poros abertos com a oxidação do material que está dentro dele: células mortas acumuladas, sebo, queratina e até resquícios de maquiagem e poluição. Eles ficam escurecidos devido ao contato com o ar.
Já o cravo branco no rosto surge quando a pele sobre a lesão permanece fechada, gerando bolinhas brancas. Eles são claros por não manterem contato direto com o ar.
Tá, agora você deve estar se perguntando: e as espinhas?
Essa malvada nada mais é do que a evolução do cravo no rosto, sendo um estágio mais avançado deles. Ou seja, lesões de acne inflamadas por bactérias, que podem ser bem superficiais ou super profundas.Por isso, quando você espreme uma espinha, o líquido que sai é na verdade, pus resultante da infecção.
Como prevenir o aparecimento dos cravos
Agora que você já sabe o que são os cravos no rosto, chegou o momento de falar sobre as medidas que podem evitar que eles apareçam ou mesmo eliminá-los de uma vez por todas.
- Mantenha o rosto sempre limpo
Se você já esteve por aqui outras vezes, sabe o quanto falamos sobre a importância de adotar uma rotina de limpeza. Evitar cravos no rosto tem tudo a ver com manter a pele limpa,pois isso ajudará reduzir a quantidade de impureza acumuladas
Use um sabonete em gel facial adequado para o seu tipo de pele e aplique-o duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir.
Depois, passar o tônico adstringente vai te ajudar a equilibrar o pH da pele, além de remover qualquer impureza teimosa que tenha permanecido mesmo após a lavagem.
Quando não há sujeira, as chances de entupimento dos poros são bem menores, concorda?!
Tenha uma rotina de esfoliação
A esfoliação é uma etapa complementar aos cuidados com a pele. Se você pretende fazer uma rotina de skincare para pele oleosa ou mista, esfolie duas vezes por semana o rosto. Se seu tipo de pele é normal ou seca, faça apenas uma semanalmente.
Esse processo é essencial para retirar todas as células mortas acumuladas durante os dias. Assim, o processo de renovação celular se mantém intacto, permitindo que seu rosto continue saudável e livre dos cravos.
Lembre-se apenas de usar um esfoliante para peles com tendência à acne. Dessa forma, seu tratamento vai ser ainda mais completo e eficaz.
- Aposte em uma alimentação balanceada
Sim: o aparecimento de cravos no rosto pode ter relação direta com a sua alimentação. Frituras, gorduras e açúcar em excesso podem alterar a aparência da pele.
Para que a acne não ataque com frequência, tome cuidado com o que você ingere no dia a dia.
- Faça o tratamento com cosméticos adequados
Em muitos casos, a utilização de um cosmético de tratamento adequado pode ser a saída que você buscava para combater os cravos no rosto.
Existem produtos que possuem ativos poderosos na sua composição, o que facilita – e muito – a conquista de uma pele mais bonita e saudável.
Um bom exemplo é o velho conhecido ácido salicílico. Ele é amplamente utilizado pela indústria cosmética por apresentar benefícios para regularizar a produção de sebo e melhorar a textura da pele.
Outro ativo excelente é a melaleuca, ou tea tree. Ela possui propriedades antissépticas que melhoram o aspecto da acne.
Por fim, procure por produtos que tenham niacinamida (também conhecida como Vitamina B3) na composição. Esse ativo é hidratante, iluminador e clareador. Ou seja, perfeito para reduzir as manchinhas causadas pelos cravos e espinhas.
- Se precisar, procure um médico
Ter um rosto com cravos aparentes pode ser bem difícil para algumas pessoas, pois o visual afeta a autoestima. Se esse processo está difícil para você, procure um médico.
O profissional irá fazer exames para saber qual seu tipo de pele, a fim de porque ela está se comportando de tal maneira e de onde está surgindo a acne.
O que você evitar no tratamento de cravos?
Ok, depois de conferir o que causa cravos no rosto e quais os cuidados para evitá-los, você ainda pode ter algumas dúvidas. Uma delas é se as receitas caseiras são boas e se existe algum problema em espremer esses pontinhos chatos. Confira as respostas abaixo:
Espremer a pele
Livre-se da tentação de meter as mãos onde não deve! A gente sabe o quanto parece irresistível espremer cravos e espinhas no rosto, sejam eles do tipo que forem.
Isso porque, como você viu anteriormente, eles são lesões, podem ficar inflamados e piorar tudo. Sem contar na mancha que você pode deixar quando faz isso.
O que podemos dizer com 100% de certeza é: evite com todas as suas forças! A tentativa de extração de cravos no rosto só vai agravar os sintomas, piorar a aparência e gerar um baita de um arrependimento.
Receitas caseiras
Quem nunca abriu o TikTok ou Instagram e se deparou com inúmeras máscaras para o rosto caseira? Elas são um sucesso na internet. Mas, saiba que há muitos perigos por trás dessas receitinhas.
Ingredientes como café, açúcar e até areia estão quase sempre presentes. O que ninguém te conta é que eles podem lesionar, causar alergias e até inflamar sua pele, por conta dos seus grânulos irregulares.
Por isso, nada de fazer esse tipo de teste, ok?! Seguindo as dicas que comentamos anteriormente, é bem provável que seus cravos no rosto vão dizer tchau, tchau em breve!
O que acontece se você não tirar os cravos?
É bem comum que as pessoas tenham cravos que viram quase de estimação. Mesmo com tentativas de tirá-los dorosto, eles não saem ou então acabam retornando.
Nesses casos, quando a extração não é feita, o poro vai ficando cada vez mais cheio, esticando a pele ao redor e podendo causar cicatrizes. Por isso, se você notar que existem alguns teimosos por aí, procure um profissional para fazer a remoção correta e indicar um tratamento que feche os poros.
Mas, antes de tudo, comece o processo de diminuir seus cravos implementando uma rotina saudável, com produtos de skincare indicados para acne. Aproveite para garantir o Kit Bio Control, da Agradal, que vem com os cosméticos perfeitos para a etapa de limpeza.
O combo ácido salicílico, melaleuca e niacinamida vai tratar a sua pele e combater o reaparecimento da oleosidade, acne e poros dilatados. Além de, claro, deixar seu rosto uniforme e com um viço incrível. Adquira o kit e confira os benefícios na prática!