Como preparar a pele oleosa para maquiagem? 4 passos essenciais!

Saiba como preparar uma pele oleosa para maquiagem!
Tempo de leitura: 6 minutos

Enfrentar a difícil tarefa de preparar uma pele oleosa para a maquiagem, lidando com o constante desafio do excesso de brilho, é uma experiência comum para muitas pessoas. O surgimento da acne e a necessidade de cuidados diários ainda adicionam uma camada extra de complexidade a essa rotina. 

Se você já sofreu com alguma dessas situações, sabemos que não é fácil manter as esperanças. No entanto, usando os produtos indicados para combater a produção excessiva de sebo é possível arrasar no dia a dia.

Quer saber como preparar uma pele oleosa e quais são os cuidados essenciais antes e depois da make? Então continue a leitura, preparamos um conteúdo repleto de dicas valiosas!

Como escolher os produtos certos para preparar a pele oleosa?

A oleosidade da pele vem da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como disfunção hormonal e alimentação desequilibrada.

Essa característica acaba dificultando a aplicação de maquiagem já que, muitas vezes, o brilho excessivo atrapalha o resultado e a aderência dos produtos é prejudicada.

Porém, é possível adicionar itens na rotina de skincare que auxiliam a manter a pele equilibrada e ajudam no preparo para maquiagem.

A nossa linha Bio Control, por exemplo, foi toda pensada para os cuidados antes e depois da make. Nela, você encontra os produtos que vão te ajudar a cuidar, proteger, limpar, tratar e hidratar o rosto sem aumentar a oleosidade.

@agradal

Adeus, acne e pele oleosa! 👋 A linha Bio Control deixa sua pele livre de oleosidade e acne! Experimente 💚 #peleoleosa #dicasdebeleza #skincare #pele #dicadeskincare #vegano #skintok #foryou #fy

♬ som original – Agradal Skincare

Ainda tem dúvidas se a sua pele é mista ou oleosa? Confira nosso guia completo para identificar!

Mas, afinal, como preparar a pele oleosa para maquiagem?

Além da escolha de produtos com efeito matte e livres de óleo mineral, você pode incluir mais algumas etapas nessa preparação. 

Não sabe quais? Fique tranquila, vamos te ajudar a entender cada passo e ainda indicar nossa linha de cuidados, acompanhe!

1. Inicie a preparação da pele com a limpeza

Não adianta, se você quer ter um rosto maquiado e sem resquícios de oleosidade, o primeiro passo deve ser a limpeza. Somente dessa forma será possível seguir com os demais passos do preparo.

Aqui na Agradal temos os produtos perfeitos para essa etapa e para o seu tipo de pele. Se for oleosa, aposte no Sabonete Gel Facial Bio Control. Agora, se for mista, temos o Sabonete Facial Pure Detox.

As duas opções promovem uma limpeza profunda, livrando sua pele das impurezas e eliminando o excesso de oleosidade.

2. Use hidratantes com efeito matte

Os produtos com efeito matte são excelentes aliados de pessoas com pele oleosa e tendência a acne. Portanto, considere o uso de hidratantes com essa característica antes de aplicar a maquiagem.

Quer uma dica? O Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control tem uma textura leve, cobertura UVA e UVB e é super fácil de espalhar. E sabe o melhor? Você ainda fica despreocupado em relação à proteção solar, já que ele também oferece esse cuidado.

3. Escolha maquiagem oil-free

Se tem uma coisa que você não quer adicionar na sua pele é mais óleo. Portanto, ao comprar a maquiagem, sempre fique de olho na composição completa. 

Escolha aquelas sem óleo mineral, ou comedogênicos, na composição para não aumentar a concentração de sebo no rosto.

Ah, mas e como eu sei quais são eles? Segundo a Skin Type Solutions são considerados comedogênicos:

  • Cera de abelha;
  • Manteiga de cacau;
  • Óleo de coco;
  • Pigmento vermelho

4. Finalize a make do jeito certo

Para um efeito mais duradouro, opte por um pó translúcido na finalização. Essa aplicação vai evitar que o excesso de óleo “leve embora” a maquiagem aplicada. 

Aplique-o em todo o rosto e pronto. Você pode ficar mais tranquila com a durabilidade da make.

Cuidados essenciais com a pele oleosa depois da maquiagem

Chegou em casa cansada e está pensando em dormir do jeito que está? Não faça isso! Retirar a maquiagem é essencial para o cuidado com a pele oleosa.

Para que este processo seja um sucesso, vamos te ensinar alguns passos indispensáveis no pós-make para que você possa ficar tranquila nos cuidados. 

Remoção adequada da maquiagem

O primeiro passo aqui é fazer a remoção de toda a maquiagem do rosto. Para isso, você pode optar por uma água micelar, aqui temos duas opções:

  • Água Micelar Hydra Care: indicada para todos os tipos de pele, ela remove as impurezas com ação hidratante;
  • Água Micelar Pure Detox: ideal para peles mistas e oleosas e com ação antipoluição, ela promove uma limpeza purificante e antioxidante.

É importante que esse processo seja feito com bastante atenção para deixar o mínimo de resquícios possível.

Rotina de skincare completa

Achou que era só retirar a make e já poderia ir descansar? Então, aquele era só o início, agora você deve cuidar da sua pele com uma rotina de skincare completa.

Confira, na sequência, nossas dicas para uma limpeza completa e com toque de hidratação para livrar seu rosto da oleosidade excessiva:

Limpar

Assim como no preparo pré make, lavar o rosto é essencial para eliminar aqueles resíduos que ainda permanecem. 

Mantemos aqui nossa indicação do gel de limpeza da linha Bio Control, pois a ação da Melaleuca traz a refrescância que procuramos quando chegamos em casa. Você vai amar!

Tonificar

A aplicação de um tônico facial ajuda a restaurar o equilíbrio do pH da pele e a combater as imperfeições, como cravos, espinhas e poros dilatados. 

Aplique o Tônico Adstringente Bio Control em um algodãozinho e passe suavemente pelo rosto. Não há necessidade de enxágue e pode ser utilizado todos os dias.

Tratar

Se uma pele equilibrada precisa de cuidados no pós-make, saiba que para a oleosa é ainda mais importante. Portanto, o ideal é incluir um sérum na sua rotina que atue fortalecendo a barreira de proteção natural.

O Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control será seu novo melhor amigo. Com seis ativos em sua composição, ele proporciona efeito matte e tem eficácia comprovada quanto a redução de oleosidade em 76%*.

Hidratar

A etapa final tem o propósito de selar todos os benefícios acumulados até aqui. Desse modo, escolha seu hidratante ideal e crie rotinas para o dia e para a noite, confira nossas dicas:

  • Para o dia, mantenha nosso Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control que traz a hidratação com a proteção solar essencial;
  • Já para a noite, opte pelo Hidratante Facial Pepino + Niacinamida 2% Hydra Care Agradal, que proporciona uma sensação refrescante e calma devido ao Extrato de Pepino.

Produtos complementares

Sabia que você é possível acrescentar produtinhos para potencializar o tratamento e cuidado da sua pele?

As máscaras de tratamento são usadas para fins específicos, como a Máscara Argila 25% Matificante Bio Control que une ingredientes adstringentes e antissépticos, auxiliando auxilia no tratamento de cravos e espinhas.

Já para quem busca uma renovação celular e uma textura mais macia, a esfoliação pode ser de grande ajuda! Com o Esfoliante Gel Facial Bio Control você tem uma limpeza completa sem ressecamento ou agressão.

Conclusão + FAQs

Quem tem pele oleosa sabe como é difícil prepará-la para receber maquiagem. O excesso de brilho e a pouca durabilidade da make são alguns dos problemas mais comuns enfrentados por quem tem excesso de produção de sebo. 

Mas com a escolha dos produtos ideais e uma rotina de skincare assídua, é possível manter o cuidado necessário e garantir a arrumação! 

Adquira agora mesmo nosso Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control e revele sua beleza natural.

Ficou com dúvidas? Veja algumas perguntas frequentes sobre como preparar pele oleosa para maquiagem.

Posso usar produtos não especificamente formulados para pele oleosa se seguir os passos mencionados?

O ideal é que os produtos utilizados sejam específicos para pele oleosa. Dessa forma, o resultado obtido será ainda melhor. Isso porque eles são desenvolvidos para controlar a produção de sebo e brilho excessivo.

Quanto tempo devo esperar entre aplicar o hidratante e iniciar a maquiagem?

É indicado esperar alguns minutos após a aplicação do hidratante. Dessa forma, a pele irá absorver o produto por completo, proporcionando homogeneidade antes de seguir para a próxima etapa.

Posso aplicar máscaras noturnas durante todas as noites para controlar a oleosidade da pele?

Não é indicado a aplicação de máscaras todas as noites. Isso porque o excesso de tratamento pode gerar um ressecamento excessivo ou uma sensibilidade acima do indicado. No caso da nossa Máscara Matificante Bio Control, recomendamos o seu uso de 1 a 2 vezes por semana.

(*) Teste de percepção realizado com 30 pessoas durante 30 dias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.