Saber como esfoliar o rosto vai lhe proporcionar uma pele lisinha, uniformizada e menos oleosa. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), inclusive, comenta que a esfoliação é uma das etapas mais importantes para uma pele jovem e saudável.
Mas, existem certos passos que precisam integrar sua rotina de cuidados. Afinal, quando feita de forma errada, essa prática pode prejudicar a sua pele e até causar alergias.
Neste texto, vamos te contar tudo sobre como usar esfoliante no rosto, desde o passo a passo até qual o esfoliante facial ideal para você. Continue a leitura e descubra!
Afinal, como esfoliar o rosto corretamente?
Acha que é só molhar o rosto e lavar de qualquer jeito? Na-na-ni-na-não! Entender como esfoliar a pele corretamente é fundamental para evitar lesões e perder a eficácia da prática.
A esfoliação no rosto permite a renovação celular, dando aquela textura lisinha. Mas, como a pele nessa região é muito sensível, o passo a passo precisa ser seguido à risca para não causar um efeito rebote ou inflamações.
Por isso, se atente às etapas:
Após a limpeza inicial, aplique o esfoliante no rosto usando as pontas dos dedos. Faça movimentos circulares e suaves.
Evite a região dos olhos! Nessa área a pele é muito fininha e sensível e não deve passar por esse processo de renovação celular. Além do mais, a esfoliação não vai tirar olheiras ou manchas.
Usar aquelas escovas ou massageadoras também está proibido. Elas com certeza vão colocar mais pressão e friccionar as bolinhas do esfoliante, podendo causar microcortes na pele.
Feita essa parte, depois é só enxaguar com água gelada ou morna e secar o rosto. Uma boa dica aqui é encostar ou invés de arrastar a toalha, pois isso pode deixar a pele ainda mais sensível.
Após isso, utilize um sérum específico para seu tipo de pele e finalize com a hidratação.
Viu só como esfoliar o rosto em casa é simples? Você só precisa ter cautela na intensidade e um carinho maior nessa etapa da rotina de cuidados.
Com que frequência você deve esfoliar seu rosto?
Como esse tipo de produto é mais abrasivo, a esfoliação facial deve ser feita apenas semanalmente. Quem tem pele oleosa pode fazer, no máximo, três vezes na semana.
Isso porque, a prática feita em excesso tende a retirar a camada de gordura saudável da pele (o chamado manto lipídico).
Essa camada funciona como uma barreira do corpo. Caso seja removida, as chances de infecções aumentam e ainda causam mais sensibilidade, irritabilidade, coceira, vermelhidão e repuxamento na pele. Por isso, nada de extrapolar!
Se o rosto estiver queimado de sol ou descascando, procure primeiro tratá-lo e hidratá-lo, para só então aplicar o esfoliante facial.
Lembre-se de comprar um produto específico para essa região. Nada de usar esfoliante corporal no rosto, hein?! Eles costumam ter granulados maiores e firmes, que não fazem bem para a pele mais sensível.
Veja também um esfoliante facial que seja indicado para seu tipo de pele. Na teoria, qualquer um vai fazer o trabalho direitinho. A questão aqui são os ativos do produto.
Se sua pele é oleosa, por exemplo, o ideal é procurar aqueles que apresentam ácido salicílico e niacinamina na composição. Eles são ótimos para regular a produção de sebo e diminuir a acne.
#DicadaAgradal: nada de receitas caseiras!
Receitinha do Tiktok com café, açúcar, areia da praia, etc? Não, não, não!
Esse tipo de receita caseira pode danificar demais a pele. Isso porque, os grãos desses ingredientes têm tamanhos e formas irregulares, que podem ferir e gerar microcortes.
Os esfoliantes faciais, para não causarem nenhum risco à saúde, são feitos industrialmente para que os grânulos fiquem esféricos e iguais — algo que só a tecnologia pode nos proporcionar.
Mas, prefira escolher esfoliantes sem microplásticos, pois eles são péssimos para a pele e o meio ambiente. Graças à tecnologia, hoje em dia já existem opções feitas com esferas naturais — como as de jojoba e arroz.
Não tem porquê arriscar se no mercado há produtos para diferentes tipos de pele e para todos os bolsos. Com certeza você vai achar um que seja perfeito para você!
O esfoliante Gel Facial Bio Control da Agradal é uma ótima opção. Ele promove uma limpeza completa e renova as camadas mais externas da pele, deixando seu rosto mais uniforme e saudável. Sua composição é ideal para pele oleosa, pois apresenta:
- Ácido salicílico;
- Niacinamida (Vitamina B3);
- Melaleuca;
- Esferas naturais feitas de jojoba e arroz.
Sua ação é tonificante e anti-imperfeições, feita para quem quer dar um glow na pele, mas sem ressecar ou agredir. Ele é 100% vegano e não apresenta parabenos, petrolatos e sulfatos, sendo a melhor opção para você e o mundo!
Além disso, ele tem um preço bem acessível e rende muito. Dá uma conferida em nosso site e veja mais sobre o Gel Facial Bio Control.
Principais dúvidas sobre esfoliação facial
Depois de aprender como passar esfoliante no rosto, tire mais algumas dúvidas sobre o assunto para melhorar a textura da sua pele e até mesmo acabar com espinhas. Confira as principais:
Qual a diferença entre esfoliação física e química?
Neste texto, tratamos basicamente sobre a esfoliação física, que é quando há remoção das células mortas mecanicamente. Aqui, utiliza-se mini-grãos para fazer a limpeza, e combinam-se outros ativos para intensificar os resultados.
Já na esfoliação química, existem ácidos que fazem essa renovação celular. Neste caso, as células mortas se desprendem como um passe de mágica, podendo causar uma descamação suave.
Ambos podem ser utilizados por qualquer pessoa. Mas tenha uma atenção especial para os químicos, pois alguns ácidos causam mais sensibilidades em certos tipos de pele. Fale com um dermatologista para fazer uma escolha mais segura, combinado?!
Em qual etapa do skincare a esfoliação entra?
A etapa de esfoliar o rosto deve vir logo depois do sabonete específico para o seu rosto. Utilizar uma loção de limpeza facial e não abrasiva é o ideal, pois não vai sensibilizar a pele antes da renovação celular.
Fique de olho, pois há opções no mercado que são 2 em 1 — como é o caso da Agradal. Ou seja, serve de sabonete e esfoliante. Nesses casos, você pode passar o produto logo após a água micelar para garantir a limpeza completa.
Feita a esfoliação, o próximo passo é o tônico. Você precisa tonificar sem falta, pois é ele que vai devolver o equilíbrio do pH e remover qualquer resquício do produto anterior. Em seguida trate e hidrate bem, para devolver a oleosidade da pele e mantê-la saudável.
Por fim, nada de sair de casa sem proteção solar. Você vai ter retirado uma “película” do rosto e se entrar em contato com o sol, pode ter irritabilidade e manchas indesejadas.
Já os ácidos podem ficar para outro dia, ok?! Eles, na maioria das vezes, são um pouco agressivos. Como a pele já vai estar sensível, seu uso é dispensável.
Quais são os benefícios do esfoliante facial?
Claro, você não pode sair de um texto sobre como esfoliar a pele do rosto sem saber os benefícios que vai encontrar!
Essa prática promove melhorias como:
- Uniformização;
- Maciez;
- Brilho;
- Textura mais lisa.
A esfoliação, quando feita corretamente, auxilia no aumento de absorção dos outros produtos da sua rotina de skincare. E, seguindo a frequência recomendada, seus poros estarão sempre desentupidos, o que reduz a acne.
O melhor é que a prática aumenta a produção de colágeno a longo prazo. Como é feita a retirada de células mortas, o corpo é incentivado a produzir essa substância, o que contribui para o rejuvenescimento, uma melhor a elasticidade e menos flacidez.
Um sonho, né?! Que tal já aproveitar o embalo e garantir um esfoliante facial excelente? O Esfoliante Gel Facial Bio Control é ótimo para quem procura controlar a oleosidade, reduzir as espinhas e clarear as manchas! Se estiver procurando por mais hidratação, o Sabonete Esfoliante Hydra Care vai muito bem para todos os tipos de pele. Aproveite e clique aqui para conhecer os outros produtos!