6 produtos para limpar a pele oleosa e dar adeus ao excesso de oleosidade

Como deixar a pele menos oleosa: 6 produtos para sua rotina!
Tempo de leitura: 7 minutos

Você já se pegou, diversas vezes ao dia, se questionando sobre como deixar a pele menos oleosa? Se a resposta for sim, saiba que não está sozinha nessa jornada.

Lidar com o brilho indesejado e a dificuldade em preparar a pele antes da maquiagem são desafios que muitos compartilham, impactando não apenas na estética, mas também na saúde da pele. 

A boa notícia é que estamos aqui para te guiar, apresentando dicas práticas sobre como acabar com a oleosidade. Também falaremos sobre as causas e quais são os produtos essenciais para incluir na sua rotina de skincare.

Continue a leitura deste artigo para descobrir como manter uma pele radiante e equilibrada e como a Agradal está pronta para transformar sua experiência.

Acompanhe!

Quais as causas da oleosidade da pele?

Não existe apenas um motivo para pele oleosa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, aumento da produção de sebo nas glândulas sebáceas pode ser influenciado por:

  • Alterações hormonais;
  • Predisposição genética;
  • Uso de produtos contraindicados;
  • Excesso de lavagem na região (efeito rebote);
  • Passar a mão suja no rosto;
  • Água quente para lavar;
  • Falta de hidratação;
  • Alimentação com alto índice glicêmico;
  • Exposição ao sol sem proteção.

Uau! Parece muita coisa, certo? Mas, para saber quais desses fatores estão, de fato, deixando sua pele oleosa, é preciso consultar um especialista. Só assim, você vai conseguir identificar os motivos.

Porém, você pode começar a mudar algumas atitudes desde já! Ter uma rotina de skincare é o primeiro passo. Se a sua pele está com pouca hidratação (mesmo sendo oleosa), por exemplo, é hora de repor! 

Cuidar da alimentação e não esquecer da proteção contra o sol devem estar na sua lista diária de coisas a fazer. 

Com ajustes de hábitos e uso de produtos recomendados você vai dar o pontapé que precisa para deixar a pele menos oleosa.

Como deixar a pele menos oleosa?

Como apresentamos alguns dos motivos que fazem a pele ficar mais oleosa, é hora de entender como cuidar dela. E você vai perceber que essas dicas estão relacionadas aos fatores acima. 

Vamos lá:

Atenção especial à quantidade de lavagem

É preciso ficar de olho na quantidade de lavagens. Duas vezes por dia geralmente são o suficiente.

Mais do que isso, pode acabar retirando a proteção natural da pele e, aí, as glândulas sebáceas vão produzir ainda mais óleo. Esse processo é chamado de efeito rebote.

Nada de água muito quente

A temperatura elevada da água vai deixar os poros da pele ainda mais abertos, o que pode aumentar a oleosidade. Portanto, na hora da lavagem, lembre-se de equilibrar entre fria e quente.

Se for usar o momento do banho para iniciar seu processo de skincare, prefira deixar para o final e deixe o chuveiro entre morno e frio.

Hidratação é tudo

Lembra que falamos do efeito rebote ali em cima? Para evitar essa situação, após a limpeza, é indicado hidratar a pele. Assim, as glândulas sebáceas não vão precisar produzir mais sebo para compensar a “falta de hidratação” que foi tirada. 

Por isso, após lavar com água fria, utilize produtos que hidratam a pele e não estimulam a produção de óleo. Não se preocupe, falaremos mais sobre os itens recomendados logo abaixo.

O sol não é seu amigo

Você já sabe que a proteção solar diária é essencial para manter a pele equilibrada, certo? Quando falamos de redução de oleosidade no rosto, a regra se mantém!

Mas, atenção! Dê preferência a produtos que possuam toque seco ou efeito matte. Assim, sua pele vai estar protegida dos raios UVA e UVB e não terá excesso de oleosidade no final do dia.

Quer saber se sua pele é oleosa ou mista? Confira nosso guia completo e tire suas dúvidas.

Quais produtos são recomendados para limpar a pele oleosa de forma correta?

limpeza de pele

Cuidar da pele oleosa demanda uma abordagem específica e a escolha dos produtos corretos é fundamental para uma rotina de skincare bem-sucedida.

Pensando nisso, separamos quatro produtos da Linha Bio Control da Agradal, específica para pele oleosa com tendência à acne. Ela possui ativos que fazem toda a diferença em sua rotina, confira:

  • Ácido Salicílico: auxilia a diminuir a produção de sebo, desobstrui os poros e melhora a textura da pele;
  • Niacinamida: possui propriedades hidratantes, iluminadoras e clareadoras;
  • Melaleuca: a ação antisséptica deste ativo contribui no combate a acne.

Gel de limpeza

Opte por produtos com textura em gel para fazer a limpeza, especialmente formulados para peles oleosas. 

Aqui, deixamos como dica o Sabonete Gel Facial Bio Control. Se quiser mais detalhes sobre ele, temos um artigo completo em nosso blog, basta clicar aqui!

Esfoliante

O esfoliante é um aliado poderoso na remoção de células mortas, promovendo uma limpeza profunda e conferindo uma textura mais suave à pele.

O Esfoliante Gel Facial Bio Control é rico em Esfoliantes de Arroz e Jojoba, proporcionando uma experiência mais natural sem prejudicar a pele. É recomendado fazer a esfoliação de 2 a 3 vezes na semana.

Dica: você sabia que nossos esfoliantes são livres de microplástico? Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Tônico Facial

Outro item indispensável no dia a dia é o tônico facial, pois ele fornece um controle adicional sobre a oleosidade. 

Além disso, o produto ajuda a equilibrar o pH da pele e a minimizar a aparência dos poros dilatados, deixando uma sensação de refrescância e tonificação. Certifique-se de escolher a melhor indicação para seu tipo de pele, que é o adstringente.

Entre as opções temos o Tônico Adstringente Bio Control que ajuda a combater as imperfeições da pele e possui uma fórmula 100% livre de álcool etílico.

Tratamento com sérum

O tratamento é uma etapa que antecede a hidratação e contribui para o fortalecimento dos cuidados com a pele.

Aqui na Agradal, temos o Sérum Booster Anti-Imperfeições Bio Control. Ele possui ingredientes ricos que ajudam a reduzir o brilho ocasionado pela oleosidade, deixa a textura mais uniforme e intensifica a hidratação.

Todos os resultados possuem eficácia comprovada a partir de testes de percepção realizado com 30 pessoas durante 30 dias, confira: 

  • 85%* pele mais hidratada;
  • 79%* melhora na textura da pele;
  • 76%* pele menos oleosa;
  • 73%* pele mais uniforme;
  • 73%* menos poros dilatados. 

Hidratante com FPS

Hidratação e proteção solar não devem ser negligenciadas na sua rotina de beleza. Nossa dica é usar hidratantes que tenham FPS, assim, você hidrata seu rosto e ainda o protege dos raios solares.

Aqui na Agradal lançamos recentemente o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control. Ele promove um toque seco e suave na sua pele, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de marcas causadas pelo sol.

Máscara de argila

Para finalizar nossas indicações temos a Máscara de Argila 25% Matificante Bio Control. Além dos ativos presentes em todos os itens da linha, aqui há a argila verde.

Esse ingrediente é rico em minerais com ação adstringente, tonificante, secativo e bactericida. 

Todos os produtos da Bio Control são 100% veganos e não testados em animais. Gostou de conhecer um pouquinho de cada? 

Quer todos eles? Confira o Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control e mergulhe nessa experiência, revelando sua beleza natural!

@agradal

A linha perfeita para quem tem pele oleosa: BIO CONTROL 💚 Ela ajuda a manter a pele hidratada na medida certa, reduz a produção de sebo e melhora a textura da pele!

♬ som original – Agradal Skincare

Conclusão + FAQ

Se você já se perguntou o que fazer com rosto oleoso, não precisa mais se preocupar! Trouxemos para você alguns dos fatores causadores do excesso de oleosidade e formas de reduzir esse problema.

Ainda apresentamos alguns produtos must-have na sua rotina de skincare. Sem falar, que agora você já sabe a temperatura ideal da água na hora de lavar o rosto. 

E se restou alguma dúvida, é hora de respondermos com nossa FAQ!

Posso usar maquiagem tendo pele oleosa?

Sim! Mas, lembre-se de escolher produtos recomendados para quem possui excessiva oleosidade. Além disso, não deixe de fazer a rotina de skincare antes da aplicação e, principalmente, depois.

Por fim, nada de dormir com maquiagem

Quanto tempo leva para ver resultados com os produtos para pele oleosa?

Depende. Cada pele vai se comportar de uma forma, portanto, não podemos afirmar em quanto tempo os resultados vão aparecer. Contudo, com algumas semanas de cuidado, já é possível notar as mudanças.

Se estiver com dúvidas, procure um especialista para o tratamento da pele oleosa. Dependendo dos fatores que desencadeiam a alteração, pode ser necessário utilizar medicamentos e fazer uma reeducação alimentar.

Posso controlar a oleosidade da pele apenas com mudanças na dieta?

Provavelmente não. Apesar de ser um hábito que impacta na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, a mudança na alimentação deve vir acompanhada de uma rotina de cuidados com a pele.

E, se você está se alimentando de forma desequilibrada, é sempre indicado rever esses hábitos, já que outras áreas da sua saúde podem ser impactadas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.