6 benefícios da água micelar

Conheça os benefícios da água micelar para sua pele!
Tempo de leitura: 8 minutos

Entre os diversos produtos disponíveis para o cuidado com a pele, a água micelar surge como uma solução que gera muitas dúvidas. Indiferente para uns, amada por outros, a verdade é que ela tem uma grande versatilidade! 

Mesmo que já tenha cruzado com ela em sua jornada de autocuidado, será que você conhece bem seus benefícios e o papel desempenhado no dia a dia? 

Se tem curiosidade e quer transformar a rotina de skincare, conhecendo produtos incríveis para complementar os cuidados com a saúde e beleza da sua pele, este é o lugar certo! 

Vamos te contar tudinho neste artigo completo — desde a sua ação higienizadora e poder de hidratação, até como ela é essencial para a remoção de maquiagem.

Acompanhe!

Por que usar água micelar? 

A água micelar se revela como um produto eficaz que dispensa o enxágue, levantando a questão: será que o uso do sabonete é necessário?

A resposta é sim, ele ainda deve ser usado como a primeira etapa da rotina de skincare — a limpeza. Mas aqui na Agradal, ela é considerada um item complementar, justamente por poder ser utilizada antes ou depois do sabonete. Fica a seu critério!

Independente da escolha, a água micelar é desenvolvida para atrair as sujeiras que permanecem após lavar o rosto e eliminá-las. E a prova disso é que quando você passa o produto com um algodão, sempre sai um pouquinho de sujeira — principalmente se tiver usado maquiagem.

Contudo, as vantagens não param por aí, ela ainda ajuda a controlar a oleosidade, deixando a pele com uma textura mais macia e poros desobstruídos para receber os produtos que vêm em seguida. 

Com uma fórmula livre de álcool, a água micelar ainda ajuda a manter a pele hidratada sem ressecar ou machucar.

Como a água micelar age na pele?

A atuação da água micelar na pele é um verdadeiro espetáculo devido à limpeza profunda que proporciona. Mas, você já se perguntou como ela faz isso? 

O segredo está em sua fórmula, por isso, vamos investigá-la! Primeiro, como o próprio nome sugere, temos a água como ingrediente. 

No entanto, ela não está sozinha por conta da presença de micelas — arranjos de óleos e surfactantes — que funcionam como um ímã para capturar as sujeiras e removê-las.

Como elas funcionam? As micelas têm uma parte hidrofílica, que é atraída pela água, e uma parte lipofílica, que é atraída por substâncias oleosas e impurezas na pele. 

Na prática, isso significa que elas são capazes de realizar uma limpeza completa — inclusive para retirar aquela make à prova d’água! Interessante, não é? Esses são os motivos que tornam a água micelar tão famosa contra as impurezas!

E essas micelas têm tamanho? Entre 0,1 e 0,001 micrômetros de diâmetro, ou seja, 75.000 vezes menor do que um fio de cabelo! Deu pra imaginar o quão profunda é essa limpeza? 

Água micelar e tônico são a mesma coisa? Não! E você pode entender melhor essa diferença com o nosso conteúdo exclusivo.

Afinal, é para enxaguar ou não?

No geral, a água micelar não precisa de enxágue. Porém, o acúmulo de surfactante na pele, pode acabar causando ressecamento ou lesão. Portanto, caso você tenha pele e olhos sensíveis, pode ser interessante lavar a região.

Não esqueça: sempre prefira água fria ou morna para este processo, ok? Não use água muito quente para a rotina de skincare.

5 benefícios da água micelar para a sua pele e sua rotina

Achou que tinham acabado os benefícios? Calma, nós temos muito mais para te contar sobre a água micelar. 

Veja quais são as principais vantagens de incluir o produto em sua rotina de cuidados com a sua pele:

1. Remoção eficaz de maquiagem à prova d’água

Sabemos que uma make à prova d’água é maravilhosa! Afinal, você não precisa se preocupar com chuva ou suor. Mas na hora de retirar, é sempre uma luta, não é mesmo? Com a água micelar, isso está resolvido.

Segundo a SBD, as micelas funcionam como um ímã, já que atraem sujeiras e impurezas da pele. Assim, acabam retirando, também, as partículas de maquiagem que ficam no rosto. 

Sabe aquela máscara de cílios resistente na hora da retirada? Nossa dica é: umedeça um pedaço de algodão e deixe-o sobre os olhos por alguns segundinhos. Você verá como é fácil se livrar dela na hora de dormir!

2. Hidratação

A água micelar possui uma importante ação hidratante. Isso porque, muitas possuem na fórmula ativos que auxiliam nesse processo, como a glicerina. Assim, você não precisa se preocupar, a limpeza vai acontecer e a hidratação permanece!

3. Limpeza Suave

Como já adiantamos, a água micelar promove uma limpeza eficaz, mas sem agredir a pele. Isso porque o uso das micelas para atrair as impurezas mantém o cuidado necessário que evita lesões.

Portanto, você pode usar, sem medo, todos os dias!

4. Não obstrui poros

Para quem possui pele oleosa, sempre existe a preocupação de que o produto possa obstruir os poros e, então, causar acne ou mais oleosidade. Com a água micelar, esse problema não vai acontecer.

Isso porque, sua fórmula é leve e não comedogênica, ou seja, geralmente não obstrui os poros. 

5. Praticidade para retoques

Juntando todos os benefícios citados acima, fica claro que a água micelar não agredi a pele e pode ser usada diariamente. Sem falar que todos os tipos de pele se beneficiam! Dessa forma, se você precisa de um produto que possa ser retocado ao longo do dia, ela é perfeita.

@agradal

Vamos te ensinar a remover a maquiagem corretamente! Lave o seu rosto e utilize água micelar e tônico para uma limpeza completa. 💖

♬ som original – Agradal Skincare

Mitos e verdades sobre a água micelar

Certamente você já ouviu muitas pessoas defendendo a água micelar, enquanto outras não eram tão fãs assim. 

Diante disso, é normal que ainda restam algumas dúvidas sobre os produtos. Abaixo preparamos uma tabela com mitos e verdades sobre o tema, acompanhe:

MitoVerdade
A água micelar só serve para remover a maquiagem.Como você viu até aqui, ela é ótima para retirar a make, mas também para limpar profundamente a pele!
Todos os tipos de água micelar são iguais.Nem sempre! Apesar de todas serem feitas à base de água, existem opções com diferentes ingredientes e para determinados tipos de pele.
Água micelar é apenas para mulheres.De jeito algum! A rotina de skincare masculina também se beneficia dos poderes de limpeza profunda das micelas, principalmente aquelas opções para peles mistas e oleosas.
Ela pode substituir completamente a lavagem do rosto.Não. Sem dúvidas, ela é uma ótima forma de limpeza profunda e pode ser usada diariamente, mas não substitui totalmente as etapas de limpeza (sabonete) e tonificação.
Não é eficaz contra a acne.Apesar de não ser um tratamento específico, ela pode sim ajudar no controle, afinal, ela serve como uma limpeza extra na rotina de skincare. Isso porque remove profundamente as impurezas e controla a oleosidade.

Conclusão + FAQs

Até aqui conseguimos desvendar os motivos pelos quais a água micelar se tornou um grande sucesso no mundo. 

Agora, vamos te apresentar os produtos disponíveis aqui na Agradal, dá uma olhada:

  • Água Micelar Pure Detox: formulada com Carvão Ativado, Chá Verde e Niacinamida, ela proporciona uma limpeza purificante e desintoxicante, renovando a pele e deixando-a com aspecto saudável. Indicada para peles mistas e oleosas, ela não obstrui os poros e não precisa de enxágue;
  • Água Micelar Hydra Care: com Ácido Hialurônico, Niacinamida, Extrato de Algas Marinhas e Água de Coco em sua composição, ela promove uma limpeza suave e hidratante. Ela pode ser usada com todos os tipos de pele, ideal para todos os momentos do dia e sem a obrigação de enxaguar!
Conheça os benefícios da água micelar para sua pele!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e confira todas as nossas soluções para a sua rotina de skincare!

Para ter certeza que você entendeu tudinho sobre o uso da água micelar, confira algumas perguntas frequentes:

Água micelar é eficaz na remoção de protetor solar resistente à água?

De maneira geral, sim. Porém, caso você esteja usando um filtro solar super resistente à água, talvez seja necessário passar a água micelar mais de uma vez — além dos passos de limpeza e tonificação, é claro.

Como a água micelar interage com ingredientes ativos em tratamentos noturnos, como ácidos e retinóides?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Porém, podemos dar algumas dicas. Está usando uma água micelar que contenha ácido salicílico, por exemplo? Então deixe o retinol para o outro dia. Isso porque essa combinação pode irritar e aumentar a sensibilidade da pele. Agora, quanto ao ácido hialurônico, por ser leve e hidratante, ele — geralmente — pode ser combinado com outros ácidos e retinóides. Na dúvida, é essencial que você consulte um especialista antes de usar os produtos junto. 

Existem estudos que indicam possíveis efeitos colaterais a longo prazo do uso frequente de água micelar?

Não existem estudos que apontem efeitos colaterais. Portanto, pode ficar tranquila! A água micelar é uma ótima aliada para sua rotina de cuidados com a pele e você pode usar sem preocupações.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Pés macios e revitalizados: experimente nosso creme para os pés!

Skin Cycling: a revolução na rotina de skincare que você precisa conhecer

Sono da beleza: como uma boa noite de sono pode transformar sua aparência

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.