O que é adstringente e por que ele é importante para a sua pele?

Adstringente: o que é e por que é importante?
Tempo de leitura: 9 minutos

Se você busca uma pele mais saudável e livre da oleosidade excessiva, saiba que o adstringente é uma peça essencial para sua rotina de cuidados. O uso deste produto contribui para a limpeza do rosto, deixando-o livre de impurezas.

No entanto, sua inclusão na skincare não deve ser algo casual e sim contínuo

Vamos comparar esse processo de aprendizagem com o de um novo idioma. Se o esforço para aprender a nova língua não for diário, o resultado não será satisfatório. Por outro lado, a dedicação constante, pode trazer bons resultados.

Cuidar da pele segue a mesma ideia. Você pode se empolgar e encher a cestinha com os cosméticos mais indicados, mas, se não fizer um pouco por dia — diariamente — a mudança não acontece.

Como parte do processo de aprendizagem e da busca por um rosto saudável, vamos te explicar o que é adstringente. 

Um pequeno spoiler: adstringente e tônico facial não são a mesma coisa.

Boa leitura!

O que é adstringente e por que ele é importante?

O adstringente é um produto desenvolvido para auxiliar nos cuidados faciais de peles oleosas e acneicas. Entre suas funções destacam-se: remoção de impurezas e redução da oleosidade

A importância de usá-lo na rotina de skincare está na sua capacidade de:

  • Reduzir a oleosidade;
  • Limpar os poros;
  • Refinar a textura;
  • Reduzir a vermelhidão;
  • Equilibrar o pH da pele;
  • Preparar a pele para receber outros produtos.

Qual a diferença de tônico para adstringente?

A principal diferença é que todo adstringente é um tônico, porém, nem todo tônico será um adstringente. A diferença estará em suas composições e na indicação de uso. 

Cada um possui ativos específicos em sua fórmula, que atuam conforme as necessidades da pele. 

Vamos entender de forma simples:

  • Tônico facial: esse produto, normalmente, é mais apropriado para todos os tipos de pele, mas com o foco principal em peles equilibradas, secas e sensíveis. A principal função é preparar o rosto para a próxima etapa — o tratamento. Em sua composição são encontrados ingredientes suaves e com ação hidratante, por exemplo, extratos naturais e agentes calmantes;
  • Adstringente: como visto, é indicado para peles oleosas e com tendência à acne, reduzindo oleosidade e a visibilidade dos poros. Na formulação é possível encontrar ativos como Ácido Salicílico e Niacinamida. Devido a sua ação de limpeza profunda — deixando um aspecto mais matte —, o adstringente não é recomendado para peles secas e sensíveis. 

Aqui na Agradal, por exemplo, existem três tipos de tônicos faciais: adstringente, hidratante e antioxidante. 

@agradal

Afinal, você sabe para que serve o tônico? Nós vamos te explicar! Conheça os tônicos Agradal e descubra qual é o ideal para a sua pele! 🧖‍♀️

♬ som original – Agradal Skincare

Quais os benefícios de adicionar o adstringente na rotina de skincare?

O uso diário do adstringente facial traz muitos benefícios para sua pele, confira alguns deles:

  • Limpeza profunda: remove as impurezas e resíduos de maquiagem que podem obstruir os poros, potencializando o surgimento de cravos e espinhas;
  • Reduz a oleosidade: trata-se de um produto eficaz para reduzir o excesso de óleo no rosto, controlando o brilho e a aparência — especialmente na zona T;
  • Restaura o pH: o adstringente contribui para restaurar o equilíbrio da pele após a limpeza;
  • Diminui os poros visíveis: o uso regular ajuda a minimizar a aparência dos poros, tornando a pele mais uniforme e suave.

No entanto, vale o lembrete aqui de que o adstringente não é indicado para todos os tipos de pele. Sempre escolha o produto mais indicado para você!

Como escolher o adstringente ideal para o seu tipo de pele

Embora o uso do adstringente na skincare seja indispensável, essa condição é para quem possui pele oleosa. Outros tipos devem buscar produtos adequados para suas especificidades.

Uma preocupação válida para quem vai utilizar o tônico adstringente está em sua composição. Algumas empresas incluem o álcool etílico como um dos ativos, o que pode causar ressecamento excessivo e até mesmo o efeito rebote.

Assim, na hora de escolher qual o produto ideal para você, opte por aqueles com ingredientes naturais

Um bom exemplo é o Tônico Adstringente Bio Control Agradal, com sua fórmula 100% livre de álcool etílico, ele possui ação tonificante e anti-imperfeições. Além disso, entre os ativos encontramos Niacinamida, Ácido Salicílico e Melaleuca.

Em qual etapa do skincare devo usar?

A loção adstringente deve ser utilizada como segunda etapa na rotina de limpeza facial, após utilizar o sabonete adequado para lavar o rosto. Em alguns casos, é incluída a esfoliação junto a lavagem, assim, o adstringente entra como terceira parte.

O processo precisa ser repetido duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. Para aplicar, o ideal é colocar uma pequena quantidade no algodão e passar suavemente pelo rosto. 

Para finalizar os cuidados, utilize um hidratante com proteção solar específico para pele oleosa. Aqui na Agradal desenvolvemos recentemente o Hidratante Protetor FPS 35 Efeito Matte Bio Control, com textura leve e fácil de espalhar.

Todos os nossos cosméticos contém ativos naturais, são livres de álcool e totalmente veganos, por isso, há menos chances de causar alergias ou irritação. Além disso, eles possuem efeito matte e seu uso regular garante uma pele sem brilho e muito mais bonita. 

Se preferir, você pode ter toda a Linha Bio Control na sua rotina de skincare. Clique aqui e saiba mais sobre todos os produtos

Principais dúvidas sobre o uso do adstringente

Agora que já te explicamos tudo sobre o adstringente para pele oleosa, vamos responder algumas dúvidas que possam ter ficado. Confira:

1. Como o adstringente me beneficia na minha rotina diária?

O uso diário do adstringente para rosto auxilia na remoção das impurezas, resíduos de maquiagem e poluição que entram na pele e podem causar entupimento dos poros. Além disso, ele diminui o aparecimento de cravos e espinhas, devido à redução da produção de óleo. 

2. Quais ganhos práticos ao adicionar adstringente ao skincare?

Entre os principais ganhos está ter uma pele sem brilho excessivo, com menos cravos e espinhas, redução dos poros e sensação de pele tonificada.

Quer saber mais informações sobre autocuidado, uma rotina de beleza natural e dicas para cuidar da sua pele? Acompanhe o Blog da Agradal

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.