O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!
Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem a pele oleosa vive em uma verdadeira aventura na busca por produtos que auxiliam nos cuidados diários. E nesse caminho, você já se deparou com vários ativos diferentes, entre eles, o Ácido Salicílico, não é mesmo?

Mas, em meio a tantos outros ativos — hialurônico e ascórbico, por exemplo —, por que o salicílico seria a opção ideal? Bom, segundo dados apresentados pela Revista Dermatologic Therapy, 9% da população tem acne.

E entre os principais benefícios desse ingrediente está a ação anti-inflamatória e antimicrobiana, redução da oleosidade e limpeza dos poros. Além disso, é uma ferramenta poderosa na remoção de células mortas.

Pode falar, prometeu tudo e entregou mais ainda, não é? Contudo, é necessário ter atenção, pois, dependendo da concentração, existem alguns cuidados como evitar a exposição solar, principalmente sem a devida proteção.

O Blog da Agradal, pensando em oferecer as melhores informações para você, preparou esse conteúdo. Vamos explicar o que é Ácido Salicílico, para que serve e muito mais. 

Continue a leitura deste artigo e também encontre alguns produtinhos Agradal que incluem o ativo em sua fórmula.

Acompanhe!

Ácido Salicílico: para que serve? 

O Ácido Salicílico, um ativo de origem natural, destaca-se por sua ação anti-inflamatória e esfoliante, proporcionando renovação celular e uma descamação leve que retira as impurezas e controla a oleosidade.

Esse ativo também desempenha um importante papel no combate às espinhas, agindo com eficácia contra a formação de lesões cutâneas e cravos. Tudo isso devido à redução na produção de óleo pelas glândulas sebáceas — afinal, esse excesso de sebo é um dos principais causadores da acne.

Para aqueles que lidam com acne, como 9% da população mundial, o Ácido Salicílico se apresenta como um verdadeiro super-herói na rotina de cuidados. O que faz esse conteúdo ser ainda mais relevante! 

Afinal de contas, se ele estará no seu dia a dia, é preciso entender para que serve, quais os benefícios e como usar da maneira correta, não é mesmo? 

Quais as principais vantagens do Ácido Salicílico?

Bom, já falamos bastante sobre alguns dos “super-poderes” deste ativo, mas agora, é hora de entender com detalhes. Confira as principais vantagens de incluir na sua rotina produtos com Ácido Salicílico na fórmula:

  • Renovação celular: ao eliminar as células mortas e desobstruir os poros, esse ativo proporciona um espaço renovado para a pele mais jovem, revelando uma textura suave e macia;
  • Evita o aumento de bactérias e fungos: sua ação anti-inflamatória não apenas previne o aumento de bactérias e fungos, mas também atua como uma barreira protetora, preservando a saúde da pele;
  • Reduz os sinais de envelhecimento: produtos enriquecidos com esse ativo desempenham um papel essencial na atenuação de linhas finas e marcas do envelhecimento precoce, promovendo uma aparência mais jovem e revitalizada;
  • Diminui a oleosidade: o Ácido Salicílico exerce controle sobre a produção de sebo, aprimorando a gestão da oleosidade e combatendo a sensação de brilho excessivo, especialmente benéfico para quem possui pele oleosa;
  • Clareador da pele: graças à capacidade de renovação celular, o ácido se revela eficaz como agente clareador, reduzindo a hiperpigmentação e promovendo uma tonalidade mais uniforme e luminosa na pele.

Cuidados essenciais ao usar o Ácido Salicílico

Agora que você já conhece os benefícios de usar produtos com Ácido Salicílico, vamos te apresentar alguns cuidados essenciais que devem ser tomados. Isso porque, dependendo da concentração no produto, é preciso usar com cautela.

Primeiro ponto que devemos considerar aqui: algumas pessoas podem ser alérgicas ao ativo, logo, não deve usar de forma alguma. Além disso, gestantes e crianças precisam consultar um especialista antes de usar este ativo, ok? 

Outro cuidado importantíssimo ao usar Ácido Salicílico é a proteção solar, o motivo: devido à ação esfoliante, a pele tende a ficar mais sensível, por isso, a exposição aos raios solares se torna ainda mais prejudicial. A combinação do ativo com a proteção solar potencializa os efeitos e mantém a saúde e integridade da pele!

Além disso, não custa lembrar que a proteção solar evita a hiperpigmentação, que causa manchas na pele.

Em caso de dúvida, a consulta com um especialista é indispensável. Somente ele poderá orientar a possibilidade de uso e qual a concentração ideal para seu tipo de pele.

Leia também: Skincare para melasma: tudo o que você precisa saber

Como usar o Ácido Salicílico da maneira correta?

No mercado, existem diferentes tipos de produto com este ativo na fórmula — desde sabonete até séruns que possuem maior concentração da substância.

Escolher a melhor forma de incluir este ativo natural na rotina de skincare deve compreender diferentes fatores, como tipo de pele, objetivos do tratamento e momento do dia que será usado. 

Isso porque, como dissemos, ele exige uma atenção extra quando usado durante o dia. Afinal de contas, em altas concentrações, pode acabar causando queimaduras e irritação na pele quando exposto ao sol.

Sabonete Gel Facial Bio Control

O Sabonete Gel Facial Bio Control da Agradal traz os benefícios do Ácido Salicílico combinados à Niacinamida e Melaleuca para a etapa de limpeza da pele. Podendo ser usado de manhã ou à noite.

Esfoliante Gel Facial Bio Control

Já com o Esfoliante Gel Facial Bio Control, você explora o poder de renovação celular do ativo em um processo de limpeza profunda. É importante citar que ele deve ser usado apenas de 2 a 3 vezes por semana para não causar irritação.

Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control

O Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control possui a maior concentração do ácido permitida pela Anvisa, 2%*. O ativo ainda vem acompanhado de Aloe Vera, Sílica e Niacinamida. Não se preocupe, ele pode ser usado durante o dia, antes da proteção solar. 

Em um teste clínico, realizado com mais de 30 pessoas, por 30 dias, ele mostrou resultados impressionantes! 

  • 85% tiveram como resultado uma pele mais hidratada;
  • 79% teve melhora na textura da pele;
  • 76% ficou com a pele menos oleosa;
  • 73% teve a pele mais uniforme;
  • 73% ficaram com os poros menos dilatados. 

A linha ainda conta com tônico adstringente, hidratante protetor FPS e máscara de argila!

Viu só? Você já pode ter o Ácido Salicílico na sua rotina de skincare agora mesmo, basta incluir o Kit Completo Anti-Imperfeições Bio Control da Agradal!

Conclusão + FAQs

Um match perfeito para a sua rotina de skincare, o Ácido Salicílico é um ativo natural com poder anti-inflamatória, ação de renovação celular e esfoliante. Além disso, ele ainda controla a produção de sebo, sendo indicado para tratamento da acne e pele oleosa.

Um super produto, certo? Mas que precisa de cuidados! Afinal de contas, dependendo da concentração em que é encontrado, pode reagir negativamente à exposição solar. 

Portanto, não deixe de consultar um médico especialista e respeitar as indicações de quantidade e periodicidade do produto. 

E se já escolheu incluí-lo em sua rotina, não deixe de conferir a linha Bio Control da Agradal!

@agradal

A linha perfeita para quem tem pele oleosa: BIO CONTROL 💚 Ela ajuda a manter a pele hidratada na medida certa, reduz a produção de sebo e melhora a textura da pele!

♬ som original – Agradal Skincare

O Ácido Salicílico é indicado para todos os tipos de pele?

Para quase todas! Peles equilibradas, mistas, oleosas e acneicas podem usar. Já quem apresenta pele sensível deve começar com concentrações menores, para entender como será a adaptação. 

Para as pessoas com pele seca, pode acabar piorando o ressecamento. Neste último caso, não é indicado usar. Não deixe de consultar um dermatologista para garantir a eficácia do tratamento.

Com que frequência devo usar produtos com Ácido Salicílico?

Depende! Conforme a concentração encontrada no item, você pode usar mais ou menos vezes por semana. Por exemplo, no nosso Sérum Booster Anti-imperfeições Bio Control você conta com a concentração máxima permitida pela Anvisa, então, neste caso, o ideal é que comece aos poucos, com 1x ao dia em dias alternados. 

Você pode ir aumentando a dosagem conforme a pele vai se acostumando, mas não passe de 2x ao dia, ok?

Posso usar Ácido Salicílico durante a gravidez?

Não tome essa decisão sozinha! É preciso consultar um médico para saber se o ativo pode ser usado durante a gestação. No geral, concentrações mais baixas (de 2% ou menos) são seguras, mas não deixe de ouvir o direcional de um especialista.

(*) Refere-se ao WS SA50.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos relacionados

Veja também

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios!

É correto extrair cravos e espinhas na limpeza de pele?

Seu cadastro foi realizado!

A partir de agora você receberá por e-mail todas as nossas dicas de skincare e conteúdos sobre beleza.